Mais de 72 mil inscritos fazem hoje, 17 de novembro, das 13h às 18h, as provas da primeira fase do Vestibular 2020 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O processo seletivo ocorre nas cidades paulistas de Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu e Osasco.
Também haverá provas em Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
O vestibular também ocorrerá nestas cinco capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
As provas contam com 90 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês.
Orientações
Conforme orientações da universidade, os estudantes devem chegar ao local de prova com uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.
No dia das provas, os inscritos devem levar documento de identidade original, caneta preta, em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.
PAAIS
Candidatos que cursaram o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente puderam se inscrever no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) para receber bonificação de acordo com as seguintes especificações:
- 40 pontos somados à nota final da primeira fase, de candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública
- 20 pontos somados à nota final da primeira fase de candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas da rede pública;
- 60 pontos para os candidatos que cursaram ambos os ciclos.
2ª fase
A previsão é que o resultado da primeira fase do vestibular 2020 da Unicamp saia no dia 9 de dezembro. As provas da segunda etapa serão aplicadas nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. Serão questões discursivas.
Saiba mais: diferença entre questões objetivas e discursivas no vestibular
Candidatos de cursos que exigem habilidades específicas, como Arquitetura e Música, já passaram por essas provas. Confira a lista de aprovados!
Vagas
O processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.
Concorrência
Medicina é o curso mais concorrido do processo seletivo, com 325 candidatos por vaga (c/v). Em seguida, está Arquitetura e Urbanismo (87 c/v) e Ciências Biológicas integral (60 c/v).
Veja aqui a relação da concorrência completa!
Resultado
Conforme o calendário, a lista de aprovados no vestibular 2020 da Unicamp deve ser liberada no dia 10 de fevereiro.
Unicamp via Enem
Seguem abertas até dia 21 de novembro as inscrições para o processo seletivo 2020 da Unicamp por meio das notas do Enem 2018 e 2019. Os interessados devem pagar taxa de R$ 30.
Esse vestibular ofertará mais de 639 vagas. O resultado deve sair no mesmo dia que o vestibular tradicional: 10 de fevereiro.
Para mais detalhes, acesse o Edital ou o site da Comvest.