Unicamp publica gabarito da primeira fase do Vestibular 2020
Prova teve questões que abordaram Instagram, imigração, guerra digital e machismo. Abstenção foi a menor dos últimos três anos.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou nesta quarta-feira, 20 de novembro, os cadernos de provas e os gabaritos da primeira fase. A etapa foi realizada no último domingo, dia 17.
Baixe as provas e gabaritos da Unicamp
Na primeira fase os candidatos responderam 90 questões objetivas de português e literatura, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química, biologia e inglês.
Entre os 72.862 inscritos, 6.029 não compareceram às provas. A abstenção da primeira fase ficou em 8,27%, a menor dos últimos três anos.
Como foram as provas
Segundo o diretor do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas, Marcelo Pavani, a primeira fase foi de nível médio para fácil, com nenhuma questão “muito sofisticada”.
Marcelo destaca que cinco das doze obras cobradas já caíram na primeira fase, como o álbum Sobrevivendo no Inferno, do grupo de rap Racionais MC’s. “Era uma obra que os alunos esperavam que caísse na segunda fase”, comenta o diretor.
Entre os temas atuais, Marcelo aponta uma questão de inglês sobre o aplicativo Instagram e uma de história que envolvia análise de obra de Tarsila Amaral, que recentemente teve suas obras expostas no Museu de Arte de São Paulo (Masp). O diretor explica que já é uma tendência da Unicamp fazer com que as obras de arte conversem com história.
O diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), José Alves Neto, afirmou que a universidade buscou abordar temas atuais, como guerra digital, imigração, contaminação do mar, poluição por chumbo causada pelo incêndio da Catedral de Notre Dame, além do machismo no esporte colocado em debate pela jogadora Marta por causa das diferenças salariais entre homens e mulheres.
A interdisciplinaridade também esteve presente na primeira fase da Unicamp, como uma questão de geografia que cobrava um conhecimento da União Soviética e dos efeitos radioativos do acidente de Chernobyl.
Segunda fase
No dia 9 de dezembro, a Unicamp divulgará o resultado da primeira fase e os locais de prova e notas de corte para a segunda etapa. Os classificados farão a segunda fase nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. Desta vez, as questões serão discursivas.
Saiba mais: diferença entre questões objetivas e discursivas no vestibular
Os candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo farão testes de habilidades específicas entre os dias 20 e 24 de janeiro. Os testes de Música já aconteceram (veja os habilitados).
O resultado do Vestibular 2020 da Unicamp será divulgado em 10 de fevereiro.
Vagas
O Vestibular 2020 da Unicamp oferece 2.570 vagas para cursos ministrados em Campinas, Limeira e Piracicaba. Um mínimo de 15% e um máximo de 27,2% das vagas são reservadas para candidatos autodeclarados negros ou pardos.
A Unicamp também está oferecendo 639 vagas para quem fez o Enem 2018 e/ou 2019. As inscrições para o Vestibular Enem-Unicamp encerram amanhã, 21. Também amanhã abrem as inscrições para o processo seletivo que oferece vagas para participantes e vencedores de olimpíadas científicas.
Mais informações no Manual do Candidato ou site da Comvest.