Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como saber se estou preparado para a Universidade?

Como saber se estou preparado para a Universidade?

Após o vestibular e a aprovação, chega a hora do calouro iniciar sua vida universitária.

Publicado por Érica Caetano
Rotina na faculdade é bem diferente do ensino médio
Rotina na faculdade é bem diferente do ensino médio

Após o período intenso de preparação para o vestibular, finalmente você conseguiu sua aprovação. Alguns meses se passaram, você já realizou sua matrícula e as aulas na universidade estão prestes a começar. É nessa hora que os recém-universitários começam a ficar receosos e indagam: será que estou preparado para a vida na universidade?

Realmente, só quem já passou por isso para saber. E se engana quem pensa que os dias serão de intensa farra e vida boa. Pelo contrário, a partir de agora é você por você mesmo. Aquele estudante que está acostumado a ter o professor cobrando o conteúdo da aula e os exercícios, avaliando se você está por dentro ou não da matéria e pedindo para você copiar o conteúdo do quadro não vai existir mais. Você é quem deverá ter essa responsabilidade e esses cuidados.

Responsabilidade

Quem chega à universidade pensando que ela é uma extensão da escola, acaba se dando mal, pois como já dissemos aqui, o professor estará a sua disposição para ensinar, mas ele não irá correr atrás de você pedindo que você preste atenção e aprenda. O universitário deve ser o maior interessado em assimilar todo o conteúdo. A partir de agora, a vida começa a ser de “gente grande”. Você inicia seus primeiros passos rumo a sua carreira profissional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No decorrer dos semestres, a tendência é que o ritmo de estudos e aulas fique cada vez mais puxado, pois os conteúdos irão se aprofundando à medida que o tempo vai passando. E se o aluno não se organizar desde o início, irá ficar perdido lá na frente.

Seu futuro

Mas, fique tranquilo, pois a vida na universidade não é nenhum tormento, pelo contrário, é muito interessante e motivadora, afinal de contas, você estará lidando com o conhecimento que o levará ao crescimento profissional na área em que escolheu exercer para o resto da sua vida. Lembre-se de todo seu esforço e luta para garantir a aprovação no vestibular. O ideal é que você mantenha o mesmo ritmo de dedicação e empenho que teve para entrar na instituição que está estudando agora. O que está em jogo é a sua futura carreira.

E para aqueles mais desesperados, não há motivo para pânico. A universidade é só mais uma etapa de um novo desafio dentre outros inúmeros que você enfrentará no decorrer de sua vida. Esforce-se e empenhe-se! Mostre que você fez por merecer para estar ali e que não foi à toa que deixou muitos concorrentes para trás ao garantir sua vaga.

Sucesso!

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game