Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. O papel dos pais na fase pré-vestibular

O papel dos pais na fase pré-vestibular

Muitos pais não sabem como agir ou ajudar os filhos que passam pela fase do pré-vestibular.

Publicado por Érica Caetano
Os pais devem estar com os filhos na fase pré-vestibular
Os pais devem estar com os filhos na fase pré-vestibular

Maior que a ansiedade dos estudantes que vão prestar vestibular, somente a dos pais, que acompanham de perto toda a trajetória e tentam auxiliar ao máximo seus rebentos. Porém, muitos, ao invés de ajudar, acabam por atrapalhar ou apavorar os filhos. Essa situação acontece em grande parte das vezes de forma não intencional.

Nesse momento tão importante da vida do filho, os pais devem procurar amenizar qualquer situação de estresse e ansiedade, dando todo o apoio necessário e direcionando, na medida do possível, todas as dúvidas e impasses que possam vir a aparecer no decorrer da preparação.

Um item apontado por psicólogos educacionais como o principal motivo dos desentendimentos familiares na época do vestibular está ligado à escolha da carreira e da faculdade. Por conta de discordarem das opções, pais e filhos acabam entrando em conflito, afastando-se um dos outros e perdendo essa relação e vínculo tão importante, principalmente nesta fase, em que é fundamental que a família esteja toda unida.

Esses impasses precisam ser resolvidos de maneira harmônica e no diálogo, para que se consiga chegar ou se aproximar de uma decisão em comum, que agrade ambas as partes. Caso a decisão do filho não seja a que realmente os pais desejam, é preciso ser tolerante. Essa discordância nítida de opiniões quanto às escolhas do filho traz uma angústia muito grande ao estudante que se prepara para as provas, podendo prejudicar seu rendimento.

Compreensão

Muitos pais também precisam entender que o aluno que se prepara para o vestibular tem que se dedicar integralmente aos estudos. Isso inclui muitas horas de estudos e abdicação de programas de lazer com a família, além da convivência com os demais familiares. Alguns pais tendem a cobrar do filho a presença em reuniões familiares e de amigos. Entretanto, esta é a hora em que a compreensão precisa prevalecer, pois toda a dedicação do vestibulando deve se concentrar no vestibular. No tempo que restar ele deve descansar a mente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A família, principalmente os pais, precisa colaborar com a rotina puxada de estudos do filho, organizando a casa com horários e evitar os excessos de reuniões e visitas. O estudante precisa de tranquilidade no ambiente em que vive. A casa deve evitar barulhos, para não prejudicar a concentração do candidato. A intromissão constantemente por crianças, empregadas, animais, entre outros, também pode prejudicar.

Respeito

É muito importante que os pais respeitem as decisões do filho. É ele quem deve decidir o que pretende seguir como carreira. Os pais podem e devem orientá-lo, auxiliá-lo, mas nunca podem passar por cima da vontade do filho. Essa imposição pode prejudicá-lo por uma vida toda, pois ele não será satisfeito com o que escolher trilhar profissionalmente e, consequentemente, não será um bom profissional. Oriente, auxilie, mas respeite o que ele optar. Esse será o caminho mais feliz e benéfico para toda a família.

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.