Em 2017, um grupo de estudantes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) reuniu-se para criar o Cursinho Zilda. O nome é uma homenagem à médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.
O preparatório é gratuito e tem como publico-alvo estudantes sem condições financeiras para pagar um curso particular. Por ano, a oferta é de 80 vagas.
O Zilda tem como foco capacitar estudantes para o Enem e para os principais vestibulares federais e estaduais do estado de São Paulo, como a própria Unicamp, Fuvest/USP, Unesp, entre outros.
Tópicos deste artigo
Inscrições
Os interessados devem fazer o cadastro em dezembro e janeiro no site do cursinho. Depois de preencher o formulário, é necessário pagar taxa de R$ 35.
Em fevereiro, os estudantes inscritos passam por processo seletivo composto por 50 questões objetivas de disciplinas ministradas no ensino médio, como língua portuguesa, matemática, química, etc.
Quem é aprovado nas provas passa por entrevista e por análise socioeconômica. Embora cada etapa da seleção tenha um peso, o critério socioeconômico é prioridade.
Aulas
As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h, a partir de fevereiro. Além das aulas regulares, os estudantes têm simulados, atividades como oficinas e monitorias. O material didático é cedido gratuitamente pelo Poliedro.
E-mail: cursinhozilda@gmail.com