Instituição privada brasileira de ensino, pesquisa e extensão, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi fundada em 20 de dezembro de 1944 com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Com a missão de avançar nas fronteiras de conhecimento na área das Ciências Sociais, produzindo, transmitindo, conservando e sistematizando ideias, dados e informações, a FGV aparece em primeiro lugar no ranking das instituições que mais influenciam políticas públicas e a sociedade na América Latina e Caribe.
Atualmente, a instituição conta com mais de 4 mil alunos de graduação, 2 mil de mestrado e 500 de doutorado. Na educação continuada, cerca de 130 mil estudantes passam pela Fundação. A FGV foi a responsável, no Brasil, pela criação da graduação e a pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e Privada, bem como a pós-graduação em Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a Escola Brasileira de Economia e Finanças conquistou a primeira posição nacional.
CAMPUS
• Escola de Administração Pública e de Empresas
Praia de Botafogo, nº 190, 4º e 5º andares, Rio de Janeiro – RJ
http://ebape.fgv.br
(21) 3799-5938
Administração.
• Escola de Direito
Praia de Botafogo, nº 190, 13° andar, Rio de Janeiro - RJ
http://direitorio.fgv.br
(21) 3799-5300
Direito.
• Escola de Pós-Graduação em Economia
Praia de Botafogo, nº 190, Rio de Janeiro - RJ
http://epge.fgv.br
(21) 3799-5910
Economia.
• Escola Superior de Ciências Sociais e História
Praia de Botafogo, nº 190, 14° andar, Rio de Janeiro - RJ
http://cpdoc.fgv.br
(21) 3799-5676
Ciências Sociais, História.
• Escola de Matemática Aplicada
Praia de Botafogo, nº 190, Rio de Janeiro - RJ
http://emap.fgv.br
(21) 3799-5917
Matemática Aplicada.
INFRAESTRUTURA
A Fundação Getúlio Vargas é formada, atualmente, por 4 unidades, 7 escolas e uma rede de conveniadas constituída por mais de 100 unidades brasileiras e 116 estrangeiras. Seu sistema de bibliotecas é constituído por três setoriais. A Biblioteca Central, denominada de Mario Henrique Simonsen, conta com mais de 80 mil títulos em livros, 64 mil cópias de periódicos e 8 mil monografias. Já a Biblioteca Karl A. Boedecker é composta por mais de 60 mil títulos, 40 mil cópias de periódicos e 9 mil monografias, enquanto a Biblioteca de Brasília dispõe de cerca de 6.050 livros e 32 títulos de periódicos nacionais. Além disso, sua Editora possui cerca de 300 livros editados.
FORMAS DE INGRESSO
Vestibular Tradicional
O Processo Seletivo Tradicional da FGV é constituído por duas etapas e diferenciado por curso e localidade. Tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo, as provas são constituídas por módulos objetivos e discursivos, mais Redação. Contudo, a quantidade de questões depende da graduação escolhida.
Enem
O ingresso na FGV, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), só é permitido para os cursos ministrados no Rio de Janeiro. A Fundação reserva 18% de suas vagas para candidatos que obtiveram aproveitamento igual ou superior a 80% nas provas objetivas e na redação, para o curso de Administração e 70% nas provas objetivas e na redação para os cursos de Ciências Sociais, Direito, Economia e História.
Ensino a Distância
A FGV oferece seis cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD). São eles: Gestão Comercial, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Gestão do Turismo e Tecnologia em Marketing. O Processo Seletivo é constituído por Redação, 10 questões de Português Instrumental e 10 questões de Matemática. Mais de três mil vagas são oferecidas semestralmente.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular