Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. O papel dos pais na fase pré-vestibular

O papel dos pais na fase pré-vestibular

Muitos pais não sabem como agir ou ajudar os filhos que passam pela fase do pré-vestibular.

Publicado por Érica Caetano
Os pais devem estar com os filhos na fase pré-vestibular
Os pais devem estar com os filhos na fase pré-vestibular

Maior que a ansiedade dos estudantes que vão prestar vestibular, somente a dos pais, que acompanham de perto toda a trajetória e tentam auxiliar ao máximo seus rebentos. Porém, muitos, ao invés de ajudar, acabam por atrapalhar ou apavorar os filhos. Essa situação acontece em grande parte das vezes de forma não intencional.

Nesse momento tão importante da vida do filho, os pais devem procurar amenizar qualquer situação de estresse e ansiedade, dando todo o apoio necessário e direcionando, na medida do possível, todas as dúvidas e impasses que possam vir a aparecer no decorrer da preparação.

Um item apontado por psicólogos educacionais como o principal motivo dos desentendimentos familiares na época do vestibular está ligado à escolha da carreira e da faculdade. Por conta de discordarem das opções, pais e filhos acabam entrando em conflito, afastando-se um dos outros e perdendo essa relação e vínculo tão importante, principalmente nesta fase, em que é fundamental que a família esteja toda unida.

Esses impasses precisam ser resolvidos de maneira harmônica e no diálogo, para que se consiga chegar ou se aproximar de uma decisão em comum, que agrade ambas as partes. Caso a decisão do filho não seja a que realmente os pais desejam, é preciso ser tolerante. Essa discordância nítida de opiniões quanto às escolhas do filho traz uma angústia muito grande ao estudante que se prepara para as provas, podendo prejudicar seu rendimento.

Compreensão

Muitos pais também precisam entender que o aluno que se prepara para o vestibular tem que se dedicar integralmente aos estudos. Isso inclui muitas horas de estudos e abdicação de programas de lazer com a família, além da convivência com os demais familiares. Alguns pais tendem a cobrar do filho a presença em reuniões familiares e de amigos. Entretanto, esta é a hora em que a compreensão precisa prevalecer, pois toda a dedicação do vestibulando deve se concentrar no vestibular. No tempo que restar ele deve descansar a mente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A família, principalmente os pais, precisa colaborar com a rotina puxada de estudos do filho, organizando a casa com horários e evitar os excessos de reuniões e visitas. O estudante precisa de tranquilidade no ambiente em que vive. A casa deve evitar barulhos, para não prejudicar a concentração do candidato. A intromissão constantemente por crianças, empregadas, animais, entre outros, também pode prejudicar.

Respeito

É muito importante que os pais respeitem as decisões do filho. É ele quem deve decidir o que pretende seguir como carreira. Os pais podem e devem orientá-lo, auxiliá-lo, mas nunca podem passar por cima da vontade do filho. Essa imposição pode prejudicá-lo por uma vida toda, pois ele não será satisfeito com o que escolher trilhar profissionalmente e, consequentemente, não será um bom profissional. Oriente, auxilie, mas respeite o que ele optar. Esse será o caminho mais feliz e benéfico para toda a família.

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.