Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. 7 coisas que você não deve fazer no dia da prova do Enem

7 coisas que você não deve fazer no dia da prova do Enem

É importante tomar alguns cuidados para não perder a hora ou ser eliminado da prova mais importante do ano.

Publicado por Rafael Batista
Algumas dicas são primordiais para evitar a eliminação do exame.
Algumas dicas são primordiais para evitar a eliminação do exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser a grande chance de ingressar em um curso superior, seja em instituição pública ou privada. Por isso, no dia das provas é importante tomar todas as medidas possíveis para não ser eliminado do exame.

Para te ajudar a realizar a avaliação com tranquilidade, nós listamos 7 coisas que você não pode fazer no dia da prova do Enem:

1. Não sair de casa em cima da hora, pois no caminho para local de provas tudo pode acontecer, desde um pneu furado até um congestionamento nas proximidades do local em que será aplicado o Enem. O fechamento dos portões é pontual, às 13h pelo horário de Brasília, e não é permitida a entrada de atrasados.

Além dos quatro fusos horários, à época do Enem alguns estados estão no horário de verão, o que requer muito mais atenção. Não se atrase! Visitar o local de prova um dia antes para conhecer o caminho e traçar a melhor rota.

2. Não esqueça o documento de identidade. Apesar de outros métodos de identificação adotados pelo Inep, como a biometria, o documento de identificação oficial e com foto é o único que permite aos estudantes ingressar na sala de provas do Enem.

Veja também: O que levar e fazer no dia da prova

Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Para estes será realizado um método de identificação exclusivo, com coleta de alguns dados e assinatura em formulário específico.

3. Não deixe de se alimentar. Apesar de não exigir esforço físico, ir às provas do Enem sem ter se alimentado bem pode lhe causar mal-estar. Comer bem não significa comer muito. Uma indigestão na hora da prova também pode atrapalhar muito o desempenho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Faça uma refeição pelo menos duas horas antes do início do Enem, caso contrário o nível de açúcar no sangue pode cair, causando desconforto e até desmaios. Veja o que comer no dia da prova.

4. Não leve objetos proibidos para as provas. Todo e qualquer objeto eletrônico é proibido durante as provas, exceto aqueles cujo uso tenha sido solicitado por pessoas com deficiências, como aparelhos auditivos, por exemplo.

Veja como solicitar atendimento especial no Enem

Celular, relógio, fones de ouvido, anotações e óculos escuros estão proibidos durante as provas.

Não é permitido também usar óculos escuros ou levar lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais. O celular pode até permanecer com o estudante, mas precisa estar desligado e dentro de uma embalagem própria fornecida pelo fiscal de sala.

5. Não perca tempo com as questões mais difíceis. Ao contrário, ganhe tempo resolvendo as consideradas mais fáceis e use o tempo final para buscar solução para as outras.

Confira também: Como funciona a prova do Enem

6. Não rasure o cartão de respostas. Tenha certeza das opções antes de marcar, pois qualquer rasura ou marcação dupla pode ocasionar a anulação da resposta.

7. Não tente sair com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais. O candidato que se portar assim poderá ser eliminado do exame. Caso termine a prova antes dos 30 minutos finais, espere sentado até o horário permitido ou saia sem o caderno.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Inep contrata gráfica para o Enem 2020
Provas impressas somente serão aplicadas em 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro

Confira resultado do Fies 2020/2
Pré-selecionados devem complementar informações da inscrição no sistema do Fies de hoje até a próxima quinta-feira, 6 de agosto

MEC divulga 2ª chamada do ProUni 2020/2
Convocados precisam confirmar informações prestadas no momento da inscrição até o dia 11 de agosto

Já estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/2021 do IME
Os interessados podem se inscrever até 18 de agosto. Previsão é que provas sejam aplicadas este ano.

FGV dá início ao prazo de inscrições dos seus Vestibular 2021 com provas virtuais
Inscrições são para seletivas do Vestibular Unificado, Direito/SP e Economia/SP. O ingresso pode ser feito por provas on-line e via Enem.

Einstein (SP) aplica provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Interessados nas 30 vagas deverão usar máscara obrigatoriamente. Provas terão questões objetivas e discursivas e uma redação.

ITA recebe inscrições para Vestibular 2021
Provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de novembro e as da segunda, nos dias 8 e 9 de dezembro

UEPG dá início ao 2º prazo de inscrições do PSS 2020
Pedidos de isenção serão recebidos de hoje até o dia 10 de setembro. As provas estão agendadas para janeiro do ano que vem mas podem sofrer alteração na data conforme estiver a pandemia do novo coronavírus.

Pré-Enem 2020 gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas on-line
Aulas devem começar no dia 31 de agosto e serão ministradas a distância por meio de plataformas como o Zoom

Paraná: UEL divulga novo formato do Vestibular 2021
Modelo foi adotado por causa da pandemia do coronavírus. Principal novidade é que provas serão aplicadas somente em março de 2021.

Insper (SP) publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2020/2
Aprovados para a segunda fase terão que agendar as datas das avaliações, que poderão ser feitas entre 1 e 11 de agosto.

Inep divulga novos editais do Enem 2020 com medidas preventivas à Covid 19
Além das orientações para a prevenção, os documentos também formalizam as novas datas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a aplicação das provas impressas e digitais.