☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. UEPG muda política de cotas para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2015

UEPG muda política de cotas para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2015

Os vestibulares 2014 terão reserva de vagas apenas para estudantes que tenham cursado o ensino fundamental e médio, integralmente, na escola pública.

Publicado por Érica Caetano
29/11/2013 08h54 , atualizado em 29/11/2013 08h54

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou na última segunda-feira, 25 de novembro, que irá mudar a política de cotas para o ingresso nos seus cursos de graduação a partir de 2015. Assim, os vestibulares de 2014 para o ingresso em 2015 terão reserva de vagas apenas para estudantes que tenham cursado o ensino fundamental e médio, integralmente, na escola pública, deixando de existir as cotas para negros oriundos da rede pública.

A pró-reitora de Graduação, Graciete Tozetto Góes, relatora da matéria na sessão do Conselho Universitário, lembra que a UEPG é pioneira no estado do Paraná na implantação das chamadas políticas afirmativas, entre as quais se inclui o sistema de cotas para negros e estudantes da escola pública. O regime de cotas foi implementado em 2006, para ingresso em 2007, com prazo de validade de oito anos (2014), ao final do qual o sistema seria avaliado, e então decidido pela sua continuidade ou não.

A proposta elaborada pela Comissão de Acompanhamento da Política de Cotas, criada pela UEPG, e encaminhada à Pró-Reitoria de Graduação, e posteriormente levada ao Conselho Universitário, contemplava as seguintes alternativas: 

1- Manter a política de cotas na UEPG por mais oito anos; 
2- Manter cotas para estudantes oriundos de escola pública – exigindo que o candidato tenha realizado todo ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública da esfera municipal, estadual ou federal; 
3- Manter a cota para estudante negro oriundo de escola pública - que tenha realizado todo ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública da esfera municipal, estadual ou federal.

Somente no que se refere aos percentuais, a relatora apresentou proposta diferenciada da proposição do grupo de trabalho, de manter 57% para sistema de cotas e 43% para sistema universal. A relatora propôs 50% para sistema de cotas e 50% para sistema universal.

No encaminhamento dos trabalhos, o Conselho de Ensino e Pesquisa da UEPG (CEPE), apresentou proposta na qual se extinguiria a cota para negros oriundos de escola pública, estipulando-se percentual de 50% das vagas para sistema de cotas da escola pública e 50% de vagas para o sistema universal, com redução de 5% ao ano no percentual de vagas para o sistema de cotas, até um piso de 35%.

Por fim, o Conselho Universitário aprovou a manutenção da política de cotas, saindo vencedora a proposta do CEPE, com percentual de 50% das vagas para cada uma das cotas (escola pública e universal), com um redutor de 5% ao ano, no percentual da cota da escola público, até o limite de 35%. A referida política terá duração de oito anos, com revisão de percentuais ao final do quarto ano.

 

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo


MEC libera resultado do Fies 2024

Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março


Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros

Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame


MEC abre inscrição do Fies 2024

Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos


Fies Social 2024: edital do programa está disponível

Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano


MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024

Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades


MEC divulga resultado do ProUni 2024

Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro


Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005


Resultado do Sisu 2024 está publicado

O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa