Administrado por alunos de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos, interior de São Paulo, o curso pré-vestibular Alberto Santos Dumont (CasD) é conhecido por oferecer formação gratuita para estudantes de baixa renda. O público-alvo do cursinho são alunos que desejam pleitear uma vaga em universidades públicas.
Realizado entre os meses de janeiro e dezembro, o projeto tem seu conteúdo voltado para a preparação dos alunos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de universidades como Unicamp, Unesp e Fuvest, além do ITA. São quase 600 vagas oferecidas todos os anos pelo cursinho.
Antes do curso extensivo, o CasD oferece aulas de nivelamento durante três semanas, com conteúdos básicos, para que os estudantes possam acompanhar com facilidade as aulas do cursinho.
Seletiva
Aproximadamente cinco mil candidatos disputam as vagas disponibilizadas anualmente pelo projeto. Os estudantes se inscrevem pela internet para o processo seletivo, chamado Vestibulinho, entre os meses de julho e agosto.
Processo Seletivo é composto por duas etapas, sendo a Análise de Histórico Escolar e a Análise Socioeconômica. Através do Histórico Escolar, serão selecionados os candidatos que participarão da etapa seguinte.
Os candidatos selecionados são classificados através da Análise Socioeconômica, ou seja, comprovando que se enquadram no perfil socioeconômico previsto para os alunos do curso, são classificados de acordo com o grau de vulnerabilidade social, seguindo critérios da assistência social da instituição, sendo a maior vulnerabilidade prioridade para convocação.
Devido a limitações da análise, o desempate de candidatos em faixas socioeconômicas semelhantes é feito pela Análise do Histórico Escolar. Apenas são realizadas as Análises Socioeconômicas dos 1.200 candidatos com as maiores notas médias no Histórico Escolar.
Não há cobranças de taxas ou mensalidade, pois o cursinho é mantido com doações voluntárias. Mais de 100 pessoas doam seu tempo ao projeto. Desde a sua criação em 1997, o projeto já teve mais de 2.500 alunos aprovados em instituições públicas. Só no ano de 2015 foram mais de 200 aprovações em universidades da região.
Aulas
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h25 às 22h40, e aos sábados, das 13h30 às 17h45. Além do conteúdo específico, com foco no Enem e nos principais vestibulares, o CasD oferece aulas de reforço, aulas específicas e simulados.
Endereço: Rua Tsunessaburo Makiguti, nº 139, Floradas de São José - São José dos Campos
Telefone: (12) 3934-9386 / 3947-7847
E-mail: mkt@casdvest.org.br
Site: www.casdvest.org.br
Facebook: /casdvest