UFPA utilizará somente o Enem no Vestibular 2014
A instituição alegou questões orçamentárias como motivação para decisão que foi comunicada nesta segunda-feira, dia 03.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou ontem, 03 de junho, que adotará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única etapa de ingresso no Processo Seletivo 2014. A medida foi tomada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), durante reunião extraordinária ocorrida nesta segunda-feira, em Belém. Portanto, a instituição não terá outra etapa em seu Vestibular 2014, como era feito nos certames de outros anos.
Segundo a instituição a decisão se deve por questões orçamentárias, já que com as isenções das inscrições no Processo Seletivo, obedecendo a Lei nº 12.799, sancionada em 11 de abril de 2013, e que garante a isenção total do pagamento da taxa de inscrição nos vestibulares de instituições públicas por estudantes de baixa renda e bolsistas integrais da rede particular, a UFPA teria um déficit aproximado de R$ 3,2 a 4 milhões de arrecadação, o que torna os gastos com o Processo Seletivo inviável.
A utilização do Enem como única fase para o ingresso na UFPA foi aprovada pelo Consepe por 15 votos contra quatro opositores à medida. A Universidade já adotava a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mas com a nova Lei as isenções abrangem além do Cadastro, pois qualquer aluno oriundo da rede pública de ensino ou da rede privada através de bolsa integral pode solicitar a isenção.
A UFPA também anunciou que serão reservadas até 20% do total das vagas oferecidas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os processos seletivos especiais da instituição como o Educação no Campo, Quilombolas e Indígenas bem como os referentes aos testes de habilidades específicas não tiveram mudanças.