Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como conciliar o tempo durante a prova

Como conciliar o tempo durante a prova

Saber dividir corretamente o tempo na prova ao responder as questões do vestibular é fundamental para um bom desempenho no processo seletivo.

Publicado por Érica Caetano
É importante que o estudante saiba dividir o tempo durante a prova do vestibular
É importante que o estudante saiba dividir o tempo durante a prova do vestibular

Um ponto muito importante e que deve estar bem claro a todos os candidatos de qualquer processo seletivo é a administração do tempo durante a realização das provas do vestibular. Apesar de muitos estudantes acharem que é uma questão totalmente fácil de lidar, outros muitos possuem dúvidas quanto à distribuição do tempo. Por onde começar a responder, se deve fazer a redação antes de tudo, se o correto é seguir a ordem da prova etc.

O que professores e especialistas da área orientam é que o candidato comece a prova pelas questões que ele considera mais fáceis, já que tanto elas quanto as mais difíceis possuem o mesmo peso, ou seja, o mesmo valor de pontos. E num processo seletivo como o vestibular, o interessante é que se acumule o maior número de pontos e não que se responda os questionamentos mais complicados.

Inicie fazendo uma leitura da prova, começando pela matéria que tenha mais facilidade e vá alternando as matérias a cada grupo de questões. Deixe de lado as perguntas mais longas ou complicadas. Vá resolvendo as que você considera mais fáceis e marque com algum sinal ou símbolo as outras que conheça o assunto, mas que acredita levar mais tempo para resolver. É importante também não ficar muito tempo numa questão só.

Após a conclusão de todas as perguntas consideradas fáceis, volte nas que foram sinalizadas e comece a resolver. Ao terminá-las, faça uma espécie de revisão de todas as questões que já foram respondidas até o momento. Após essa conferência, passe as mesmas para o cartão de resposta. O candidato já tem aí mais da metade da prova pronta e respondida. Agora, com o restante do tempo, é hora de “brigar” com as perguntas que foram deixadas de lado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale lembrar que questões consideradas mais fáceis estão espalhadas por toda a prova, inclusive nas disciplinas em que o estudante não gosta tanto. Portanto, ao fazer a leitura da prova, dê uma olhada nas questões das matérias de Química, Física e Matemática. Nestas disciplinas podem ser encontradas resoluções fáceis, o que é a garantia de novos pontos. Deixar para o final todas as questões de disciplinas consideradas pesadas e mais difíceis pode ser perigoso, já que o candidato pode se desesperar, por conta da tensão e do menor tempo restante. Claro que toda regra tem exceção, podendo esse método variar da preferência do estudante.

Dica

Outra dica dada por professores é fazer um cálculo simples para se aproximar de uma média de tempo para a resolução de cada questão. Para saber, divida o tempo total de prova em minutos pelo total de questões da prova. Com essa estimativa é possível obter um tempo aproximado por questão.

Além de todas essas dicas, o mais importante é o estudante estar calmo e ciente de que estudou, estando assim preparado para enfrentar todos os questionamentos presentes na prova. A tranquilidade é um dos maiores aliados nesse momento. Dessa forma, a aprovação será garantida.

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho