Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Edital do SISU 2019/2 é publicado

Edital do SISU 2019/2 é publicado

As inscrições terão início em 04 junho e seguem abertas até às 23h59 do dia 07 seguinte, exclusivamente pela internet.

Publicado por Érica Caetano
15/05/2019 12h49 , atualizado em 23/05/2019 08h42

Foi publicado nesta quarta-feira, 15 de maio, o edital da 2ª edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). De acordo com o documento, as inscrições terão início em 04 junho e seguem abertas até às 23h59 do dia 07 seguinte, exclusivamente pela internet.

Veja aqui o Edital!

Veja como se inscrever no SiSU!

Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas e nem o número de universidade participantes, mas isto deve ocorrer em breve. Esta notícia será atualizada com os números em breve.

A edição de 2018/2 do SiSU ofereceu 57.271 vagas em 68 instituições de educação superior, sendo 59 federais, oito instituições públicas estaduais e uma pública municipal. 

Quem pode se inscrever no SiSU 2019/2?

Podem se inscrever no SiSU 2019/2 somente aqueles que tenham participado da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.

Durante a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. Até o fim do prazo, os estudantes podem alterar as opções informadas, quantas vezes julgar necessária, bem como cancelar a inscrição.

É preciso também especificar a ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno, além da modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:

a) às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
b) às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao SiSU;
c) às vagas destinadas à ampla concorrência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O candidato não poderá fazer a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

Serão disponibilizadas as notas de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas.

Resultado

Esta segunda edição de 2019 do SiSU será realizada em uma única chamada e o resultado está previsto para ser divulgado em 10 de junho. 

O selecionado deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado na chamada regular, entre os dias 12 e 17 de junho, devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

 As instituições participantes deverão lançar a ocupação das vagas no SISU, referente à chamada regular, no período de 12 a 24 de junho.

Lista de espera

Para participar da lista de espera é necessário manifestar seu interesse por meio da página do SISU, na internet, no período de 11 de junho até as 23 horas e 59 do dia 17 de junho. O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção.

Saiba mais sobre a Lista de Espera do SiSU

Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção na chamada regular do processo seletivo do SiSU.

SiSU

O SiSU é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. Ele ocorre duas vezes ao ano.

Mais detalhes podem ser obtidos através deste endereço eletrônico.
 

Veja também

RoboCup: Brasil sedia Copa do Mundo de Robótica 2025, competição de robôs e Inteligência Artificial (IA)
Salvador (BA) sedia até 20 de julho a RoboCup em que estudantes apresentam robôs projetados e programados para cumprir desafios diversos
Fies 2025.2: inscrição encerra hoje, 18
São oferecidas mais de 74 mil vagas para financiamento de mensalidades de cursos de graduação em universidades públicas.
ProUni 2025.2: aprovados na 1ª chamada devem comprovar informações da inscrição até hoje, 18
São oferecidas 211 mil bolsas de estudo integral e parcial em universidades privadas de todo país.
Inscrição do Fies 2025.2 termina hoje (18). Veja quem pode participar
Programa oferece mais de 74 mil vagas em 1.215 universidades particulares de todo o Brasil
Olitef lança concurso cultural que premia escolas destaques da olimpíada de educação financeira de 2024
Serão distribuídos até R$ 600 mil para escolas vencedoras do concurso cultural da Olitef
Prêmio Educador Transformador 2025 recebe inscrição gratuita de projetos em educação inovadora
Nesta edição, jornada de desenvolvimento do prêmio contará com suporte de Inteligência Artificial para aperfeiçoar os projetos
IA e educação: especialistas comentam como utilizar a inteligência artificial como ferramenta de estudo
Presente no cotidiano dos estudantes, eles podem utilizar IA a seu favor, de forma que facilite no processo de aprendizagem e fixação dos conteúdos.
Redação Encceja 2025: especialista explica melhores formas de começar o texto
Parte da prova de Português no Encceja 2025 é a produção de uma redação dissertativo-argumentativa.
PND 2025: sites falsos aplicam golpes na inscrição do CNU dos professores
Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) estão abertas até 25 de julho. Provas acontecem no final de outubro
Encceja 2025: confira 5 videoaulas gratuitas para te ajudar na prova de Português
Provas do Encceja 2025 acontecerão no primeiro domingo de agosto, dia 3
UECE divulga datas das provas do Vestibular 2026 e edital de isenção de taxa
São ofertadas 2.880 vagas em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.
Confira 7 filmes para estudar e treinar inglês durante as férias, segundo especialistas
O período das férias escolares pode ser aproveitado para assistir a conteúdos de lazer e ao mesmo tempo aprender um novo idioma