Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Devo estudar para o vestibular no final de semana?

Devo estudar para o vestibular no final de semana?

Ao estudar durante toda a semana para o vestibular, muitos jovens ficam em dúvida se devem estudar ou não durante o final de semana.

Publicado por Érica Caetano
O vestibulando deve ou não estudar durante o final de semana?
O vestibulando deve ou não estudar durante o final de semana?

O estudante que está se preparando para o vestibular estuda durante toda a semana, o dia todo com pequenos e rápidos intervalos para descanso, lanche e idas ao banheiro. Quando chega o final de semana, ele fica naquela mistura de sentimentos entre o alívio e a preocupação em relação a continuar os estudos ou descansar.

A opinião dos professores é unânime quanto a essa questão. O candidato que passa maior tempo dedicando-se leva a melhor. Entretanto, eles também afirmam que é necessário separar um momento de descanso para a mente. O recomendado é aproveitar parte do final de semana para dar uma olhada no material de estudo, mas também descansar e fazer as coisas que gosta, pois mente cansada não assimila nada.

O ideal é saber dividir o tempo do final de semana para aproveitar as duas coisas. Por exemplo, geralmente algumas escolas durante o terceiro ano do Ensino Médio tem o costume de realizar aulas aos sábados no período da manhã e, à tarde, aplicar simulados. Caso seu colégio tenha esse hábito, nada de estudar durante a noite. Aproveite esse tempo para espairecer a cabeça, descansar e fazer outras atividades como ir ao cinema, ao shopping, à pizzaria etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No domingo, o interessante é que você aproveite um dos períodos (ou a parte da manhã ou a parte da tarde) para se dedicar a alguma leitura específica ou disciplina mais leve. O estudante que não possui aula e provas aos sábados deverá optar por fazer isso nos dois dias do final de semana. Lembrando que isso deve ser feito somente em um dos períodos do dia.

Dessa forma, o vestibulando passará o final de semana tranquilo e com a sensação de dever cumprido, pois soube conciliar as duas atividades, tanto o descanso quanto o estudo, e poderá voltar na segunda-feira com pique total para a sua rotina de preparação.

A mesma proposta é recomendada para os feriados. Caso o feriado não seja prolongado, utilize um dos períodos do dia para leituras e revisão de determinado conteúdo. Se a folga for de mais dias, é interessante se organizar para não ficar muito tempo parado e acabar perdendo o ritmo da rotina de estudos.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.

Fies encerra o prazo de inscrições para vagas remanescentes 2020/2 para matriculados
Somente pode se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2020/2 o candidato que preenche os requisitos exigidos pelo MEC

UEMS abre inscrições para Vestibular 2021
Instituição volta a realizar processo seletivo depois de dez anos usando somente o SiSU como forma de ingresso