O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser a grande chance de ingressar em um curso superior, seja em instituição pública ou privada. Por isso, no dia das provas é importante tomar todas as medidas possíveis para não ser eliminado do exame.
Para te ajudar a realizar a avaliação com tranquilidade, nós listamos 7 coisas que você não pode fazer no dia da prova do Enem:
1. Não sair de casa em cima da hora, pois no caminho para local de provas tudo pode acontecer, desde um pneu furado até um congestionamento nas proximidades do local em que será aplicado o Enem. O fechamento dos portões é pontual, às 13h pelo horário de Brasília, e não é permitida a entrada de atrasados.
Além dos quatro fusos horários, à época do Enem alguns estados estão no horário de verão, o que requer muito mais atenção. Não se atrase! Visitar o local de prova um dia antes para conhecer o caminho e traçar a melhor rota.
2. Não esqueça o documento de identidade. Apesar de outros métodos de identificação adotados pelo Inep, como a biometria, o documento de identificação oficial e com foto é o único que permite aos estudantes ingressar na sala de provas do Enem.
Veja também: O que levar e fazer no dia da prova
Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Para estes será realizado um método de identificação exclusivo, com coleta de alguns dados e assinatura em formulário específico.
3. Não deixe de se alimentar. Apesar de não exigir esforço físico, ir às provas do Enem sem ter se alimentado bem pode lhe causar mal-estar. Comer bem não significa comer muito. Uma indigestão na hora da prova também pode atrapalhar muito o desempenho.
Faça uma refeição pelo menos duas horas antes do início do Enem, caso contrário o nível de açúcar no sangue pode cair, causando desconforto e até desmaios. Veja o que comer no dia da prova.
4. Não leve objetos proibidos para as provas. Todo e qualquer objeto eletrônico é proibido durante as provas, exceto aqueles cujo uso tenha sido solicitado por pessoas com deficiências, como aparelhos auditivos, por exemplo.
Veja como solicitar atendimento especial no Enem
Não é permitido também usar óculos escuros ou levar lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais. O celular pode até permanecer com o estudante, mas precisa estar desligado e dentro de uma embalagem própria fornecida pelo fiscal de sala.
5. Não perca tempo com as questões mais difíceis. Ao contrário, ganhe tempo resolvendo as consideradas mais fáceis e use o tempo final para buscar solução para as outras.
Confira também: Como funciona a prova do Enem
6. Não rasure o cartão de respostas. Tenha certeza das opções antes de marcar, pois qualquer rasura ou marcação dupla pode ocasionar a anulação da resposta.
7. Não tente sair com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais. O candidato que se portar assim poderá ser eliminado do exame. Caso termine a prova antes dos 30 minutos finais, espere sentado até o horário permitido ou saia sem o caderno.