Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como estudar para o vestibular sozinho

Como estudar para o vestibular sozinho

Muitos estudantes que se preparam para o vestibular preferem estudar sozinhos a fazer cursinhos especializados.

Publicado por Érica Caetano
Alguns candidatos ao vestibular optam por estudar sozinhos
Alguns candidatos ao vestibular optam por estudar sozinhos

Ao iniciar a preparação para as provas do vestibular, muitos estudantes optam por estudarem sozinhos, ao invés de ingressarem em algum cursinho pré-vestibular. A escolha é válida, desde que o vestibulando tenha consciência e disciplina necessária para criar regras e uma rotina de estudo organizada para não se perder no meio do caminho.

Não é raro encontrarmos casos de alunos que deixam os cursos preparatórios para estudarem por conta própria. Existem registros positivos e negativos dessa escolha. Há estudantes que foram aprovados em mais de uma instituição estudando sozinho e há também aqueles que não obtiveram êxito.

Ao decidir estudar em casa é preciso tomar algumas providências antes mesmo de iniciar as atividades. A primeira delas é organizar um cantinho de estudos. Um espaço fresco, limpo, calmo, arejado e, principalmente, silencioso para o desenvolvimento das atividades. Criando esse local apropriado, as chances de melhorar a concentração e a produtividade crescem muito mais.

Outro fator muito importante para quem deseja estudar sozinho é a disciplina. É necessário adquirir o hábito de estudo através de uma rotina que deve ser rigorosamente seguida. Após definir o ambiente, defina também um mesmo horário para se dedicar às provas do vestibular diariamente.

Estabeleça também algumas regras, com materiais que atendam as necessidades do curso que irá prestar. O simples planejamento de estudo das disciplinas já resulta em um aproveitamento significativo de suas horas, acarretando em menos desperdício do seu tempo. Criar essa regularidade faz com que a ideia de sentar e estudar se torne um hábito, o que facilita muito a vida do vestibulando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante também eliminar as distrações, principalmente as que possam estar acessíveis e próximas do ambiente de estudo. Esqueça a televisão, os bate-papos, o celular e as redes sociais. Deixá-los próximos só irá prejudicar a sua concentração. A distração e o bate-papo podem ficar para outro momento.

Ao estudar, defina prioridades sobre o conteúdo em que possui maior dificuldade e aquele que terá maior peso na prova que for fazer. Se já tiver uma boa noção de todo o conteúdo, vá direto para o estudo das matérias com peso maior. Mas caso possua grandes dificuldades em determinado conteúdo, pegue firme nos estudos com ele até que fique claro. Para memorizar toda a matéria aprendida é importante elaborar resumos, associando o material estudado e criando macetes que possam facilitar a recordação de determinado assunto. Leituras em voz alta também podem ajudar.

Escolher um bom material de estudo também é fundamental para o aprendizado eficaz. Estude através de apostilas antigas de cursinhos, assista a aulas disponíveis na internet, faça simulados, use provas antigas e resoluções comentadas. Além disso, lembre-se de deixar todo o material de estudo próximo e acessível. Apostilas, folhas, caderno de anotações, dicionário, lápis, borracha etc. Interromper as atividades para buscar algo que tenha esquecido pode fazer com que se perca a linha de raciocínio e a concentração. Mantendo tudo em mãos, o aproveitamento do tempo dedicado aos estudos será muito melhor. Boa sorte!

Veja também

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas