Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. SiSU
  4. Notas de corte do SiSU

Notas de corte do SiSU

Atualizada diariamente, a nota de corte do SiSU indica a classificação preliminar dos cursos em cada modalidade de concorrência.

Publicado por Wanja Borges
Notas de corte do SiSU são separadas de acordo com a modalidade de concorrência
Notas de corte do SiSU são separadas de acordo com a modalidade de concorrência

Utilizada como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição e das possíveis chances de convocação, a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) consiste na menor nota, definida pelo Sistema, para que o estudante possa ser selecionado entre os candidatos inscritos. Atualizada diariamente durante o prazo para inscrições, a nota de corte é calculada com base na disponibilidade de vagas, total de inscritos e modalidade de concorrência.

A nota de corte definitiva só é divulgada com o resultado. Antes disso, ela pode sofrer significativas mudanças, principalmente porque, à medida que novos candidatos se inscrevem, novas notas são incluídas no Sistema. Vale ressaltar, ainda, que o cálculo é feito pontualmente, não em tempo real, e que somente após o segundo dia de inscrições é que a nota é divulgada. 

Estratégia para o SiSU

A divulgação da nota de corte ajuda a analisar as chances de aprovação nos cursos escolhidos. Ao analisar seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e compará-lo com a nota de corte mínima estabelecida para o curso de interesse, o estudante tem a opção de aguardar o resultado, se achar que as notas se aproximam, ou escolher outro curso que tenha maior chance de aprovação, se constatar que a diferença é significativa. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para fazer essa análise, basta o estudante acessar o Boletim do Candidato, na página do SiSU, durante o período de inscrição, e verificar qual a sua classificação parcial no curso escolhido. Se ela estiver muito aquém da quantidade de vagas oferecidas, talvez seja melhor concorrer em outro curso com mais chance de aprovação.

As menores notas de corte*

Medicina: 760 pontos de média
Odontologia: 700
Psicologia: 670
Relações Internacionais: 660
Direito: 650
Medicina Veterinária: 650
Engenharia Civil: 640
Engenharia Mecânica: 620
Engenharia Elétrica: 620
Ciência da Computação: 620
Nutrição: 610
Enfermagem: 590
Publicidade e Propaganda: 590
Administração: 580
Jornalismo: 580
Arquitetura e Urbanismo: 580

*Essas notas referem-se ao SiSU do primeiro semestre de 2020. São as menores notas registradas para entrar nesses cursos na ampla concorrência, ou seja, sem as cotas ou bônus por região. Geralmente, as instituições das regiões Norte e Nordeste possuem uma nota de corte menor em relação às instituições das outras regiões. Os cursos mais disputados estão na região Sudeste.

Veja também

Inscrições para Vestibular 2021/1 do Cederj terminam hoje (29)
Interessados nas quase 3,4 mil vagas farão provas no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.

Fies encerra o prazo de inscrições para vagas remanescentes 2020/2 para matriculados
Somente pode se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2020/2 o candidato que preenche os requisitos exigidos pelo MEC