As provas do vestibular se aproximam e chega a hora de dar aquela revisada geral em todo o conteúdo. Mas como fazer isso corretamente sem se sobrecarregar ou deixar o candidato mais tenso e inseguro?! Alguns procedimentos de estudos podem ser feitos a fim de evitar uma bagunça maior na cabeça do vestibulando.
Uma boa dica na hora da revisão é estudar através de resumos, para dar aquela relembrada no conteúdo de determinada disciplina. Eles são uma excelente forma dos alunos se manterem atualizados facilmente e não esquecerem o que já aprenderam.
Outra sugestão dada por especialistas da área educacional é fazer a revisão “desenhando” o estilo de prova da instituição em que o estudante irá prestar vestibular, observando quais disciplinas têm maior peso. Assim, o candidato conhecendo o estilo da prova poderá revisar as matérias de maior peso para a sua área e para o seu curso.
Não é recomendável estudar durante a noite ou até mesmo de madrugada nesses dias antecedentes à prova. Aproveite para descansar e dormir mais cedo nesses dias. A cabeça deve estar tranquila e descansada. Faça as revisões no período da manhã e no final da tarde. O descanso nessa fase também é necessário para não gerar grande ansiedade.
Para melhor divisão das matérias na revisão, estipule quais disciplinas específicas irá revisar no período da manhã e quais ficarão para a parte da tarde. Um dia antes da prova aproveite para realizar atividades que gosta de fazer. Leitura de livros, caminhadas em parques, ir ao cinema etc. Faça atividades que relaxem seu cérebro e que te desliguem um pouco da tensão pré-vestibular.
Método e aprendizado
É importante ressaltar que cada estudante tem a sua maneira de estudar, aquela forma que acha mais adequada e satisfatória. O vestibulando precisa ter isso em mente na hora da revisão, pois cada um se adapta a uma forma de estudo. Se para aprender e memorizar, o jeito mais fácil é fazendo pequenos cartazes com fórmulas e colando a sua vista, em volta do quarto ou do seu local de estudo, tudo bem. Se for transcrevendo a matéria estudada, está correto também. Somente o candidato pode saber a melhor maneira de absorver o conteúdo.
Entretanto, ele deve ter cuidado somente com uma questão: é preciso atentar em aprender e não em apenas decorar as fórmulas, pois de nada adiantará ter decorado se não souber a sua real aplicação. Fazendo a revisão corretamente sem se sobrecarregar de conteúdo na véspera, o vestibular será tirado de letra e a aprovação será certa.