Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. 5 dicas para estudar obras literárias dos vestibulares

5 dicas para estudar obras literárias dos vestibulares

Separamos 5 dicas que irão te auxiliar nos estudos das obras literárias cobradas nos vestibulares

Publicado por Érica Caetano
 Fazer fichamentos das leituras das obras literárias é uma boa maneira de memorizar o conteúdo
Fazer fichamentos das leituras das obras literárias é uma boa maneira de memorizar o conteúdo

As obras literárias dos vestibulares são leituras exigidas para a realização das provas de Literatura e Língua Portuguesa. O número de obras exigidas, bem como a abordagem de cada uma delas, pode variar de uma instituição para outra, mas o que não deve ser esquecido de forma alguma pelo estudante é a atenção especial que ele deve ter com a análise dos livros no decorrer da sua preparação para o Vestibular.

Unicamp, USP, Unesp e UERJ são algumas das universidades com vestibulares bastante concorridos e que cobram obras literárias. Muitos vestibulandos não sabem ao certo como estudar essas obras, se elas devem ser lidas na íntegra ou se somente os resumos dos livros merecem atenção. 

Saiba mais sobre as obras literárias no Vestibular!
 
Pensando nisso, pedimos ajuda a professora de literatura Elaine Antunes, da Escola Dínamis, que deu 5 dicas para estudar as obras literárias dos vestibulares.

1. Leitura com atenção

Ao fazer a leitura da obra literária, é importante ter atenção aos principais pontos, como a contextualização do período em que o texto foi produzido. É bom lembrar também que a arte deve ser compreendida partindo do olhar do autor na época da obra. 

2. Foco no que costuma ser cobrado

E preciso também se atentar ao que poderá ser perguntando nas questões referentes à prova de Literatura, como as características do movimento literário do qual a obra pertence e o processo interpretativo da história. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Memorização 

Memorizar é diferente de decorar

Para memorizar detalhes da leitura e, consequentemente, estudar melhor o conteúdo, é interessante realizar fichamentos com os nomes dos personagens e fazer um resumo do enredo em si para entender corretamente a história. Lembrando sempre que memorizar é diferente de decoreba.

Saiba como melhorar a memória!

4. Articulação de contextos históricos

Respostas completas e bem articuladas. É isso que muitos vestibulares levam em consideração ao avaliar as questões respondidas. Por isso, sai na frente o estudante que, ao responder, faz o comparativo com outros escritores da mesma época da obra citada e faz referências ao posicionamento ideológico do livro.

5. Leitura proveitosa

Apesar de ser uma leitura para estudo e recheada de tensão por conta do vestibular, é interessante que o vestibulando faça disso um momento de relaxamento e diversão, sem sofrimentos como algo penoso e obrigatório, devido a uma futura avaliação. 

A leitura não deve estar associada a algo sofrível em hipótese alguma. Pelo contrário, a leitura das obras trará muitos benefícios aos estudantes. Uma das vantagens é a ampliação do vocabulário, o que poderá contribuir nas respostas das questões discursivas de outras disciplinas e na produção da redação.

Faça sua parte que o retorno será certo. Boa sorte!
 

Veja também

Alagoas: Resultado do Vestibular 2021/1 de Medicina da CESMAC já pode ser acessado
Caso ainda restem vagas, mais duas chamadas do Vestibular de Medicina 2021/1 estão previstas para 21 e 25 de janeiro.

Unesp abre inscrições para Seleção 2021 de Olimpíadas Científicas
Processo seletivo oferece 195 vagas em 30 cursos de graduação, como Administração e mais de dez áreas da Engenharia

Ibmec recebe inscrições do Vestibular 2021/1
As oportunidades destinam-se aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Engenharia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo.

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.