Foram liberadas nesta segunda-feira, 12 de janeiro, a consulta as vagas da 1ª edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) por meio do seu site. As oportunidades são ofertadas pelas instituições de ensino superior públicas. As inscrições terão início na próxima semana, entre os dias 19 e 22, exclusivamente pela internet.
Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 com nota superior a zero na prova de redação. No ato da inscrição, eles devem indicar até duas opções de instituição, local de oferta, curso e turno, por ordem de preferência e modalidade de concorrência. Na primeira edição de 2015, o Sistema ofertará 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.
Comparado com a 1º edição do SiSU de 2014, houve crescimento de 11% no número de instituições participantes, 20% no de vagas ofertadas e 19% no de cursos com oferta de vagas. Na edição de janeiro de 2014, foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições.
A reserva de vagas conforme a Lei de Cotas é implementada gradualmente (12,5% a cada ano, desde 2013), até alcançar o percentual de 50% em 2016. Este ano, o percentual mínimo a ser reservado pelas instituições para os estudantes de escola pública é de 37,5%. No entanto, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais para egressos de escolas públicas.
A divulgação da primeira chamada está prevista para 26 de janeiro com matrículas para os dias 30 seguinte, 02 e 03 de fevereiro. Já a segunda chamada não será feita mais pelo site do SiSU e sim pelas universidades. As instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no SiSU, referente a chamada regular, no período de 30 de janeiro a 06 de fevereiro. Candidatos interessados em participar da lista de espera deverão manifestar interesse pela vaga entre 26 de janeiro e 06 de fevereiro.
ProUni 2015/1
Também já estão definidas as datas da 1ª edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições serão recebidas durante o período de 26 a 29 deste mês, exclusivamente pela internet.
O Programa, que foi criado em 2004, oferta bolsas de estudos parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior. Podem se inscrever estudantes que participaram do Enem 2014 e obtiveram, pelo menos, 450 pontos na média das cinco provas e não tenham zerado a Redação. Eles também precisarão comprovar que estudaram todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral em instituições particulares.
Pessoas deficientes e professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também podem se inscrever no Programa.
As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo. Já o benefício parcial será garantido para vestibulandos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos. Professores de escolas públicas estão isentos da comprovação de renda.
A divulgação da primeira chamada está prevista para 02 de fevereiro e o da segunda para o dia 19 seguinte. Os pré-selecionados deverão comparecer a respectiva instituição entre 02 a 09 e 19 a 24 de fevereiro, respectivamente, para comprovação das informações prestadas no ato da inscrição.
Manifestações de interesse na lista de espera acontecem nos dias 02 e 03 de março. As instituições participantes poderão fazer chamadas, em seus sites, a partir do dia 06 seguinte e a comprovação de dados será nos dias 10 e 11 do mesmo mês.