Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como conciliar a amizade e a concorrência no vestibular?

Como conciliar a amizade e a concorrência no vestibular?

Muitos amigos ao se prepararem para o vestibular acabam se tornando concorrentes a uma mesma vaga em determinada instituição.

Publicado por Érica Caetano
É importante conciliar a amizade mesmo no caso de concorrência no vestibular
É importante conciliar a amizade mesmo no caso de concorrência no vestibular

Não é novidade para ninguém que em época de vestibular o candidato precisa estudar e se dedicar muito para passar, afinal de contas, são muitos concorrentes buscando a mesma vaga que ele. Mas e quando esse concorrente é também seu amigo? Como lidar com a situação? É possível continuar com a amizade?

Por incrível que possa parecer, é mais do que natural que amigos concorrentes se tornem ainda mais próximos e grandes companheiros, inclusive de estudos. Não há como negar que a tal concorrência sempre estará entre eles durante esse período, entretanto, ela não pode ser confundida com rivalidade e ser sinônimo de desavença, pois a amizade deve prevalecer, sendo totalmente possível a convivência.

Se ajudem

Para que essa “disputa” não se torne algo tão acirrado e constrangedor entre os amigos é interessante que eles enxerguem a concorrência como uma parceria de novos e futuros colegas de profissão. Assim, as chances de sucesso tanto no vestibular quanto na carreira profissional serão garantidas para ambos. Mas para que isso aconteça efetivamente, é necessário que o candidato esteja seguro quanto a sua preparação nos estudos.

Como todo estudante sabe, preparar-se para o vestibular não é uma tarefa fácil e exige esforço, sacrifício, responsabilidade e muita força de vontade. Por isso, os amigos devem aproveitar a oportunidade de estarem se dedicando por um mesmo objetivo para trocarem informações sobre as universidades, notícias da área e da futura profissão, cursos, novidades a respeito do assunto, eventos, novas estatísticas, dentre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante também levar a situação na brincadeira, na esportiva e lembrar que no mercado de trabalho existem chances e oportunidades para os dois (ou mais) futuros profissionais de qualquer que seja a área e o curso escolhido.

Preocupar-se com o vestibular e com a concorrência de seu curso é completamente natural e aceitável, mas é preciso ficar atento e tomar muito cuidado na forma com que essa concorrência pode afetar as pessoas a sua volta, principalmente aqueles amigos que disputam a mesma vaga que você.

Lembre-se de que, na maioria das vezes, ter um concorrente amigo é mais uma forma de ajuda para você tanto nos estudos para o vestibular quanto na futura carreira profissional, além de ser uma forma de reforçar a amizade. Portanto, relaxe e seja parceiro do seu amigo / concorrente.

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.