O curso Movimento dos Sem Universidade (MSU) foi criado a partir da organização de cursinhos populares já existentes em São Paulo, junto com a Pastoral da Juventude do Meio Popular e de movimentos hip-hop deste mesmo estado. O preparatório trabalha com outras entidades sociais a fim de garantir a todos os estudantes de baixa renda uma melhor qualidade e acesso ao ensino público ofertado pelas universidades do país. Portanto, o MSU pode ser considerado um movimento social, cultural e popular que busca a democratização da universidade visando uma transformação cultural no Brasil.
Foi intitulado com este nome por ter como inspiração Dom Pedro Casaldáliga, quando este foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Campinas (Unicamp), em 2000, e usou esta nomenclatura “Movimento dos Sem Universidade” em seu discurso. Dentre as ações de mais destaque do MSU está o Projeto Cursinho Popular na Periferia.
Com mais de dez anos de trabalho educativo na periferia de São Paulo, o MSU também trabalha atualmente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Estado. O cursinho participou ativamente das conquistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), da luta para a aprovação da Lei de Cotas e da criação de novas universidades federais, processos vistos pelo Projeto como importantes para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil.
Inscrições
As inscrições para o preparatório podem ser feitas somente pelo site do MSU, dentro dos prazos estabelecidos pelo mesmo. Podem participar estudantes de qualquer idade, desde que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente na rede pública de ensino ou estejam regularmente matriculados no último ano do Ensino Médio, na modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Posterior as inscrições, o candidato passa por uma avaliação diagnóstica, em data estipulada anteriormente. Na ocasião, os inscritos passam por uma espécie de aquecimento, através de um mini-simulado sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, o teste não tem finalidade eliminatória.
Aulas
As aulas do cursinho, totalmente gratuitas, são ministradas por educadores de instituições de ensino superior públicas. Elas possuem foco na preparação para o Enem e, consequentemente, no ProUni, já que com uma melhor pontuação no Exame as chances do estudante conseguir uma bolsa através do Programa do Governo aumentam.
Os participantes do MSU também recebem material didático gratuitamente. As aulas acontecem do início do ano até a data das provas do Enem, sempre aos finais de semana, aos sábados das 08h às 17h, e aos domingos, das 08h às 12h, em nove Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo.
Endereços
• Cidade Tiradentes - CEU Água Azul: Avenida dos Metalúrgicos, nº 1.300, próxima ao Terminal Cidade Tiradentes
• Guaianases - CEU Jambeiro: Avenida Flores do Jambeiro, s/nº, próxima à Estação de Trem de Guaianases
• Capão Redondo - CEU Capão Redondo: Rua Daniel Gran, s/nº, próxima à Estação de Trem Capão Redondo
• Campo Limpo - CEU Campo Limpo: Avenida Carlos Lacerda, 678, próxima ao Terminal Campo Limpo
• Brasilândia - CEU Jardim Paulistano: Linha de ônibus Jardim Paulistano sai do Metrô Barra Funda
• Itaquera - CEU Azul da Cor do Mar: Avenida Ernesto Souza Cruz, 2.171, Bairro Cidade AE Carvalho, ao lado do Viaduto da Jacu-Pêssego
• Sapopemba - CEU Sapopemba: Rua Manuel Quirino de Mattos, s/nº, Jardim Sapopemba, próxima do Terminal São Mateus
• Cidade Dutra/Grajaú - CEU Cidade Dutra: Avenida Interlagos, próxima à Estação de Trem Grajaú
• Perus - CEU Perus: ao lado da Estação de Trem de Perus