SiSU 2018/1: inscrições já estão abertas
Seleção exclusiva para quem fez o Enem 2017 tem oferta de 239.601 vagas.
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/1 foram abertas nesta terça-feira, 23 de janeiro. Os candidatos poderão se inscrever até às 23h59 da próxima sexta-feira (26).
O SiSU 2018/1 conta com oferta mais de 239 mil vagas em universidades estaduais e federais, institutos federais e centros tecnológicos de educação. As oportunidades são totalmente gratuitas.
É preciso ter feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 para se inscrever no SiSU 2018. O edital da seleção exige nota superior a zero na redação para que a inscrição seja validada, mas algumas instituições adotam notas mínimas. Consulte o regulamento do curso que deseja.
Os participantes do SiSU podem escolher até duas opções de cursos para disputar. Será possível mudar a escolha até às 23h59 de sexta-feira. Com isso, o candidato pode selecionar a graduação para a qual sua nota permite a classificação.
As notas de corte (pontos mínimos necessários para o número de vagas) e desempenho individual do candidato serão liberados a partir do segundo dia de inscrições. Elas mudam conforme a modalidade de participação (cotas ou ampla concorrência), número de inscritos para cada curso e quantidade de vagas oferecidas pela instituição.
Resultado
O resultado do SiSU 2018 será publicado em 29 de janeiro. Esta é a única chamada regular realizada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo site. Os convocados (em primeira ou segunda opção) deverão se matricular entre o dia 30 seguinte e 7 de fevereiro.
Os candidatos que desejarem participar da lista de espera do SiSU poderão manifestar interesse de 29 de janeiro a 7 de fevereiro. A participação pode ser feita por quem não foi convocado na chamada regular ou pelo candidato que foi aprovado na segunda opção de curso e deseja tentar vaga remanescente na primeira opção.
As universidades e institutos poderão chamar os candidatos da lista de espera a partir de 9 de fevereiro. O cronograma de chamadas das vagas remanescentes é de responsabilidade das instituições de ensino, por isso, os candidatos precisam ficar atentos às páginas oficiais dos locais para os quais concorrem.
Mais informações no site do SiSU.