UFRGS decide manter o vestibular tradicional e não utilizar o SiSU para o ingresso em 2014
Instituição não descartou a possibilidade de aderir ao Sistema para o ingresso de 2015. Também foi apresentada a ampliação de vagas em algumas graduações.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou ontem, 09 de agosto, que não irá utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (CONSUN/UFRGS), na manhã desta sexta-feira.
A Pró-Reitoria de Graduação da instituição havia encaminhado proposta para destinação de 30% das vagas de 2014 para ingresso pelo SiSU. Essa proposta foi discutida por uma comissão especial, formada por conselheiros do CONSUN e CEPE (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão), cujo parecer recomendou a não adoção ao SiSU.
Dentre as alegações apontadas para a não utilização do Sistema, estão o fim do prazo de inscrições no Enem 2013 e necessidade de ainda discutir a pauta. Para a UFRGS, a decisão de utilizar o SiSU deveria ser tomada antes do início das inscrições do Enem.
A UFRGS utiliza o Enem hoje como uma forma do candidato poder aumentar a sua pontuação no vestibular. No entanto, a utilização é opcional. Apesar de não ter sido decidido a utilizar o SiSU, a instituição não descartou aderi-lo para o ingresso em 2015.
Na sequência da pauta do Conselho, foi aprovada a ampliação de vagas nas seguintes graduações a partir de 2014:
- Engenharia Química: + 20 vagas, totalizando 120 (60 para ingresso em cada semestre letivo);
- Engenharia Ambiental: + 5 vagas, totalizando 35 (todas com ingresso no primeiro semestre letivo);
- Engenharia de Produção: + 12 vagas, totalizando 72 (36 para ingresso em cada semestre letivo).