Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. O ambiente de estudo ideal, como ter um?

O ambiente de estudo ideal, como ter um?

Características do ambiente de estudo podem afetar diretamente no rendimento do estudante.

Publicado por Wanja Borges
O ideal é que o ambiente de estudo esteja disponível sempre que necessário
O ideal é que o ambiente de estudo esteja disponível sempre que necessário

Você sabia que organizar um ambiente especial para os estudos é mais importante do que determinar o tempo que será reservado para a atividade? Segundo especialistas, a aprendizagem é diretamente influenciada por contextos sociais e pelo espaço físico, ou seja, de nada vale dedicar horas para os estudos, se o recinto em que o estudante se encontra não contribui para sua concentração e rendimento. 

Fatores como iluminação, ventilação, cores e ruídos afetam diretamente na produtividade do vestibulando. Enquanto uma sala escura, fria e barulhenta resulta em cansaço, fadiga e inquietação, um ambiente bem iluminado, fresco e razoavelmente silencioso é capaz de proporcionar bem-estar, tranquilidade e atenção. E o mais importante é que encontrar essas características não é tão difícil como parece.

Estudando em casa

Em casa, por exemplo, o ideal é reservar um cômodo que esteja disponível sempre que necessário. O quarto é um dos espaços mais utilizados pelos vestibulandos por se tratar de um ambiente onde é possível ter privacidade sem tantas distrações e interrupções. Neste caso, o ideal é delimitar muito bem os dois ambientes para não correr o risco de o estudo acabar na cama. 

Como estudar para o vestibular sozinho

Além de desligar o telefone, televisão e rádio, também é recomendável a utilização de uma mesa espaçosa, capaz de organizar os materiais do dia com os de apoio, otimizar o aprendizado e diminuir o tempo de realização das tarefas. Uma cadeira confortável, que permite o estudante manter sua postura, e um quadro de avisos, para exposição de comunicados importantes, também são aconselháveis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fora de casa

Agora se a casa é pequena ou se o vestibulando divide o quarto com um irmão, por exemplo, recorrer a ambientes públicos pode ser uma boa alternativa. Bibliotecas municipais, salas de estudos nos cursinhos, parques, livrarias e cafeterias são algumas das opções disponíveis. Como neste caso não é possível ter todo o material didático por perto, o ideal é administrar a rotina, definindo qual conteúdo será estudado a cada dia. 

Mais importante do que a facilidade de adaptação do estudante com o ambiente, é sua identificação com o espaço. O recinto precisa, em primeiro lugar, respeitar o estilo pessoal do indivíduo. Se o vestibulando não gosta de silêncio, não há problemas em deixar o som ligado, desde que a música não atrapalhe sua concentração. Para situações como esta, músicas instrumentais são as mais aconselháveis. 

Vale ressaltar, ainda, que o ideal é fazer testes, com as várias opções disponíveis, para descobrir qual se ajusta melhor ao perfil e às necessidades do vestibulando. Fugir de exageros e priorizar o equilíbrio são os melhores métodos para escolher o ambiente. Agora que você já sabe como um espaço apropriado pode contribuir para a otimização dos estudos, que tal começar a organizar o seu? 

Veja também

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
Mais de 5,6 mil candidatos farão provas no dia 6 de fevereiro, em Boa Vista.

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).