Na hora da inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre as escolhas que precisam ser feitas está a opção de língua estrangeira: Inglês o Espanhol. Muitos candidatos acreditam que, pela proximidade com a Língua Portuguesa, já que ambas são línguas latinas, podem se dar bem na prova optando pelo Espanhol.
No entanto, os estudantes que optarem por esta língua não podem deixar o estudo de lado. Para afastar de vez o portunhol, é preciso conhecer bem o idioma estudando os principais conteúdos que podem cair na prova.
Pensando nos alunos que optaram pelo Espanhol no Enem, o Super Vestibular, com a ajuda da Professora Andreia Cristina, do Colégio Mopi do Rio de Janeiro, listou 7 dicas para te ajudar nos estudos de Língua Espanhola.
1. Artigos
Uma das grandes diferenças da língua espanhola é a existência de um artigo neutro, algo que não existe no português. Por mais que pareça, o “lo” não é um artigo masculino. Na verdade ele tem a função de substantivar adjetivos e verbos. No espanhol, o artigo definido masculino é “el”.
Exemplos
Artigo masculino
El papá vino cenar conmigo
(O papai veio jantar comigo)
Artigo neutro
No sabes lo complicada que es mi situación em la oficina.
(Você não sabe o quanto é complicada minha situação no escritório)
2. Falsos amigos
Os heterossemânticos, também conhecidos como “falsos amigos”, são aquelas palavras que se parecem muitos com algumas do nosso idioma, mas que tem uma tradução diferente. Toda atenção é importante para não cair em pegadinhas. Veja alguns exemplos:
Espanhol | Português |
Escoba | Vassoura |
Exquisito | Saboroso |
Embarazada | Grávida |
Pelado | Careca |
Oficina | Escritório |
3. Verbos
Assim como na língua portuguesa, os candidatos precisam conhecer bem a conjugação verbal para conseguir atender as demandas das questões. Vale lembrar que o texto é apresentado em espanhol, mas as alternativas são em português.
Exemplos
Yo pienso de una manera diferente. (Eu penso de maneira diferente)
Nosotros pensamos de maneras diferente. (Nós pensamos de maneiras diferentes)
4. Atualidades
Da mesma forma que nas outras áreas do exame, temas atuais são amplamente abordados na prova de língua estrangeira. Por isso, é importante que o candidato esteja sempre informado sobre o que acontece no mundo para realizar a prova com tranquilidade.
5. Fluência
Adquirir fluência em outra língua é uma tarefa difícil, mas dedicar tempo para leitura de livros ou assistir filmes no idioma pode ajudar bastante a dominar a língua. Além disso, livros e filmes podem ser grande aliados para conhecer um pouco da cultura de países de língua espanhola.
6. Glossário
Durante os estudos não dispense o uso do dicionário, ele pode ser um grande aliado para ajudar a traduzir as palavras mais difíceis. Aproveite também para criar um glossário próprio, com os vocábulos que geram mais dúvidas.
7. Provas Anteriores
Ter contato com provas anteriores pode ajudar a ter intimidade para resolver todas as questões da prova, inclusive as de espanhol. Apesar da atualidade das provas, alguns temas são recorrentes nos grandes vestibulares e também no Enem.