Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como conciliar a amizade e a concorrência no vestibular?

Como conciliar a amizade e a concorrência no vestibular?

Muitos amigos ao se prepararem para o vestibular acabam se tornando concorrentes a uma mesma vaga em determinada instituição.

Publicado por Érica Caetano
É importante conciliar a amizade mesmo no caso de concorrência no vestibular
É importante conciliar a amizade mesmo no caso de concorrência no vestibular

Não é novidade para ninguém que em época de vestibular o candidato precisa estudar e se dedicar muito para passar, afinal de contas, são muitos concorrentes buscando a mesma vaga que ele. Mas e quando esse concorrente é também seu amigo? Como lidar com a situação? É possível continuar com a amizade?

Por incrível que possa parecer, é mais do que natural que amigos concorrentes se tornem ainda mais próximos e grandes companheiros, inclusive de estudos. Não há como negar que a tal concorrência sempre estará entre eles durante esse período, entretanto, ela não pode ser confundida com rivalidade e ser sinônimo de desavença, pois a amizade deve prevalecer, sendo totalmente possível a convivência.

Se ajudem

Para que essa “disputa” não se torne algo tão acirrado e constrangedor entre os amigos é interessante que eles enxerguem a concorrência como uma parceria de novos e futuros colegas de profissão. Assim, as chances de sucesso tanto no vestibular quanto na carreira profissional serão garantidas para ambos. Mas para que isso aconteça efetivamente, é necessário que o candidato esteja seguro quanto a sua preparação nos estudos.

Como todo estudante sabe, preparar-se para o vestibular não é uma tarefa fácil e exige esforço, sacrifício, responsabilidade e muita força de vontade. Por isso, os amigos devem aproveitar a oportunidade de estarem se dedicando por um mesmo objetivo para trocarem informações sobre as universidades, notícias da área e da futura profissão, cursos, novidades a respeito do assunto, eventos, novas estatísticas, dentre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante também levar a situação na brincadeira, na esportiva e lembrar que no mercado de trabalho existem chances e oportunidades para os dois (ou mais) futuros profissionais de qualquer que seja a área e o curso escolhido.

Preocupar-se com o vestibular e com a concorrência de seu curso é completamente natural e aceitável, mas é preciso ficar atento e tomar muito cuidado na forma com que essa concorrência pode afetar as pessoas a sua volta, principalmente aqueles amigos que disputam a mesma vaga que você.

Lembre-se de que, na maioria das vezes, ter um concorrente amigo é mais uma forma de ajuda para você tanto nos estudos para o vestibular quanto na futura carreira profissional, além de ser uma forma de reforçar a amizade. Portanto, relaxe e seja parceiro do seu amigo / concorrente.

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game