Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Devo estudar para o vestibular no final de semana?

Devo estudar para o vestibular no final de semana?

Ao estudar durante toda a semana para o vestibular, muitos jovens ficam em dúvida se devem estudar ou não durante o final de semana.

Publicado por Érica Caetano
O vestibulando deve ou não estudar durante o final de semana?
O vestibulando deve ou não estudar durante o final de semana?

O estudante que está se preparando para o vestibular estuda durante toda a semana, o dia todo com pequenos e rápidos intervalos para descanso, lanche e idas ao banheiro. Quando chega o final de semana, ele fica naquela mistura de sentimentos entre o alívio e a preocupação em relação a continuar os estudos ou descansar.

A opinião dos professores é unânime quanto a essa questão. O candidato que passa maior tempo dedicando-se leva a melhor. Entretanto, eles também afirmam que é necessário separar um momento de descanso para a mente. O recomendado é aproveitar parte do final de semana para dar uma olhada no material de estudo, mas também descansar e fazer as coisas que gosta, pois mente cansada não assimila nada.

O ideal é saber dividir o tempo do final de semana para aproveitar as duas coisas. Por exemplo, geralmente algumas escolas durante o terceiro ano do Ensino Médio tem o costume de realizar aulas aos sábados no período da manhã e, à tarde, aplicar simulados. Caso seu colégio tenha esse hábito, nada de estudar durante a noite. Aproveite esse tempo para espairecer a cabeça, descansar e fazer outras atividades como ir ao cinema, ao shopping, à pizzaria etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No domingo, o interessante é que você aproveite um dos períodos (ou a parte da manhã ou a parte da tarde) para se dedicar a alguma leitura específica ou disciplina mais leve. O estudante que não possui aula e provas aos sábados deverá optar por fazer isso nos dois dias do final de semana. Lembrando que isso deve ser feito somente em um dos períodos do dia.

Dessa forma, o vestibulando passará o final de semana tranquilo e com a sensação de dever cumprido, pois soube conciliar as duas atividades, tanto o descanso quanto o estudo, e poderá voltar na segunda-feira com pique total para a sua rotina de preparação.

A mesma proposta é recomendada para os feriados. Caso o feriado não seja prolongado, utilize um dos períodos do dia para leituras e revisão de determinado conteúdo. Se a folga for de mais dias, é interessante se organizar para não ficar muito tempo parado e acabar perdendo o ritmo da rotina de estudos.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

UEL anuncia concorrência do Vestibular 2022
Medicina, Biomedicina e Ciência da Computação são carreiras mais procuradas deste processo seletivo

PUC-SP solta gabaritos do Vestibular de Verão 2022
Candidatos fizeram provas no último domingo (5). Recursos serão recebidos até a próxima quinta-feira, 9 de dezembro.

UCS divulga resultado do Vestibular de Verão 2022 de Medicina
Agora, os selecionados deverão realizar registro acadêmico entre os dias 09 e 11 de dezembro. Outras duas chamadas regulares são esperadas.

Provas e gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2022/1 da UECE estão disponíveis
O processo seletivo disponibiliza 2.410 vagas, sendo 1.216 para os cursos de Fortaleza e 1.194 para os cursos que funcionam nas Unidades do Interior do Estado.

IFPA divulga resultado do Vestibular Unificado 2022
O cronograma sofreu uma retificação e, por isso, as datas previstas no edital inicial foram prorrogadas.

ProUni passa a aceitar estudantes de escolas privadas sem a condição de bolsista
Presidente Bolsonaro alterou MP publicada no Diário Oficial desta terça-feira (07). Assim, o Programa aceitará alunos que fizeram o ensino médio em instituição privada sem a condição de bolsista.

FGV Rio solta resultado do Vestibular 2022
Processo seletivo foi por prova on-line e notas do Enem, Olimpíadas e exames internacionais

Unitins disponibiliza locais de prova do Vestibular 2022/1
Estão sendo ofertadas 680 vagas em diversos cursos de graduação. Para o curso de Medicina são ofertadas 40 oportunidades.

UFU solta datas das matrículas do Vestibular 2021/2
Lista de aprovados para as mais de 1,6 mil vagas foi divulgada no dia 19 de novembro

Cursinhos da USP 2022 estão com inscrições abertas
Pré-vestibulares MedEnsina e FEAUSP oferecem, juntos, quase 400 vagas para estudantes sem condições financeiras

UniRV (GO) divulga resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
Selecionados para as 75 vagas já devem fazer matrículas presenciais a partir de amanhã (7)

Unespar está com inscrições abertas para o Vestibular Especial 2022
Nesta edição, estão sendo ofertadas vagas somente para os cursos que não foram preenchidos pelo processo seletivo de ingresso anterior da Unespar.