Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Como controlar a ansiedade às vésperas do Enem

Como controlar a ansiedade às vésperas do Enem

Profissionais e estudantes dão dicas para driblar o nervosismo e o estresse

Publicado por Silvia Tancredi
Ficar ansioso é comum antes de fazer o Enem
Ficar ansioso é comum antes de fazer o Enem

Participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirar as notas exigidas para ingressar em uma instituição de ensino superior, por meio de processos seletivos ou por programas como o SiSU, o ProUni ou o Fies. Esse costuma ser o principal motivo pelo qual os estudantes fazem o exame educacional. 

Isso significa que a maioria dos candidatos passa pelas provas visando o futuro. Desse modo, é mais do que normal que eles se sintam ansiosos e preocupados e que criem expectativas.

De acordo com a psicóloga Adriane Cruvinel, de Goiânia, a ansiedade é  um sentimento de medo, desconforto e preocupação e um dos transtornos mais incidentes da atualidade, e costuma vir acompanhado de estresse. “O estresse é um sinal de que o corpo está se preparando para o desafio, a percepção de que há um desequilíbrio entre a exigência e competência diante de tarefas”, explica ela.     

Mas, até quando a referida ansiedade é considerada saudável? Segundo a profissional, preocupar-se com eventos que mantêm o jovem em alerta, pronto para reagir, é positivo, pois eles estão focando nas necessidades e objetivos deles. 

Contudo, ainda conforme a opinião de Adriane, a ansiedade deixa de ser uma reação positiva se o jovem tiver uma série de eventos estressores e pouca habilidade para lidar com estes, causando prejuízos à saúde, à vida social e afetiva, passando a ser uma constante. “A ansiedade, nesse caso, bloqueia o raciocínio dos jovens e o desempenho nas atividades cotidianas, fazendo com que se tornem jovens pessimistas com preocupações excessivas”, explica. 

Controle

Para conter a ansiedade, a psicóloga aconselha mudar os hábitos comportamentais, fazer atividades físicas, focar a atenção em outras atividades e ter pensamentos mais otimistas, não deixando a emoção tomar conta.

A diretora pedagógica do colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), Saray Azenha, também acredita que o esporte pode ajudar a conter a ansiedade em época de estudos para o Enem. Segundo ela, exercitar-se ativa os hormônios – como a adrenalina, responsável pela sensação de euforia – e a endorfina – que causa sensação de bem-estar e alívio das dores. 

O estudante de um cursinho paulista Pedro Dantas, de 18 anos, se considera bem ansioso. Mas, para contornar a situação, ele corre três vezes por semana, tira um dia da semana para descansar e sair com os amigos. Ouvir música e assistir seriados o ajudam a relaxar também. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas nem sempre os exercícios físicos são as atividades preferidas para aqueles que querem driblar a ansiedade. Rafael Gasparini, também de 18 anos, se considera uma pessoa sedentária e acha que os estudos consomem muito da energia dele. “Para relaxar, tento dormir cedo para estar bem no dia seguinte.  Meu passatempo é o celular e as redes sociais”, comenta. 


Pedro e Rafael, estudantes de cursinho

Apoio

Além de focar em atividades que relaxam, a psicóloga acredita que é importante que os jovens tenham contato com pessoas que têm condições de apoiá-los, como os pais. Para ela, eles devem acompanhar, ver se os jovens estão tendo disciplina, uma rotina adequada, fazer um planejamento anterior, pois, quanto mais cedo o planejamento, maior as chances de sucesso. 

A profissional recomenda, ainda, ter uma alimentação adequada e noites de sono satisfatórias. Não é interessante deixar para estudar na véspera das provas exagerando, o que pode levar a exaustão, podendo levara um esgotamento da emoção e do cérebro.   

A diretora pedagógica também aconselha praticar meditação para aliviar a tensão. Além disso, ela lembra que o jovem não deve ficar escravo dos estudos e deve ter uma vida social saudável.

Hora “H”

É importante que o estudante treine para que, no momento das provas, fique o mais calmo possível. Para Rafael, é importante não deixar o nervosismo crescer. “Eu sou uma pessoa mais tranquila, mas já vi vários amigos ficarem mal por conta da ansiedade. Eu faço Enem e vestibulares desde o segundo ano. É importante treinar para não deixar a ansiedade tomar conta”.

Acreditar em si mesmo durante as provas. Esse é o conselho da psicóloga Adriane. “Exercícios de respiração e relaxamento são boas dicas. Recordar eventos em que foi bem sucedido, que venceu. Fazer uma meditação silenciando a voz, dizendo pra si mesmo: “Eu sou capaz”, respirar fundo”, enumera ela. 

Por fim, segundo a diretora Saray, é importante que o jovem saiba que esta é apenas uma etapa de sua vida, e não o encerramento de uma fase.

Veja também

Resultado do SiSU 2021/1 é liberado
Inscrições para a lista de espera também começam nesta sexta-feira, 16 de abril.

IFGoiano divulga resultado preliminar do Vestibular 2021/1
Para participar foi inecessário que o estudante já tivesse terminado o ensino médio já que no momento das matrículas, será necessário apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

UFPR anuncia nova data das provas do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreria no final de março, mas foi adiado por causa do estado de emergência da pandemia do coronavírus

IFMG publica resultado final do Vestibular 2021
Também foi divulgado resultado do Vestibular Complementar 2021, que ofereceu vagas para os campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

Minas Gerais: Uniube abre inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Processo seletivo oferece 36 vagas. Curso é ministrado em dois campi situados em Uberaba

UFPA solta listão do PS 2021
Foram selecionados 7.018 candidatos que preencherãoas 7.355 vagas oferecidas e distribuídas em 196 opções de cursos ministrados em 19 municípios do Pará.

Pré-vestibular Municipal de Belém recebe inscrições
As aulas terão início no dia 12 de maio, realizadas de forma remota, na modalidade de Educação à Distância (EAD), por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Lista de remanejáveis na 3ª etapa do SSA 2021 da UPE é publicada
A terceira etapa do SSA 2021 da UPE ofereceu 1.730 vagas em 54 cursos de graduação. Do total de chances, 20% são reservadas a candidatos cotistas.

SiSU 2021/1: inscrições terminam nesta quarta-feira (14)
Para disputar uma das 206.609 vagas em 109 instituições de ensino, é necessário ter feito o Enem 2020

Convocações da lista de espera do Fies 2021/1 serão feitas até hoje (14)
A próxima etapa prevista no calendário é que os pré-convocados nessa lista deverão complementar as informações prestadas no momento da inscrição no site do Fies. 

Confira menores notas de corte de mais de 20 cursos do SiSU 2021/1
Essas notas são encontradas em universidades das regiões Nordeste e Centro-Oeste, especialmente na Unemat