Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. O ambiente de estudo ideal, como ter um?

O ambiente de estudo ideal, como ter um?

Características do ambiente de estudo podem afetar diretamente no rendimento do estudante.

Publicado por Wanja Borges
O ideal é que o ambiente de estudo esteja disponível sempre que necessário
O ideal é que o ambiente de estudo esteja disponível sempre que necessário

Você sabia que organizar um ambiente especial para os estudos é mais importante do que determinar o tempo que será reservado para a atividade? Segundo especialistas, a aprendizagem é diretamente influenciada por contextos sociais e pelo espaço físico, ou seja, de nada vale dedicar horas para os estudos, se o recinto em que o estudante se encontra não contribui para sua concentração e rendimento. 

Fatores como iluminação, ventilação, cores e ruídos afetam diretamente na produtividade do vestibulando. Enquanto uma sala escura, fria e barulhenta resulta em cansaço, fadiga e inquietação, um ambiente bem iluminado, fresco e razoavelmente silencioso é capaz de proporcionar bem-estar, tranquilidade e atenção. E o mais importante é que encontrar essas características não é tão difícil como parece.

Estudando em casa

Em casa, por exemplo, o ideal é reservar um cômodo que esteja disponível sempre que necessário. O quarto é um dos espaços mais utilizados pelos vestibulandos por se tratar de um ambiente onde é possível ter privacidade sem tantas distrações e interrupções. Neste caso, o ideal é delimitar muito bem os dois ambientes para não correr o risco de o estudo acabar na cama. 

Como estudar para o vestibular sozinho

Além de desligar o telefone, televisão e rádio, também é recomendável a utilização de uma mesa espaçosa, capaz de organizar os materiais do dia com os de apoio, otimizar o aprendizado e diminuir o tempo de realização das tarefas. Uma cadeira confortável, que permite o estudante manter sua postura, e um quadro de avisos, para exposição de comunicados importantes, também são aconselháveis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fora de casa

Agora se a casa é pequena ou se o vestibulando divide o quarto com um irmão, por exemplo, recorrer a ambientes públicos pode ser uma boa alternativa. Bibliotecas municipais, salas de estudos nos cursinhos, parques, livrarias e cafeterias são algumas das opções disponíveis. Como neste caso não é possível ter todo o material didático por perto, o ideal é administrar a rotina, definindo qual conteúdo será estudado a cada dia. 

Mais importante do que a facilidade de adaptação do estudante com o ambiente, é sua identificação com o espaço. O recinto precisa, em primeiro lugar, respeitar o estilo pessoal do indivíduo. Se o vestibulando não gosta de silêncio, não há problemas em deixar o som ligado, desde que a música não atrapalhe sua concentração. Para situações como esta, músicas instrumentais são as mais aconselháveis. 

Vale ressaltar, ainda, que o ideal é fazer testes, com as várias opções disponíveis, para descobrir qual se ajusta melhor ao perfil e às necessidades do vestibulando. Fugir de exageros e priorizar o equilíbrio são os melhores métodos para escolher o ambiente. Agora que você já sabe como um espaço apropriado pode contribuir para a otimização dos estudos, que tal começar a organizar o seu? 

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.