Todos os anos a população de alguns estados brasileiros adiantam o relógio em uma hora, por causa do Horário de Verão. Em 2016, desde o dia 16 de outubro, 10 estados mais o Distrito Federal estão no horário especial que prevê, entre outras coisas, a economia nos gastos com energia elétrica.
Os estudantes que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 precisam estar atentos a essa mudança, pois as provas são aplicadas conforme o horário de Brasília. Além de ter horário diferente de outras capitais brasileiras, o Distrito Federal entrou no horário de verão, o que representa o adiantamento de uma hora na abertura e fechamento dos portões.
Normalmente o país conta com três fusos diferentes Rio Branco (-5h), Manaus (-4h) e Brasília (-3h), há ainda um quarto horário que abrange apenas algumas ilhas oceânicas, como Fernando de Noronha (PE). Com o início do horário de verão, o Brasil fica com quatro fusos diferentes, conforme o mapa abaixo:
Os estados das regiões norte e nordeste não entram no horário de verão.
Os estados que adiantam o relógio durante o horário de verão são: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O fim do horário especial está marcado para 19 de fevereiro de 2017.
Veja como ficam os horários de fechamento dos portões no dia do Enem, conforme o horário local de cada estado:
Fecham às 10h: Acre;
Fecham às 11h: Amazonas, Rondônia e Roraima;
Fecham às 12h: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins;
Fecham às 13h: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Locais de prova
O Inep/MEC prevê liberar o acesso ao cartão de confirmação de inscrição no Enem 2016 entre os dias 18 e 20 de outubro. No documento, além das informações pessoais do candidato deve conter os locais onde o estudante deve realizar a prova, marcada para os dias 5 e 6 de novembro.