Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Ligado ao Ministério da Defesa, o ITA possui o vestibular mais difícil do Brasil, oferecendo graduação em diversas áreas da Engenharia.

Publicado por Rafael Batista
Com sede no interior de São Paulo, o instituto tem um dos vestibulares mais disputados do Brasil.
Com sede no interior de São Paulo, o instituto tem um dos vestibulares mais disputados do Brasil.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública, criada em 16 de janeiro de 1954 pela Lei 2.165 de 1950, e ligada ao Comando da Aeronáutica. Hoje, o instituto é um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. Localizada na cidade de São José dos Campos, no interior paulista, a instituição possui um dos processos seletivos mais disputados do país.

Para ingressar é necessário ter concluído o ensino médio e idade máxima de 25 anos completos, além de conseguir aprovação no exame vestibular. Os candidatos que forem considerados aptos ao ingresso nos cursos do ITA, no ato da matrícula, se não forem Aspirantes a Oficial da Reserva das Forças Armadas, serão também inscritos de maneira compulsória no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) da Aeronáutica.

Onde fica o ITA?

Praça Marechal Eduardo Gomes, N° 50 – Vila das Acácias. São José dos Campos – SP. Fone: (12) 3947-5734 ou (12) 3947-6925.

Cursos de Graduação

Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Infraestrutura

O ITA conta com 15 laboratórios para o desenvolvimento experimental de novas técnicas, produtos e sistemas. A instituição dispõe ainda uma biblioteca totalmente informatizada e equipada com mais de 240 mil itens distribuídos entre livros técnicos, filmes técnico-científicos, dicionários, teses, bases de dados referenciais, entre outros. 

Vestibular do ITA

O Vestibular do ITA é considerado um dos mais difíceis do Brasil e acontece uma vez por ano. Os interessados em ingressar no instituto são submetidos a Exame de Escolaridade, composto por duas etapas:

  • 1ª etapa:  70 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química (um dia de prova)
  • 2ª etapa: 10 questões discursivas de Matemática, 10 de Química e 10 de Física mais uma Redação (dois dias de provas)

Os aprovados no exame devem realizar também Avaliação Médica, através do qual é comprovada a aptidão física dos candidatos.

Cotas no ITA

O ITA reserva 20% das vagas aos candidatos negros, tanto na Ativa quanto na Reserva. 

Site

ita.br

Veja também

Resultado do SiSU 2021/1 é liberado
Inscrições para a lista de espera também começam nesta sexta-feira, 16 de abril.

IFGoiano divulga resultado preliminar do Vestibular 2021/1
Para participar foi inecessário que o estudante já tivesse terminado o ensino médio já que no momento das matrículas, será necessário apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

UFPR anuncia nova data das provas do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreria no final de março, mas foi adiado por causa do estado de emergência da pandemia do coronavírus

IFMG publica resultado final do Vestibular 2021
Também foi divulgado resultado do Vestibular Complementar 2021, que ofereceu vagas para os campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

Minas Gerais: Uniube abre inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Processo seletivo oferece 36 vagas. Curso é ministrado em dois campi situados em Uberaba

UFPA solta listão do PS 2021
Foram selecionados 7.018 candidatos que preencherãoas 7.355 vagas oferecidas e distribuídas em 196 opções de cursos ministrados em 19 municípios do Pará.

Pré-vestibular Municipal de Belém recebe inscrições
As aulas terão início no dia 12 de maio, realizadas de forma remota, na modalidade de Educação à Distância (EAD), por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Lista de remanejáveis na 3ª etapa do SSA 2021 da UPE é publicada
A terceira etapa do SSA 2021 da UPE ofereceu 1.730 vagas em 54 cursos de graduação. Do total de chances, 20% são reservadas a candidatos cotistas.

SiSU 2021/1: inscrições terminam nesta quarta-feira (14)
Para disputar uma das 206.609 vagas em 109 instituições de ensino, é necessário ter feito o Enem 2020

Convocações da lista de espera do Fies 2021/1 serão feitas até hoje (14)
A próxima etapa prevista no calendário é que os pré-convocados nessa lista deverão complementar as informações prestadas no momento da inscrição no site do Fies. 

Confira menores notas de corte de mais de 20 cursos do SiSU 2021/1
Essas notas são encontradas em universidades das regiões Nordeste e Centro-Oeste, especialmente na Unemat