Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como conciliar o tempo durante a prova

Como conciliar o tempo durante a prova

Saber dividir corretamente o tempo na prova ao responder as questões do vestibular é fundamental para um bom desempenho no processo seletivo.

Publicado por Érica Caetano
É importante que o estudante saiba dividir o tempo durante a prova do vestibular
É importante que o estudante saiba dividir o tempo durante a prova do vestibular

Um ponto muito importante e que deve estar bem claro a todos os candidatos de qualquer processo seletivo é a administração do tempo durante a realização das provas do vestibular. Apesar de muitos estudantes acharem que é uma questão totalmente fácil de lidar, outros muitos possuem dúvidas quanto à distribuição do tempo. Por onde começar a responder, se deve fazer a redação antes de tudo, se o correto é seguir a ordem da prova etc.

O que professores e especialistas da área orientam é que o candidato comece a prova pelas questões que ele considera mais fáceis, já que tanto elas quanto as mais difíceis possuem o mesmo peso, ou seja, o mesmo valor de pontos. E num processo seletivo como o vestibular, o interessante é que se acumule o maior número de pontos e não que se responda os questionamentos mais complicados.

Inicie fazendo uma leitura da prova, começando pela matéria que tenha mais facilidade e vá alternando as matérias a cada grupo de questões. Deixe de lado as perguntas mais longas ou complicadas. Vá resolvendo as que você considera mais fáceis e marque com algum sinal ou símbolo as outras que conheça o assunto, mas que acredita levar mais tempo para resolver. É importante também não ficar muito tempo numa questão só.

Após a conclusão de todas as perguntas consideradas fáceis, volte nas que foram sinalizadas e comece a resolver. Ao terminá-las, faça uma espécie de revisão de todas as questões que já foram respondidas até o momento. Após essa conferência, passe as mesmas para o cartão de resposta. O candidato já tem aí mais da metade da prova pronta e respondida. Agora, com o restante do tempo, é hora de “brigar” com as perguntas que foram deixadas de lado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale lembrar que questões consideradas mais fáceis estão espalhadas por toda a prova, inclusive nas disciplinas em que o estudante não gosta tanto. Portanto, ao fazer a leitura da prova, dê uma olhada nas questões das matérias de Química, Física e Matemática. Nestas disciplinas podem ser encontradas resoluções fáceis, o que é a garantia de novos pontos. Deixar para o final todas as questões de disciplinas consideradas pesadas e mais difíceis pode ser perigoso, já que o candidato pode se desesperar, por conta da tensão e do menor tempo restante. Claro que toda regra tem exceção, podendo esse método variar da preferência do estudante.

Dica

Outra dica dada por professores é fazer um cálculo simples para se aproximar de uma média de tempo para a resolução de cada questão. Para saber, divida o tempo total de prova em minutos pelo total de questões da prova. Com essa estimativa é possível obter um tempo aproximado por questão.

Além de todas essas dicas, o mais importante é o estudante estar calmo e ciente de que estudou, estando assim preparado para enfrentar todos os questionamentos presentes na prova. A tranquilidade é um dos maiores aliados nesse momento. Dessa forma, a aprovação será garantida.

Veja também

Provas da 1ª fase de Medicina da UVV do Vestibular 2022/1 são realizadas
A UVV oferece 85 vagas para o curso de Medicina. As oportunidades são para Vila Velha/ES.

PUCPR: provas on-line do Vestibular de Verão 2022 dos demais cursos são realizadas hoje (17)
As provas on-line ocorrem em dois blocos de duas horas e um intervalo de 10 minutos.

URCA (CE) aplica provas do seu Vestibular 2021/2 neste final de semana
O Cartão de Identificação, onde consta os locais de prova, deverá ser impresso, assinado e apresentado no local de aplicação das provas junto com o documento de identificação com foto.

Provas do Vestibular 2022 de Medicina da Emescam (ES) acontecem neste final de semana
É preciso que os candidatos utilizem máscaras que cubram nariz e boca durante todo o período de permanência nos locais de prova. Será permitido levar seu próprio álcool gel.

Faculdade Pitágoras Eunápolis (BA) inscreve para Vestibular 2022 de Medicina via Enem
Processo seletivo oferece seis bolsas de estudos a estudantes da rede pública de ensino que têm renda de até um salário mínimo

UEG solta resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às 390 vagas fizeram as provas no dia 19 de setembro em Goiânia e no interior de Goiás

UESB divulga concorrência do Vestibular Especial 2021/1
Direito, Odontologia e Enfermagem são os cursos mais procurados deste vestibular, o primeiro depois do surgimento do coronavírus

Abertas inscrições para Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP
Interessados nas mais de 2,6 mil vagas deverão fazer provas on-line no dia 5 de dezembro

Unipar recebe inscrições para Vestibular 2022/1 de Medicina
Processo seletivo oferece 110 vagas. Curso é ministrado na cidade paranaense de Umuarama.

Unifesp realiza Feira de Profissões 2021
As inscrições podem se feitas on-line e gratuitamente. Evento acontece na próxima semana.

UECE finaliza inscrições para Vestibular 2022
Provas da 1ª fase estão agendadas para 15 de novembro. Já segunda etapa ocorrerá em 5 e 6 de dezembro.

Inscrições do Vestibular de Verão 2022 da UCPel estão abertas
O prazo vai até 24 de novembro, com taxa de R$ 200, para os cursos de Medicina e Odontologia. Para os demais, o prazo vai até 30 de novembro.