☰ MENU
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFSM substituirá PSS pelo SiSU

UFSM substituirá PSS pelo SiSU

A substituição ocorrerá de forma gradativa e será concluída em 2017

Publicado por Érica Caetano
23/12/2014 11h52 , atualizado em 23/12/2014 14h58

Em reunião realizada nesta terça-feira, 23 de dezembro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, aprovou, por 34 votos a 5, a proposta apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e que já vinha sendo discutida há algumas semanas, sobre a substituição do Programa Seletivo Seriado (PSS) da Universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por meio do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A decisão ocorreu durante reunião extraordinária do Cepe, que aconteceu na manhã de hoje, após apresentação e discussão da contra-proposta, que previa sistema híbrido de ingresso: PSS e SiSU. A reunião teve início com a apresentação do contra-proposta que, apesar de manter os percentuais iniciais da proposta da Prograd, ou seja, 80% para SiSU e 20% para PSS, previa a convivência dos dois sistemas de ingresso. 

Em seguida, foi apresentada a proposta da Prograd, composta de três itens: a substituição do PSS pelo SiSU; a reserva de 20% das vagas de todos os cursos da UFSM para os dois últimos anos do PSS, sendo que em 2015 serão oferecidas as provas PS2 e PS3 e em 2016 somente a PS3; e, por fim, a extinção geral do PSS em 2017.

Após manifestações de conselheiros favoráveis as duas propostas, de pedido de posicionamento da Pró-Reitoria de Graduação sobre a contraproposta e do questionamento dos percentuais, os conselheiros votaram e aprovaram a adesão ao SiSU.

A UFSM anunciou em maio deste ano que iriar adotar totalmente ao SiSU como forma de ingresso. No entanto, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul interferiu na decisão, e determinou que a adoção ocorresse de forma gradual. Desta forma, a instituição voltou atrás e realizou o Vestibular para ingresso em 2015.

Vestibular

Também foram disponibilizadas ontem, dia 22, os pontos de corte e o número mínimo de acertos para a correção da redação do Processo Seletivo 2015, cujas provas foram realizadas entre os dias 12 e 14. O resultado é esperado para 15 de janeiro de 2015. A oferta é 4.666 vagas em 105 cursos.

Mais detalhes podem ser obtidos no Edital e Manual do Candidato, pelo telefone (55) 3220-8170, através do e-mail falecom@coperves.ufsm.br, nesta página de dúvidas ou aqui.

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

MEC solta resultado da segunda chamada do ProUni 2025: confira aprovados

Estudantes pré-selecionados na 2ª chamada do ProUni 2025 devem complementar informações


MEC divulga resultado do Fies 2025

Fundo de Financiamento Estudantil ofertou mais de 67 mil vagas em universidades particulares


SiSU 2025: começa a convocação de aprovados na lista de espera hoje (12)

Estudantes devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação das instituições de ensino superior


Fies 2025: inscrições para o programa terminam nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 67 mil vagas na primeira edição do Fies 2025


MEC publica resultado do ProUni 2025

Programa Universidade para Todos ofertou mais de 338 mil vagas em universidades privadas


MEC abre inscrições para o Fies 2025 do primeiro semestre

Mais de 67 mil vagas de financiamento estudantil para o ensino superior privado são oferecidos no Fies 2025 do primeiro semestre


Inscrição do ProUni 2025 encerra hoje (28)

Programa do MEC oferece mais de 338 mil bolsas de estudo em universidades particulares


Resultado do Sisu 2025 está disponível

O Sisu 2025 abriu mais de 260 mil vagas para o ensino superior público.


Inscrições para o ProUni 2025 estão abertas

Estão disponíveis mais de 300 mil bolsas para quem realiza a inscrição no ProUni 2025.


SiSU 2025: prazo de inscrição termina nesta terça (21)

Candidatos concorrem a mais de 260 mil vagas em 124 instituições públicas de ensino superior


SiSU 2025: inscrições abertas para mais de 260 mil vagas

Única edição do SiSU 2025 segue com prazo de inscrição até a próxima terça (21). Participam estudantes que fizeram o Enem 2024.


MEC libera edital do Fies 2025: saiba como funciona e datas da seleção

Com o Fies 2025, estudantes que fizeram o Enem poderão financiar cursos superiores de instituições particulares