Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Devo estudar para o vestibular no final de semana?

Devo estudar para o vestibular no final de semana?

Ao estudar durante toda a semana para o vestibular, muitos jovens ficam em dúvida se devem estudar ou não durante o final de semana.

Publicado por Érica Caetano
O vestibulando deve ou não estudar durante o final de semana?
O vestibulando deve ou não estudar durante o final de semana?

O estudante que está se preparando para o vestibular estuda durante toda a semana, o dia todo com pequenos e rápidos intervalos para descanso, lanche e idas ao banheiro. Quando chega o final de semana, ele fica naquela mistura de sentimentos entre o alívio e a preocupação em relação a continuar os estudos ou descansar.

A opinião dos professores é unânime quanto a essa questão. O candidato que passa maior tempo dedicando-se leva a melhor. Entretanto, eles também afirmam que é necessário separar um momento de descanso para a mente. O recomendado é aproveitar parte do final de semana para dar uma olhada no material de estudo, mas também descansar e fazer as coisas que gosta, pois mente cansada não assimila nada.

O ideal é saber dividir o tempo do final de semana para aproveitar as duas coisas. Por exemplo, geralmente algumas escolas durante o terceiro ano do Ensino Médio tem o costume de realizar aulas aos sábados no período da manhã e, à tarde, aplicar simulados. Caso seu colégio tenha esse hábito, nada de estudar durante a noite. Aproveite esse tempo para espairecer a cabeça, descansar e fazer outras atividades como ir ao cinema, ao shopping, à pizzaria etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No domingo, o interessante é que você aproveite um dos períodos (ou a parte da manhã ou a parte da tarde) para se dedicar a alguma leitura específica ou disciplina mais leve. O estudante que não possui aula e provas aos sábados deverá optar por fazer isso nos dois dias do final de semana. Lembrando que isso deve ser feito somente em um dos períodos do dia.

Dessa forma, o vestibulando passará o final de semana tranquilo e com a sensação de dever cumprido, pois soube conciliar as duas atividades, tanto o descanso quanto o estudo, e poderá voltar na segunda-feira com pique total para a sua rotina de preparação.

A mesma proposta é recomendada para os feriados. Caso o feriado não seja prolongado, utilize um dos períodos do dia para leituras e revisão de determinado conteúdo. Se a folga for de mais dias, é interessante se organizar para não ficar muito tempo parado e acabar perdendo o ritmo da rotina de estudos.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho