Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Falta uma semana para o vestibular. O que fazer?

Falta uma semana para o vestibular. O que fazer?

Segundo especialistas, manter o ritmo de estudos é a melhor forma de evitar o nervosismo na hora do vestibular.

Publicado por Wanja Borges
Manter o ritmo de estudos é a melhor forma de aproveitar a semana que antecede o vestibular
Manter o ritmo de estudos é a melhor forma de aproveitar a semana que antecede o vestibular

Depois de muitos dias de preparação, finalmente o grande dia se aproxima e, junto a ele, vêm a ansiedade, nervosismo e aflição. Enquanto alguns estudantes reservam a semana do vestibular para revisar os conteúdos apreendidos no decorrer do ano letivo, outros preferem descansar do estresse e da intensa rotina de estudos. É aí que fica a dúvida: o que fazer nos dias que antecedem o vestibular? Qual a melhor forma de encarar o tão esperado dia? 

Segundo especialistas, o mais importante é manter o ritmo. Abandonar totalmente os livros ou se dedicar integralmente a eles só vai deixar o vestibulando ainda mais angustiado e inquieto. Na reta final, o mais recomendável é revisar os assuntos conhecidos. Buscar aprender conteúdos novos pode deixar o candidato inseguro e, consequentemente, prejudicar seu rendimento na hora das provas. 

Rever as anotações nos cadernos e os resumos das obras literárias pode ser uma boa forma de refrescar a memória. Além disso, resolver algumas provas, aplicadas em anos interiores pela instituição, é outro método para revisar o conteúdo estudado, ter uma noção da abordagem utilizada pela universidade e, ainda, treinar o tempo gasto para resolução das questões e produção da redação. 

Por outro lado, também é importante se distrair. Para os estudantes que não conseguem aliar o estudo com o lazer, fica a dica: o descanso e a calma devem ser priorizados nessa reta final. Programas leves, como cinema com os amigos ou jantar com os pais, acabam sendo excelentes formas de controlar a ansiedade e afastar a preocupação. Arrumar uma ocupação para as horas vagas é outro meio de canalizar a atenção e energia do candidato.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fazer uma nova leitura do Manual do Candidato é outro fator importante. É preciso atentar para os horários de abertura e fechamento dos portões de acesso, a documentação que deve ser apresentada no dia das provas, os objetos cujo acesso é proibido e outras orientações gerais que garantam a participação do estudante no processo seletivo. De nada vale passar meses estudando e ser desclassificado no vestibular.     

Se houver condições, também é aconselhável fazer uma visita ao local de prova, analisando os diferentes caminhos e as condições do tráfego. Outra dica importante é deixar separados a documentação, canetas, cartão de inscrição e outros objetos que deverão ser levados no dia da prova. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e comidas diferentes e garantir boas noites de sono também são boas formas de se preparar para o grande dia. No mais, é só confiar no seu potencial e arrasar na prova. Se você estudou, essa vitória já é sua. Não há o que temer. 

Veja também

Fies 2021/2: convocações da lista de espera iniciam nesta quarta-feira (4)
Chamadas dos candidatos que foram pré-selecionados será feita no portal do Fies

IFPE libera resultado do Vestibular 2021/2
Processo seletivo foi pelas notas do Enem ou pelo histórico escolar do 1º e 2º ano

Resultado do Fies 2021/2 já está disponível
No momento do cadastro, o candidato teve a opção de escolher até três opções de cursos de graduação, turnos e instituições de ensino.

Vestibular 2022 da UERJ terá prova única em fevereiro
Processo seletivo contará novamente com questões objetivas de todas as disciplinas e uma prova de Redação

Resultado da 3ª etapa do Pave 2020 da UFPel está disponível
Anteriormente, as provas estavam previstas para 13 de junho, mas foram alteradas para 04 de julho devido a pandemia de Covid-19. 

Preparatório Solidário do Enem (GO) está com inscrições abertas
O projeto é realizado pela UNIALFA e tem por objetivo, contribuir com a capacitação de alunos da rede pública de ensino para as provas do Enem.

Manual do Candidato do Vestibular 2022 da Fuvest é disponibilizado
No documento, é possível verificar os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª fases, além de matrículas e outras informações.

2ª chamada do ProUni 2021/2 já pode ser acessada
Agora, os selecionados deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A documentação deverá ser apresentada até o dia 11 de agosto.

Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021 do 2º semestre
Nesta edição, oferta é de 62.365 vagas em 70 instituições públicas de educação superior

UPE publica resultado dos pedidos de isenção de taxa do SSA 2022
Instituição receberá recursos de amanhã (3) até a próxima quinta-feira, 5 de agosto

Unemat está com inscrições abertas para Vestibular 2021/2 via Enem
Processo seletivo oferece 2.570 vagas em 62 carreiras ministradas em Cuiabá e outras cidades do interior

UFRGS recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2021/2
Para participar, é necessário possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter estudado na rede pública