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Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM

Tradicional na área de comunicação e marketing, ESPM oferece cinco cursos de graduação em quatro unidades educacionais.

Publicado por Wanja Borges
ESPM conta com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

Instituição cultural atuante nas áreas de educação e pesquisa, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) foi criada em outubro de 1951 com conceito associado às artes plásticas. Até 1955, a instituição funcionou com o nome de Escola de Propaganda do Museu de Arte de São Paulo. Seu nome original foi concedido apenas na década de 1970 e seu reconhecimento pelo Ministério da Educação aconteceu em 1971. Hoje, ela está entre as poucas escolas que obtiveram grau máximo das avaliações do MEC. 

Pautada em valores como busca da excelência, responsabilidade socioambiental, ética nas relações sociais e profissionais e integração no e com o mercado, a ESPM oferece, atualmente, oito cursos superiores nas áreas de Marketing, Arquitetura, Gestão e Comunicação. Nas suas quatro unidades educacionais, a instituição conta com mais de 10 mil alunos e 800 professores.

Unidades

    Unidade Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, nº 123, Vila Mariana, São Paulo/SP
Telefone (11) 5085-4600

Administração, Ciências Sociais e do Consumo, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão.

•    Unidade Joaquim Távora
Rua Joaquim Távora, nº 1.240, Vila Mariana, São Paulo/SP
Telefone (11) 5081-8200

Não oferece cursos de graduação.

•    Unidade Vila Olímpia
Rua Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia - São Paulo/SP
Telefone (11) 5081-8200

Não oferece cursos de graduação.

•    ESPM Rio
Rua do Rosário, nº 90, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Telefone (21) 2216-2002

Administração (Marketing e Gestão de Entretenimento), Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais. 

•    ESPM Sul
Rua Guilherme Schell, nº 350, Santo Antônio, Porto Alegre/RS
Telefone (51) 3218-1300

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais. 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da ESPM conta com 4 unidades educacionais, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em julho de 2002, um edifício de 1.200 m², constituído por seis andares, foi reservado para a construção da Biblioteca Central da instituição. Seu acervo é constituído por 43.121 títulos de livros e 61.611 exemplares, além de e-books, softwares e periódicos online. Já a unidade do Rio de Janeiro ocupa todo o segundo andar do prédio da Escola e possui mais de 60 mil itens em sua coleção. Estúdios, empresas juniores, mediatecas, arenas, laboratórios especializados, auditórios, salas de estudos, anfiteatro, salas de reuniões e espaço cultural são alguns dos espaços físicos que compõem a infraestrutura da Universidade. 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Processo Seletivo Tradicional da ESPM é constituído por Redação e 80 questões objetivas, sendo 20 de Comunicação e Expressão, 20 de Matemática, 30 de Humanidades e Cultura Geral Contemporânea e 10 de Inglês. As provas são aplicadas nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). 

•    Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só é aceito pela ESPM na adesão ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados em financiar até 100% das mensalidades, através do programa oferecido pelo Ministério da Educação, são obrigados a participarem do Exame, mesmo não sendo uma prova exigida pela Universidade. 

•    Prouni 
A ESPM também não trabalha com o Programa Universidade para Todos (ProUni), contudo, oferece 15 bolsas de estudos meritocráticas. São concedidas bolsas de 30% para os primeiros colocados em cada curso, egressos da escola particular, e descontos de 75% para os seis primeiros colocados no processo seletivo, oriundos da rede pública. 

•    Ensino a Distância 
A ESPM oferece apenas cursos de atualização pela modalidade de Ensino a Distância (EaD). Normalmente, eles possuem carga horária de 20 e 30 horas e são ministrados em 5 e 8 semanas, respectivamente, integralmente online. Cerca de 30 cursos são oferecidos atualmente com aulas e conferências virtuais, fóruns e etc. 

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