O Amplia FGV é um curso pré-vestibular social do Rio de Janeiro que atende estudantes em situação de vulnerabilidade econômica. A iniciativa é gratuita e possui o objetivo de auxiliar os participantes na preparação para os vestibulares.
O projeto é gerido por estudantes da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-Rio). A equipe é formada por mais de 50 voluntários entre professores e monitores.
Tópicos deste artigo
Inscrição
As inscrições para o Amplia FGV acontecem no segundo semestre do ano. O processo seletivo para participar do curso é formado por três etapas:
-
Preenchimento de formulário pela internet e envio de documentação;
-
Prova
-
Entrevista
A avaliação do processo é composta por provas objetiva e discursiva, bem como uma redação, no formato do vestibular da FGV. A prova é realizada no prédio da instituição.
Os aprovados no teste são convocados para entrevistas. As datas e horários são informados individuamente pelo endereço de e-mail de cada candidato.
Saiba mais sobre o vestibular da FGV
Aulas
As aulas do cursinho Amplia FGV acontecem aos sábados, de fevereiro a outubro, em período integral. Há turmas preparatórias para os vestibulares de Direito e Administração da FGV.
As atividades acontecem na sede da FGV na Praia de Botafogo, n.190, Rio de Janeiro.
Suporte
Durante a participação no Amplia FGV, os estudantes possuem acompanhamento dos monitores do projeto. São oferecidas monitorias de todas as disciplinas, tanto para o processo de prepação para o vestibular da FGV quanto para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O projeto tem a missão de estimular a consciência social e a diversidade dentro da FGV.
O Amplia FGV é uma instituição independente da FGV, que busca recursos próprios por meio de doações e parcerias para a manutenção da iniciativa.
Leia também: 7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem
Apadrinhamento
O apadriamento do Amplia FGV é uma maneira que os organizadores do projeto encontrou de possibilitar auxílio financeiro para os participantes do pré-vestibular.
Para quem quiser ajudar um ou mais estudantes do cursinho, é possível fazer o cadastro no prazo aberto para o apadrinhamento e escolher ajudar. Este procedimento é feito por meio de preenchimento de formulário disponibilizado pelo projeto.
As doações podem ser feitas por um mês, pelo trimestre, semestre ou por um ano. Os valores são definidos no processo de apadrinhamento.
Saiba mais informações sobre o cursinho na página do Instagram do Amplia FGV.