Os participantes concorrentes as 239.716 vagas em 130 instituições públicas que participam do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/1 já podem acessar as notas de corte de todos os cursos oferecidos. A consulta foi disponibilizada na madrugada de hoje, 24 de janeiro, neste site.
Saiba mais sobre as notas de corte do SiSU
De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), às 19h de ontem, dia 23, o primeiro dia de abertura de vagas do SiSU 2018 já tinha registrado 1.030.001 inscritos em instituições públicas brasileiras de ensino superior. Já o total de inscrições chegou a 1.961.150, isso porque cada candidato pode escolher até duas opções de cursos.
Os números são atualizados a cada segundo, já que além dos candidatos poderem ser inscrever em até dois cursos, eles podem mudar as opções de concorrência até às 23h59 de sexta-feira (26), último prazo para se inscrever.
Vale lembrar que para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 sem ter zerado a redação.
O sistema do SiSU também fica livre para que os candidatos mudem a opção de turma, curso, turno, universidade ou modalidade de concorrência até o último dia de inscrições.
Cursos mais procurados
Até às 18h de ontem, o Super Vestibular havia apurado e os cursos mais buscados pelos candidatos inscritos estavam nesta ordem:
1º - Medicina - mais de 163 mil inscrições
2º - Direito - mais de 146 mil
3º - Administração - mais de 99,2 mil
4º - Enfermagem - mais de 71,5 mil
5º - Pedagogia - mais de 68,9 mil
6º - Psicologia - mais de 63,3 mil
7º - Educação Física - mais de 56 mil
8º - Medicina Veterinária - mais de 47,7 mil
9º - Engenharia Civil - mais de 46,8 mil
10º - Ciências Contábeis - mais de 45,8 mil
Resultado
O resultado do SiSU 2018/1 está previsto de ser publicado em 29 de janeiro. Os aprovados terão que se matricular de 30 de janeiro a 07 de fevereiro.
A manifestação é no site do SiSU e pode ser feita por quem foi convocado na segunda opção de curso (mesmo tendo feito a matrícula para não perder a vaga), assim como as pessoas que não foram convocadas na chamada regular.
Quem desejar participar da lista de espera terá que manifestar interesse de 29 de janeiro a 07 de fevereiro. A manifestação é no site do SiSU e pode ser feita por quem foi convocado na segunda opção de curso (mesmo tendo feito a matrícula para não perder a vaga), assim como as pessoas que não foram convocadas na chamada regular.
As instituições de ensino poderão convocar os candidatos a partir de 09 de fevereiro. No entanto, elas possuem autonomia para definir as datas das chamadas e das matrículas, por isso as convocações da lista de espera devem ser monitoradas pelas páginas oficiais das universidades e institutos.
Outros detalhes podem ser obtidos no site do SiSU.