Foi publicado nesta quarta-feira, 15 de maio, o edital da 2ª edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). De acordo com o documento, as inscrições terão início em 04 junho e seguem abertas até às 23h59 do dia 07 seguinte, exclusivamente pela internet.
Veja como se inscrever no SiSU!
Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas e nem o número de universidade participantes, mas isto deve ocorrer em breve. Esta notícia será atualizada com os números em breve.
A edição de 2018/2 do SiSU ofereceu 57.271 vagas em 68 instituições de educação superior, sendo 59 federais, oito instituições públicas estaduais e uma pública municipal.
Quem pode se inscrever no SiSU 2019/2?
Podem se inscrever no SiSU 2019/2 somente aqueles que tenham participado da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.
Durante a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. Até o fim do prazo, os estudantes podem alterar as opções informadas, quantas vezes julgar necessária, bem como cancelar a inscrição.
É preciso também especificar a ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno, além da modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
a) às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
b) às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao SiSU;
c) às vagas destinadas à ampla concorrência.
O candidato não poderá fazer a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.
Serão disponibilizadas as notas de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas.
Resultado
Esta segunda edição de 2019 do SiSU será realizada em uma única chamada e o resultado está previsto para ser divulgado em 10 de junho.
O selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado na chamada regular, entre os dias 12 e 17 de junho, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.
As instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no SISU, referente à chamada regular, no período de 12 a 24 de junho.
Lista de espera
Para participar da lista de espera é necessário manifestar seu interesse por meio da página do SISU, na internet, no período de 11 de junho até as 23 horas e 59 do dia 17 de junho. O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção.
Saiba mais sobre a Lista de Espera do SiSU
Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção na chamada regular do processo seletivo do SiSU.
SiSU
O SiSU é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. Ele ocorre duas vezes ao ano.
Mais detalhes podem ser obtidos através deste endereço eletrônico.