Vestibulares Seriados
Realizada durante os três anos do ensino médio, essa modalidade de vestibular permite a avaliação gradual do desempenho dos alunos.
O Vestibular Seriado é uma das maneiras mais simplificadas de passar do Ensino Médio para o Superior. Os alunos que se candidatam para esse regime avaliativo realizam exames como no vestibular tradicional, no entanto o processo de seleção começa ainda no 1° ano do ensino médio. A grande diferença dessa modalidade de avaliação é que o aluno realiza três exames, uma ao final de cada ano (1°, 2° e 3°), porém a opção pelo curso só ocorre no ano de conclusão do ensino médio.
A Processo Seriado trata-se de uma avaliação que exige menos tensão do candidato, uma vez que o conteúdo é restrito ao que foi aprendido naquele ano, ao contrário da modalidade tradicional do vestibular, que demanda o que foi assimilado nos três anos de ensino médio. Apenas em algumas instituições o sistema é cumulativo (ao final do 2º ano, conteúdos de 1º e 2º anos, e ao final do 3º o conteúdo dos três anos, como no vestibular).
Depois da realização das três provas a instituição elabora uma média com os resultados obtidos ao final de cada ano e as vagas destinadas ao processo são preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos. Grande parte das universidades que oferecem esse tipo de avaliação permitem que o candidato realize também, no último ano, o vestibular tradicional, sendo válido o melhor desempenho.
Particularidades
Algumas instituições permitem aos estudantes, que não se inscreveram no primeiro ano, realizarem a primeira e segunda etapa da prova ao final do segundo ano. Na Universidade de Brasília (UnB), a realização de duas fases ao mesmo tempo não é permitida, mas o estudante que não realizar a primeira etapa e tiver o desejo de participar das outras duas poderá fazer, porém a nota do primeiro exame, que tem peso um, será zero. No entanto, essas são apenas exceções, a maioria dos processos seletivos não permite a participação que não seja nas três avaliações.
No caso específico do ensino médio realizado na modalidade de curso técnico, que aumenta para quatro o número de séries no ensino médio, os estudantes só começam a realizar as provas no segundo ano. A regra não vale para Universidade Estadual de Maringá (UEM), pois a instituição prevê que os candidatos realizem as provas ao final do 1°, 2° e 4° ano.
Benefícios
A prova do sistema seriado mede o conhecimento do estudante gradualmente e de forma progressiva, o que permite ao aluno acompanhar sua evolução em cada ano viabilizando assim a correção das falhas. Tendo por base a possibilidade de realizar o exame no ano seguinte, os estudantes podem melhorar o desempenho redirecionando os estudos e definindo suas aptidões.
PAS – UnB
Uma das avaliações seriadas mais conhecidas e concorridas do país, o PAS (Programa de Avaliação Seriada) é realizado todos os anos pela UnB. Criado em 1995, o programa oferece para os alunos que estão realizando a terceira etapa da avaliação, 50% das vagas de todos os seus cursos de graduação para o PAS, no primeiro semestre de cada ano letivo. E ainda, o aluno que estiver inscrito na avaliação seriada pode participar também do vestibular tradicional ao final do 3º ano.
Principais Processos Seletivos Seriados do Brasil:
– SIS – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
– SSA – Universidade de Pernambuco (UPE)
– PSS – Universidade Federal de Roraima (UFRR)
– PISM – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
– SASI – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
– PAS – Universidade de Brasília (UnB)
– PIAS – Universidade de Uberaba (Uniube)
– PAES – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
– PAS – Fundação Armando Álvares Penteado (Faap – SP)
– SAS – Universidade Estadual de Goiás (UEG)
– PSS – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
– PAS – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
– PAC – Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
– PVS – Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)