Utilizada como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição e das possíveis chances de convocação, a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) consiste na menor nota, definida pelo Sistema, para que o estudante possa ser selecionado entre os candidatos inscritos. Atualizada diariamente durante o prazo para inscrições, a nota de corte é calculada com base na disponibilidade de vagas, total de inscritos e modalidade de concorrência.
A nota de corte definitiva só é divulgada com o resultado. Antes disso, ela pode sofrer significativas mudanças, principalmente porque, à medida que novos candidatos se inscrevem, novas notas são incluídas no Sistema. Vale ressaltar, ainda, que o cálculo é feito pontualmente, não em tempo real, e que somente após o segundo dia de inscrições é que a nota é divulgada.
Estratégia para o SiSU
A divulgação da nota de corte ajuda a analisar as chances de aprovação nos cursos escolhidos. Ao analisar seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e compará-lo com a nota de corte mínima estabelecida para o curso de interesse, o estudante tem a opção de aguardar o resultado, se achar que as notas se aproximam, ou escolher outro curso que tenha maior chance de aprovação, se constatar que a diferença é significativa.
Para fazer essa análise, basta o estudante acessar o Boletim do Candidato, na página do SiSU, durante o período de inscrição, e verificar qual a sua classificação parcial no curso escolhido. Se ela estiver muito aquém da quantidade de vagas oferecidas, talvez seja melhor concorrer em outro curso com mais chance de aprovação.
As menores notas de corte*
Medicina: 760 pontos de média
Odontologia: 700
Psicologia: 670
Relações Internacionais: 660
Direito: 650
Medicina Veterinária: 650
Engenharia Civil: 640
Engenharia Mecânica: 620
Engenharia Elétrica: 620
Ciência da Computação: 620
Nutrição: 610
Enfermagem: 590
Publicidade e Propaganda: 590
Administração: 580
Jornalismo: 580
Arquitetura e Urbanismo: 580
*Essas notas referem-se ao SiSU do primeiro semestre de 2020. São as menores notas registradas para entrar nesses cursos na ampla concorrência, ou seja, sem as cotas ou bônus por região. Geralmente, as instituições das regiões Norte e Nordeste possuem uma nota de corte menor em relação às instituições das outras regiões. Os cursos mais disputados estão na região Sudeste.