Você estudou durante um ano inteiro, com muito esforço e inúmeras abdicações. Mas toda a ralação foi recompensada, afinal de contas, a aprovação chegou em dose dupla e você foi selecionado para duas instituições: uma pública e outra privada. Agora entramos em outro estágio, que é o da dúvida que permeia grande parte dos jovens que passa por essa situação. Qual instituição escolher cursar? Faculdade pública ou faculdade privada?
Antigamente, essa não seria uma dúvida, pois a universidade pública seria a melhor opção sem que nada fosse questionado. Entretanto, nos últimos anos, as faculdades privadas ganharam espaço, além de respeito, tanto quanto as instituições federais e estaduais, sendo muitas vezes a escolhida pelo calouro.
Ao mesmo tempo, apesar de toda mudança e avanço, ainda encontramos certo preconceito para com essas universidades por parte de alguns estudantes, pais e até o próprio mercado de trabalho, que enxerga despreparo no aluno oriundo da faculdade particular, cobrando e exigindo muito mais deste.
O que deve ser lembrado é que existem faculdades de boa e má qualidade em ambos os lados, tanto privadas quanto públicas, mas que cabe também ao estudante fazer o seu papel, esforçando-se assim como fez na preparação para o vestibular, dando o seu máximo e o seu melhor durante a execução do curso.
Para facilitar na escolha, separamos alguns aspectos positivos e negativos de se estudar nas duas instituições e que podem ser avaliados antes que o aluno e a família tomem a decisão de qual faculdade cursar. Confira!
Faculdade Particular
- Pontos Positivos:
Acesso rápido ao curso;
Baixo risco de greves;
Professores comprometidos;
Corpo docente formado por alguns professores de instituições públicas;
Melhor infraestrutura e acomodações;
Grade curricular mais atualizada;
Beneficiamento através de sistemas de bolsas e créditos estudantis (ProUni, Fies etc.).
- Pontos Negativos:
Instituições novas e sem muita base e bagagem em pesquisa;
Alto custo com mensalidades;
Falta de hospitais e laboratórios próprios;
Carga horária menor que algumas instituições públicas.
Faculdade Pública
- Pontos Positivos:
Sem custo de mensalidade;
Professores com vasto currículo, especializações, mestrados e até doutorados;
Valorização no mercado de trabalho;
Carga horária de aulas maior;
Investimento em pesquisa;
Maiores chances de estágios;
Ensino integral (em alguns cursos).
- Pontos Negativos:
Alta concorrência, dificultando o acesso;
Professores mais “acomodados” e menos comprometidos;
Infraestrutura arcaica e defasada;
Grade curricular desatualizada;
Greves constantes.
Vale lembrar que toda regra tem sua exceção e que quem faz a faculdade é o aluno juntamente à sua dedicação. Podemos ter excelentes alunos nas instituições públicas e nas privadas, como também podemos encontrar estudantes nada esforçados nas duas instituições. Tudo dependerá de seu comprometimento.