Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Como controlar a ansiedade às vésperas do Enem

Como controlar a ansiedade às vésperas do Enem

Profissionais e estudantes dão dicas para driblar o nervosismo e o estresse

Publicado por Silvia Tancredi
Ficar ansioso é comum antes de fazer o Enem
Ficar ansioso é comum antes de fazer o Enem

Participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirar as notas exigidas para ingressar em uma instituição de ensino superior, por meio de processos seletivos ou por programas como o SiSU, o ProUni ou o Fies. Esse costuma ser o principal motivo pelo qual os estudantes fazem o exame educacional. 

Isso significa que a maioria dos candidatos passa pelas provas visando o futuro. Desse modo, é mais do que normal que eles se sintam ansiosos e preocupados e que criem expectativas.

De acordo com a psicóloga Adriane Cruvinel, de Goiânia, a ansiedade é  um sentimento de medo, desconforto e preocupação e um dos transtornos mais incidentes da atualidade, e costuma vir acompanhado de estresse. “O estresse é um sinal de que o corpo está se preparando para o desafio, a percepção de que há um desequilíbrio entre a exigência e competência diante de tarefas”, explica ela.     

Mas, até quando a referida ansiedade é considerada saudável? Segundo a profissional, preocupar-se com eventos que mantêm o jovem em alerta, pronto para reagir, é positivo, pois eles estão focando nas necessidades e objetivos deles. 

Contudo, ainda conforme a opinião de Adriane, a ansiedade deixa de ser uma reação positiva se o jovem tiver uma série de eventos estressores e pouca habilidade para lidar com estes, causando prejuízos à saúde, à vida social e afetiva, passando a ser uma constante. “A ansiedade, nesse caso, bloqueia o raciocínio dos jovens e o desempenho nas atividades cotidianas, fazendo com que se tornem jovens pessimistas com preocupações excessivas”, explica. 

Controle

Para conter a ansiedade, a psicóloga aconselha mudar os hábitos comportamentais, fazer atividades físicas, focar a atenção em outras atividades e ter pensamentos mais otimistas, não deixando a emoção tomar conta.

A diretora pedagógica do colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), Saray Azenha, também acredita que o esporte pode ajudar a conter a ansiedade em época de estudos para o Enem. Segundo ela, exercitar-se ativa os hormônios – como a adrenalina, responsável pela sensação de euforia – e a endorfina – que causa sensação de bem-estar e alívio das dores. 

O estudante de um cursinho paulista Pedro Dantas, de 18 anos, se considera bem ansioso. Mas, para contornar a situação, ele corre três vezes por semana, tira um dia da semana para descansar e sair com os amigos. Ouvir música e assistir seriados o ajudam a relaxar também. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas nem sempre os exercícios físicos são as atividades preferidas para aqueles que querem driblar a ansiedade. Rafael Gasparini, também de 18 anos, se considera uma pessoa sedentária e acha que os estudos consomem muito da energia dele. “Para relaxar, tento dormir cedo para estar bem no dia seguinte.  Meu passatempo é o celular e as redes sociais”, comenta. 


Pedro e Rafael, estudantes de cursinho

Apoio

Além de focar em atividades que relaxam, a psicóloga acredita que é importante que os jovens tenham contato com pessoas que têm condições de apoiá-los, como os pais. Para ela, eles devem acompanhar, ver se os jovens estão tendo disciplina, uma rotina adequada, fazer um planejamento anterior, pois, quanto mais cedo o planejamento, maior as chances de sucesso. 

A profissional recomenda, ainda, ter uma alimentação adequada e noites de sono satisfatórias. Não é interessante deixar para estudar na véspera das provas exagerando, o que pode levar a exaustão, podendo levara um esgotamento da emoção e do cérebro.   

A diretora pedagógica também aconselha praticar meditação para aliviar a tensão. Além disso, ela lembra que o jovem não deve ficar escravo dos estudos e deve ter uma vida social saudável.

Hora “H”

É importante que o estudante treine para que, no momento das provas, fique o mais calmo possível. Para Rafael, é importante não deixar o nervosismo crescer. “Eu sou uma pessoa mais tranquila, mas já vi vários amigos ficarem mal por conta da ansiedade. Eu faço Enem e vestibulares desde o segundo ano. É importante treinar para não deixar a ansiedade tomar conta”.

Acreditar em si mesmo durante as provas. Esse é o conselho da psicóloga Adriane. “Exercícios de respiração e relaxamento são boas dicas. Recordar eventos em que foi bem sucedido, que venceu. Fazer uma meditação silenciando a voz, dizendo pra si mesmo: “Eu sou capaz”, respirar fundo”, enumera ela. 

Por fim, segundo a diretora Saray, é importante que o jovem saiba que esta é apenas uma etapa de sua vida, e não o encerramento de uma fase.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa