Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Devo estudar para o vestibular no final de semana?

Devo estudar para o vestibular no final de semana?

Ao estudar durante toda a semana para o vestibular, muitos jovens ficam em dúvida se devem estudar ou não durante o final de semana.

Publicado por Érica Caetano
O vestibulando deve ou não estudar durante o final de semana?
O vestibulando deve ou não estudar durante o final de semana?

O estudante que está se preparando para o vestibular estuda durante toda a semana, o dia todo com pequenos e rápidos intervalos para descanso, lanche e idas ao banheiro. Quando chega o final de semana, ele fica naquela mistura de sentimentos entre o alívio e a preocupação em relação a continuar os estudos ou descansar.

A opinião dos professores é unânime quanto a essa questão. O candidato que passa maior tempo dedicando-se leva a melhor. Entretanto, eles também afirmam que é necessário separar um momento de descanso para a mente. O recomendado é aproveitar parte do final de semana para dar uma olhada no material de estudo, mas também descansar e fazer as coisas que gosta, pois mente cansada não assimila nada.

O ideal é saber dividir o tempo do final de semana para aproveitar as duas coisas. Por exemplo, geralmente algumas escolas durante o terceiro ano do Ensino Médio tem o costume de realizar aulas aos sábados no período da manhã e, à tarde, aplicar simulados. Caso seu colégio tenha esse hábito, nada de estudar durante a noite. Aproveite esse tempo para espairecer a cabeça, descansar e fazer outras atividades como ir ao cinema, ao shopping, à pizzaria etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No domingo, o interessante é que você aproveite um dos períodos (ou a parte da manhã ou a parte da tarde) para se dedicar a alguma leitura específica ou disciplina mais leve. O estudante que não possui aula e provas aos sábados deverá optar por fazer isso nos dois dias do final de semana. Lembrando que isso deve ser feito somente em um dos períodos do dia.

Dessa forma, o vestibulando passará o final de semana tranquilo e com a sensação de dever cumprido, pois soube conciliar as duas atividades, tanto o descanso quanto o estudo, e poderá voltar na segunda-feira com pique total para a sua rotina de preparação.

A mesma proposta é recomendada para os feriados. Caso o feriado não seja prolongado, utilize um dos períodos do dia para leituras e revisão de determinado conteúdo. Se a folga for de mais dias, é interessante se organizar para não ficar muito tempo parado e acabar perdendo o ritmo da rotina de estudos.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Fies 2021/2: convocações da lista de espera iniciam nesta quarta-feira (4)
Chamadas dos candidatos que foram pré-selecionados será feita no portal do Fies

IFPE libera resultado do Vestibular 2021/2
Processo seletivo foi pelas notas do Enem ou pelo histórico escolar do 1º e 2º ano

Resultado do Fies 2021/2 já está disponível
No momento do cadastro, o candidato teve a opção de escolher até três opções de cursos de graduação, turnos e instituições de ensino.

Vestibular 2022 da UERJ terá prova única em fevereiro
Processo seletivo contará novamente com questões objetivas de todas as disciplinas e uma prova de Redação

Resultado da 3ª etapa do Pave 2020 da UFPel está disponível
Anteriormente, as provas estavam previstas para 13 de junho, mas foram alteradas para 04 de julho devido a pandemia de Covid-19. 

Preparatório Solidário do Enem (GO) está com inscrições abertas
O projeto é realizado pela UNIALFA e tem por objetivo, contribuir com a capacitação de alunos da rede pública de ensino para as provas do Enem.

Manual do Candidato do Vestibular 2022 da Fuvest é disponibilizado
No documento, é possível verificar os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª fases, além de matrículas e outras informações.

2ª chamada do ProUni 2021/2 já pode ser acessada
Agora, os selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A documentação deverá ser apresentada até o dia 11 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021 do 2º semestre
Nesta edição, oferta é de 62.365 vagas em 70 instituições públicas de educação superior

UPE publica resultado dos pedidos de isenção de taxa do SSA 2022
Instituição receberá recursos de amanhã (3) até a próxima quinta-feira, 5 de agosto

Unemat está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2 via Enem
Processo seletivo oferece 2.570 vagas em 62 carreiras ministradas em Cuiabá e outras cidades do interior

UFRGS recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021/2
Para participar, é necessário possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter estudado na rede pública