Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como saber se estou preparado para a Universidade?

Como saber se estou preparado para a Universidade?

Após o vestibular e a aprovação, chega a hora do calouro iniciar sua vida universitária.

Publicado por Érica Caetano
Rotina na faculdade é bem diferente do ensino médio
Rotina na faculdade é bem diferente do ensino médio

Após o período intenso de preparação para o vestibular, finalmente você conseguiu sua aprovação. Alguns meses se passaram, você já realizou sua matrícula e as aulas na universidade estão prestes a começar. É nessa hora que os recém-universitários começam a ficar receosos e indagam: será que estou preparado para a vida na universidade?

Realmente, só quem já passou por isso para saber. E se engana quem pensa que os dias serão de intensa farra e vida boa. Pelo contrário, a partir de agora é você por você mesmo. Aquele estudante que está acostumado a ter o professor cobrando o conteúdo da aula e os exercícios, avaliando se você está por dentro ou não da matéria e pedindo para você copiar o conteúdo do quadro não vai existir mais. Você é quem deverá ter essa responsabilidade e esses cuidados.

Responsabilidade

Quem chega à universidade pensando que ela é uma extensão da escola, acaba se dando mal, pois como já dissemos aqui, o professor estará a sua disposição para ensinar, mas ele não irá correr atrás de você pedindo que você preste atenção e aprenda. O universitário deve ser o maior interessado em assimilar todo o conteúdo. A partir de agora, a vida começa a ser de “gente grande”. Você inicia seus primeiros passos rumo a sua carreira profissional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No decorrer dos semestres, a tendência é que o ritmo de estudos e aulas fique cada vez mais puxado, pois os conteúdos irão se aprofundando à medida que o tempo vai passando. E se o aluno não se organizar desde o início, irá ficar perdido lá na frente.

Seu futuro

Mas, fique tranquilo, pois a vida na universidade não é nenhum tormento, pelo contrário, é muito interessante e motivadora, afinal de contas, você estará lidando com o conhecimento que o levará ao crescimento profissional na área em que escolheu exercer para o resto da sua vida. Lembre-se de todo seu esforço e luta para garantir a aprovação no vestibular. O ideal é que você mantenha o mesmo ritmo de dedicação e empenho que teve para entrar na instituição que está estudando agora. O que está em jogo é a sua futura carreira.

E para aqueles mais desesperados, não há motivo para pânico. A universidade é só mais uma etapa de um novo desafio dentre outros inúmeros que você enfrentará no decorrer de sua vida. Esforce-se e empenhe-se! Mostre que você fez por merecer para estar ali e que não foi à toa que deixou muitos concorrentes para trás ao garantir sua vaga.

Sucesso!

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.