SiSU 2023/2: inscrições já estão abertas
Podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada participantes do Enem 2022
As inscrições para o SiSU 2023/2 já estão abertas. O prazo encerra na próxima quinta-feira, 22 de junho. Os estudantes deverão fazer o cadastro no link abaixo:
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em instituições públicas de ensino públicas de todo Brasil, como universidades federais e estaduais, institutos federais e centros tecnológicos.
Somente podem participar do SiSU os estudantes que fizeram o último Enem e não tiraram zero na redação.
Como se inscrever no SiSU 2023/2
A inscrição no SiSU é gratuita. Para se inscrever, o candidato precisa fazer o login pela conta gov.br.
Depois de acessar o sistema, o candidato deve escolher até duas opções de cursos, indicando a preferência, e sinalizar por qual modalidade pretende concorrer (ampla concorrência, cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc).
Após o período de inscrições, é feita a seleção dos candidatos que obtiveram melhor classificação dentro do número de vagas ofertadas e levando em consideração a modalidade de concorrência e pesos para cada prova do Enem. No SiSU, é comum também universidades concederem bônus para moradores do estado ou região.
Veja um passo a passo de como se inscrever no SiSU
Vagas SiSU 2023/2
O SiSU do 2º semestre de 2023 oferece 51.277 vagas, sendo 24.726 vagas para a ampla concorrência e 22.560 para cotistas.
No total, 65 instituições de ensino públicas contam com 1.666 opções de cursos de graduação.
A maior parte das vagas do SiSU 2023/2 está concentrada nos estados do Rio de Janeiro (13.221), Minas Gerais (8.038), Bahia (4.869), Piauí (4.422) e Paraíba (3.728).
Cotas no SiSU 2023/2
No SiSU 2023/2, existem dois tipos de cotas. Veja abaixo:
Vagas reservadas à Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas)
=>Pelo menos, metade das vagas para pessoas que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro dessas chances, metade são destinadas a candidatos que têm renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (per capita).
Em cada uma das faixas de renda, são separadas vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, na mesma proporção que esses grupos representam no estado de atuação da instituição, de acordo com censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Políticas de ações afirmativas
=>As cotas das políticas de ações afirmativas no SiSU são destinadas a Pretos, Pardos e Indígenas. Existem universidades que também reservam vagas a quilombolas e Pessoas com Deficiência (PcD). As ações afirmativas podem ser adotadas por qualquer instituição, federais e estaduais.
Leia mais sobre as notas de corte do SiSU
Notas de corte do SiSU
As notas de corte do SiSU serão divulgadas a partir de amanhã (20). Essa notas correspondem à média do último classificado no curso até o momento. Os dados serão liberados durante o prazo de inscrição para o SiSU do segundo semestre de 2023.
Ao verificar as notas de corte do SiSU, o candidato pode ter ideia se tem chance de ficar com a vaga de interesse. Mas, caso as notas dele não sejam suficientes para o curso que escolheu, pode tentar outra opção.
Saiba mais sobre as notas de corte do SiSU
Cronograma SiSU 2023/2
-
Inscrições: 19 a 22 de junho
-
Resultado: 27 de junho
-
Matrículas: 29 de junho a 4 de julho
-
Manifestação de interesse na lista de espera: 27 de junho a 4 de julho
Para mais detalhes, acesse o Edital do SiSU 2023/2.