Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Falta uma semana para o vestibular. O que fazer?

Falta uma semana para o vestibular. O que fazer?

Segundo especialistas, manter o ritmo de estudos é a melhor forma de evitar o nervosismo na hora do vestibular.

Publicado por Wanja Borges
Manter o ritmo de estudos é a melhor forma de aproveitar a semana que antecede o vestibular
Manter o ritmo de estudos é a melhor forma de aproveitar a semana que antecede o vestibular

Depois de muitos dias de preparação, finalmente o grande dia se aproxima e, junto a ele, vêm a ansiedade, nervosismo e aflição. Enquanto alguns estudantes reservam a semana do vestibular para revisar os conteúdos apreendidos no decorrer do ano letivo, outros preferem descansar do estresse e da intensa rotina de estudos. É aí que fica a dúvida: o que fazer nos dias que antecedem o vestibular? Qual a melhor forma de encarar o tão esperado dia? 

Segundo especialistas, o mais importante é manter o ritmo. Abandonar totalmente os livros ou se dedicar integralmente a eles só vai deixar o vestibulando ainda mais angustiado e inquieto. Na reta final, o mais recomendável é revisar os assuntos conhecidos. Buscar aprender conteúdos novos pode deixar o candidato inseguro e, consequentemente, prejudicar seu rendimento na hora das provas. 

Rever as anotações nos cadernos e os resumos das obras literárias pode ser uma boa forma de refrescar a memória. Além disso, resolver algumas provas, aplicadas em anos interiores pela instituição, é outro método para revisar o conteúdo estudado, ter uma noção da abordagem utilizada pela universidade e, ainda, treinar o tempo gasto para resolução das questões e produção da redação. 

Por outro lado, também é importante se distrair. Para os estudantes que não conseguem aliar o estudo com o lazer, fica a dica: o descanso e a calma devem ser priorizados nessa reta final. Programas leves, como cinema com os amigos ou jantar com os pais, acabam sendo excelentes formas de controlar a ansiedade e afastar a preocupação. Arrumar uma ocupação para as horas vagas é outro meio de canalizar a atenção e energia do candidato.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fazer uma nova leitura do Manual do Candidato é outro fator importante. É preciso atentar para os horários de abertura e fechamento dos portões de acesso, a documentação que deve ser apresentada no dia das provas, os objetos cujo acesso é proibido e outras orientações gerais que garantam a participação do estudante no processo seletivo. De nada vale passar meses estudando e ser desclassificado no vestibular.     

Se houver condições, também é aconselhável fazer uma visita ao local de prova, analisando os diferentes caminhos e as condições do tráfego. Outra dica importante é deixar separados a documentação, canetas, cartão de inscrição e outros objetos que deverão ser levados no dia da prova. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e comidas diferentes e garantir boas noites de sono também são boas formas de se preparar para o grande dia. No mais, é só confiar no seu potencial e arrasar na prova. Se você estudou, essa vitória já é sua. Não há o que temer. 

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho