Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Escolas literárias no Enem

As escolas literárias no Enem estabelecem um diálogo com diversas áreas do conhecimento, podendo estar associadas a variados temas na prova de Linguagens e Códigos.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Conhecer as características das escolas literárias é fundamental para relacionar a Literatura às funções linguísticas e a temas políticos e sociais
Conhecer as características das escolas literárias é fundamental para relacionar a Literatura às funções linguísticas e a temas políticos e sociais

Conhecer a Literatura brasileira é fundamental para quem quer atingir uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio. As escolas literárias no Enem são contempladas dentro de um contexto de interpretação textual que exige que o aluno relacione a Literatura às funções linguísticas e também aos mecanismos para a construção de um texto literário.

Pensando nisso, o Super Vestibular traz para você um resumo das escolas literárias que mais caíram no Enem até o ano de 2013. Serão abordadas cinco escolas, o Quinhentismo, o Barroco, o Arcadismo, o Romantismo e o Realismo, suas principais características e representantes. Lembrando que compreender o estilo de cada época é muito mais fácil do que decorar conteúdos, pois somente quem entende os períodos literários é capaz de relacioná-los com outros temas, competência exigida na prova. Vamos lá?

Escolas literárias no Enem

Quinhentismo: ficou conhecido como a primeira escola literária brasileira. O nome faz referência ao século XVI, época da chegada dos primeiros portugueses em terras brasileiras. Como ainda não existia uma identidade cultural brasileira, os textos aqui produzidos ainda estavam impregnados pela influência da Literatura europeia e serviam basicamente para explicar o novo país para os europeus. O principal texto dessa escola literária é a Carta de Pero Vaz de Caminha, que embora seja um relato de viagem, possui considerável valor literário. Os textos de Padre José de Anchieta também são importantes.

Barrocofoi um movimento artístico que também alcançou representatividade na Literatura. As principais características referem-se à linguagem - rebuscada e repleta de jogos de palavras e ideias - e a uma primeira tentativa de abrasileiramento da linguagem literária. Seus principais representantes foram Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

Arcadismo: surgiu em um período conturbado e intenso da história mundial, contemporâneo às Revoluções Industrial e Francesa. No Brasil, a fase árcade foi marcada pela Inconfidência Mineira, e seus principais representantes foram Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa. Suas principais características são a valorização da natureza e a ruptura com o estilo barroco, que valorizava o rebuscamento da linguagem.

Romantismo: Importante escola literária brasileira, o Romantismo contou com ilustres representantes, como Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e José de Alencar. Suas principais características são a liberdade de criação, o sentimentalismo, a supervalorização do amor, a idealização da mulher e a evasão no tempo e no espaço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Realismo: Impossível pensar no Realismo sem associá-lo a seu principal representante: Machado de Assis. Essa escola literária rompeu drasticamente com o Romantismo ao apresentar cenários urbanos como principais ambientações das obras, tratar o amor de forma irônica e o casamento como um meio de ascensão social, além de buscar uma análise do perfil psicológico das personagens.

EXERCÍCIO DE LITERATURA RESOLVIDO – ENEM

ENEM – 2012 (Questão 131)

BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989
BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989

Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela

a) liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.

b) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.

c) simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.

d) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.

e) singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

Comentário da questão: As esculturas de Aleijadinho, representante das artes plásticas brasileiras no período Barroco, são marcadas por um forte apelo religioso, principal característica do período. Na imagem, podemos observar um dos profetas do Pátio do Santuário do Bom Jesus do Matosinho, em Congonhas, Minas Gerais, cuja expressão revela personalidade, atribuindo às imagens sacras feições populares, rompendo então com os padrões estéticos artísticos anteriores.

Resolução da questão: Alternativa “d”. 

Assista às nossas videoaulas

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023