Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Enem: O que levar e fazer no dia da prova?

Enem: O que levar e fazer no dia da prova?

No dia do Enem, participantes devem permanecer atentos aos detalhes da documentação e resolução das provas, dentre outros.

Publicado por Wanja Borges
Detalhes podem acarretar em eliminação do candidato no Enem
Detalhes podem acarretar em eliminação do candidato no Enem

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), detalhes podem fazer a diferença entre uma prova tranquila e a eliminação. Ir de óculos escuros ou relógio no dia do prova e não tirar os acessórios ao adentrar na sala de aula, por exemplo, já são motivos para a eliminação do participante. Atento a esses detalhes que fazem a diferença, o Super Vestibular preparou um check list dos pormenores que não podem ser esquecidos pelos participantes no dia do maior exame brasileiro. Confira: 

Apresente-se com antecedência no local de prova. Os portões são abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h, seguindo o horário de Brasília. Um minuto de atraso pode ser crucial para o candidato, por isso, o ideal é que o estudante saia o mais cedo possível de casa, garantindo assim calma e tranquilidade para resolução das questões. As informações sobre os horários constam no seu Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem.

Clique na imagem para ver detalhes do Cartão

Lembre-se do documento de identificação com foto. No dia da prova, somente serão aceitos documentos originais e com foto, como cédulas de identidade, identificação de conselhos de classes, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira de habilitação. Outros documentos ou cópias, mesmo que autenticadas, serão rejeitadas. Em caso de perda, furto ou extravio do documento de identificação, o Boletim de Ocorrência pode ser apresentado. 

A caneta preta de material transparente é a única permitida. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira não são aceitos no dia da prova. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e teste todas elas antes da prova. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Caneta Enem
Caneta preta é a única aceita no Enem

Desligue o celular. Evite levar o celular para as provas. Se tiver que levar, desligue-o assim que entrar no local de prova e guarde-o no porta-objetos que o fiscal de sala vai te entregar.  Ele deverá ser mantido embaixo da carteira lacrado.

Confira se seus dados estão corretos e se o Caderno de Questões está completo. Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu Caderno de Questões ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais do candidato também devem ser confirmados no Caderno de Questões, Cartão-Resposta, Folha de Redação e Lista de Presença. Qualquer erro deve ser informado ao aplicador, imediatamente. 

Veja também: O que não fazer no dia do Enem

Preencha a cor, transcreva a frase e registre sua assinatura. Todos os participantes devem, obrigatoriamente, marcar a cor do Caderno de Questões, bem como transcrever a frase apresentada em sua capa no Cartão-Resposta. Muita atenção neste momento, pois se você marcar a cor errada, todo o resultado será alterado. Além disso, o estudante não pode se esquecer de assinar o Cartão-Resposta, Folha de Redação e Rascunho e Lista de Presença. 

Permaneça na prova por duas horas e saia 30 minutos antes de seu fim, se quiser o Caderno de Questões. Obrigatoriamente, todos os candidatos devem permanecer nos seus respectivos locais de provas por, no mínimo, duas horas. Após este período, os interessados podem se ausentar definitivamente da sala de aula, contudo, sem o Caderno de Questões. Os interessados em levar o documento para casa só poderão se ausentar após às 18h30, no primeiro dia, e às 18h, no segundo. 

Assista às nossas videoaulas

Veja também

UFMS divulga resultado do Vestibular 2021 e 3ª etapa do PASSE 2020
Processos seletivos foram realizados no final de janeiro em 11 cidades do Mato Grosso do Sul

MEC libera consulta às vagas que serão oferecidas no SiSU 2021/1
Sistema oferecerá 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas

UFRR disponibilizará mais de 700 vagas no SiSU 2021/1
Oferta é de 37 cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 16 vagas.

Unesp adia Testes de Habilidades do Vestibular 2021 por causa do coronavírus
Provas de aptidão estavam marcadas para o próximo domingo (7). Testes são para cursos como Arquitetura e Música.

Cursinho social gratuito 2021 no Rio de Janeiro inscreve para novas turmas
Pré-vestibular prepara estudantes de baixa renda para processos seletivo e Enem 2021

UFRB recebe inscrições do Vestibular 2020/2 para cursos de Matemática, Música Popular Brasileira e Artes
O prazo vai até 11 de março e não há cobrança de taxa. A oferta da UFRB é de 450 vagas, metade para cada grupo de candidatos.

UFSCar recebe inscrições para Vestibular EaD 2021 de Pedagogia
Interessados nas 150 vagas serão avaliados por meio de análise das notas do Enem 2015 a 2019

Resultado do Vestibular 2021 via Enem do IFPA é publicado
As 442 oportunidades foram oferecidas via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foram aceitas as edições de 2017, 2018 e 2019.

Resultado da lista de espera do ProUni 2021/1 é liberado
Próxima etapa dos pré-selecionados é confirmar informações prestadas no momento da inscrição de 8 a 12 de março

Ceará: URCA divulga resultado do Vestibular 2020/2
Processo seletivo ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro em seis municípios do estado

UFT oferta quase mil vagas no SiSU 2021/1
A UFT oferecerá vagas nas seguintes modalidades de concorrência, de acordo com a existência de vagas em cada modalidade: ampla concorrência, ações afirmativas (Indígenas e Quilombolas) e Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).

UFRN recebe inscrições para o Teste de Habilidades Específicas de Música 2021
A seleção é exclusiva para aqueles que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 ou 2020, já que a pontuação será usada no lugar da aplicação de provas teóricas de conhecimentos gerais e redação.