Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Enem: O que levar e fazer no dia da prova?

Enem: O que levar e fazer no dia da prova?

Separar documento e caneta preta e sair de casa com antecedência são dicas importantes

Publicado por Silvia Tancredi
É importante saber com antecedência o que você deve fazer no dia do Enem
É importante saber com antecedência o que você deve fazer no dia do Enem

O dia de fazer as provas do Enem costuma ser de bastante ansiedade entre os participantes, afinal, é a hora da dedicação aos estudos mostrar resultado. E qual o segredo para ter sucesso nesse dia? Planejamento.

É importante que você planeje com antecipação como serão os dias de realização do exame educacional. No primeiro dia, são 5 horas e meia de prova e, no segundo, 5 horas. Para evitar contratempos, você precisa se atentar a alguns pontos. Anote esta lista com itens fundamentais:

Horário da prova

As provas do Enem começam, pontualmente, às 13h30, no horário de Brasília. No primeiro dia, os exames seguem até as 19h e, no segundo, até as 18h30.

Para evitar contratempos, a organização do exame educacional recomenda que você chegue com antecedência ao local de prova do Enem. Normalmente, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, mas, para evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus, o acesso aos prédios pode ser feito meia hora mais cedo, às 11h30.

Veja regras para evitar aglomeração durante as provas do Enem

Local de prova

Quem vai te levar às provas do Enem? Você vai com alguém da sua família? Vai sozinho? Vai de carro, de metrô, de táxi? Todas essas questões devem ser bem pensadas e avaliadas. 

Independente do meio de locomoção, você precisa verificar o melhor caminho para chegar ao local de prova do Enem e sair de casa pelo menos duas horas antes. Como são muitos participantes, nesse dia haverá trânsito.

Não é obrigatório levar o seu Cartão de inscrição do Enem impresso, mas tê-lo em mãos pode ajudar a encontrar o seu prédio e sua sala de forma mais rápida.

O que levar 

Documento 

Segundo o Edital do Enem, no dia das provas é obrigatório levar um documento original e oficial com foto. Nesse dia, você pode apresentar carteira de identidade (RG), carteira de motorista (CNH), carteira de trabalho ou passaporte (se for estrangeiro).

Caso você tenha perdido ou tenham roubado seu documento oficial, você terá que levar o comprovante que solicitou a segunda via ou o Boletim de Ocorrência.

Fique atento: alguns documentos com foto não são aceitos no dia do Enem, tais como carteira de estudante, carteira de clube e outros nesse estilo.

Caneta preta 

Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta é a única que deve ser levada no dia das provas do Enem. Somente este modelo é aceito pelo Inep. Então, separe pelo menos duas, pois, assim, se a tinta de uma falhar, você estará tranquilo por ter outra à mão.

 estudante fazendo prova do Enem com caneta preta
Oranização do Enem somente aceita caneta na cor preta

Máscara facial  

Em tempos de pandemia do coronavírus, separar sua máscara de proteção facial para as provas do Enem 2021 é obrigatório. O interessante é que você leve duas ou mais máscaras, pois a prova é de longa duração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia dicas de infectologista para evitar contaminação da covid-19 durante as provas do Enem

O que posso levar 

Lanche 

Nutricionistas recomendam que você organize o que vai comer antes e durante as provas do Enem. Como os testes são realizados à tarde, você pode almoçar algo leve, mas, ao mesmo tempo, nutritivo. 

O prato ideal para refeição antes das provas, segundo nutricionistas, deve garantir o consumo adequado de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Veja um exemplo:

Arroz + feijão (ou lentilha) + carne/peixe (preferencialmente magra) + vegetais cozidos + salada crua + fruta de sobremesa

Durante as provas, você pode comer alimentos que dão energia, como chocolates, biscoitos, castanhas, barrinhas de cereal, entre outras opções. O lanche pode ser vistoriado pelo fiscal.

Atenção: é importante que você leve sua própria água. Assim, não precisará levantar-se toda vez que sentir sede. Além disso, levar sua própria bebida é uma das orientações do protocolo de segurança sanitária para evitar contaminação do coronavírus.

Celular 

Hoje levamos o celular para todos os cantos. No dia do Enem, não será exceção. Você pode levar seu celular, mas se lembre de desligá-lo para que ele não toque durante as provas. Caso isso acontecer, você pode ser eliminado das provas. 

O fiscal de sala vai te entregar um envelope para guardar seu celular. Esse envelope deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira.

O que não levar para o Enem? 

Conforme o Edital do Enem, no dia das provas você não pode usar óculos escuros, relógio e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Também não é permitido levar caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos e anotações. 

Além do mais, a organização do Enem alerta que é proibido transportar tablets, calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, pen drive, alarmes, chaves com alarme, fone de ouvido ou com qualquer outro componente eletrônico.

O que vestir no Enem? 

São 5 horas de exame, as quais você ficará sentando. Então, recomendamos que no dia das provas do Enem você vista uma roupa confortável para aguentar a maratona de provas. Calçados que não apertem também são opções interessantes.

Resumão: O que levar e o que não levar no Enem

O que levar:

1.    Documento de identificação
2.    Caneta preta

O que posso levar

1.    Cartão de Inscrição
2.    Celular
3.    Alimentos
4.    Água

O que não levar

1.    Materiais escolares como lápis, borracha, régua, livros, apostilas, etc
2.    Acessórios como óculos escuros, bonés e relógios
3.    Materiais eletrônicos, tablets, iPads, pen-drives, etc

Confira também: o que não fazer no dia do Enem

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Pernambuco: FPS divulga resultado do Vestibular 2022/2
Instituição disponibilizou neste vestibular 62 vagas para Medicina e 168 para demais cursos de graduação.

UFT e UFNT publicam 2ª chamada do Vestibular 2022/2 via Enem
Etapa de matrículas online ocorre nos dias 5 e 6 de julho.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2022/2 da UFU termina hoje (30)
Inscrições podem ser feitas pela internet até às 16h. Taxa é de R$117.

UPE encerra nesta quinta-feira as inscrições do Vestibular EaD 2023
Estão sendo ofertadas 1.410 vagas distribuídas em 16 polos presenciais. Provas acontecem em agosto.

UEMA informa locais de prova do Vestibular 2022/2 de cursos a distância
Candidatos farão provas no dia 3 de julho, para concorrer a mais de 3,5 mil vagas em cursos da modalidade EaD.

Resultado do Vestibular de Inverno 2022 da Acafe está disponível
Os participantes fizeram as provas em 12 de junho, das 13h às 18h20. 

Unisc solta resultado do seu Vestibular de Inverno 2022
Aprovados em Medicina devem se matricular presencialmente na próxima segunda (4), para demais candidatos prazo vai até sexta (1) pela internet.

Chega ao fim o prazo de inscrições do Vestibular 2022/2 de Medicina e demais cursos da Unicap (PE)
A Unicap oferta 1.719 vagas neste vestibular. As provas para os vestibulandos dos cursos presenciais da Unicap serão realizadas em 09 de julho, exceto Medicina, que será aplicada no domingo, 10 de julho.

UFT solta resultado do Vestibular EaD 2022/2
Para a classificação do candidato, foram atribuídos pesos às disciplinas, de acordo com o curso para o qual o candidato se inscreveu.

Idomed recebe inscrições de Vestibular via Enem para bolsas em Medicina
Candidatos poderão concorrer a 19 bolsas integrais para Medicina em diferentes regiões brasileiras por meio de notas do Enem.

Bahiana publica aprovados no Vestibular 2022/2 de Medicina
Candidatos convocados deverão se matricular pela internet entre os dias 4 e 6 de julho.

IFSuldeMinas divulga resultado do Vestibular 2022/2
A seleção dos candidatos foi feita por meio do uso da nota obtida no Enem, em qualquer edição do exame de 2014 a 2021, e também pela prova regular.