Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. SiSU
  4. Lista de Espera do Sisu

Lista de Espera do Sisu

Para participar da Lista de Espera do Sisu, estudante deve manifestar interesse no Boletim do Candidato.

Publicado por Wanja Borges
Vagas ociosas em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos são destinadas para lista de espera do Sisu
Vagas ociosas em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos são destinadas para lista de espera do Sisu

Muitos estudantes estão cansados de saber que, além da chamada regular, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) oferece uma segunda chance para os candidatos não selecionados: a Lista de Espera. Por outro lado, seu funcionamento, finalidade e critérios de participação ainda são desconhecidos por grande parte deles. Para garantir que o estudante não perca essa oportunidade, o Super Vestibular separou algumas dicas importantes sobre a adesão à Lista de Espera. 

Como funciona a lista de espera do SiSU

Atualmente, o SiSU realiza apenas uma chamada. Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga. Após essa chamada regular, o Sistema disponibiliza às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, seja em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos.

Confira o que está por trás do resultado do SiSU

Entretanto, em primeiro lugar, é preciso ter em mente que somente os candidatos não selecionados na chamada regular podem participar dessa etapa. Em segundo, vale ressaltar que o estudante só poderá integrar a Lista de Espera em uma das opções escolhidas no momento da inscrição.

Até 2018, os aprovados em curso de segunda opção, mesmo efetuando matrícula, também poderiam participar, mas isso foi revisto em 2019.

Como participar da lista de espera do SiSU

Para participar, o processo é simples, mas não automático. O estudante interessado deve acessar o Boletim do Candidato, no site do SiSU, e na tela da primeira opção de curso, clicar em “participar da lista de espera”. Em seguida, uma mensagem de confirmação será emitida pelo sistema. Geralmente, o prazo para participar da lista de espera começa no dia em que o resultado da chamada regular é divulgado e segue por mais uma semana. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após o encerramento do prazo para adesão à Lista de Espera, uma lista com o nome dos interessados é repassada às instituições participantes, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes. As chamadas serão feitas a partir da data informada no site do Sisu até que todas as vagas sejam preenchidas ou até as primeiras semanas de aula.

Resultado da lista de espera do SiSU

Vale destacar, ainda, que a classificação no SiSU não reflete a classificação do candidato da Lista de Espera. Isso acontece porque a Lista é composta apenas por candidatos que optaram pela participação, o que pode favorecer determinados estudantes que decidiram pela nova tentativa. Outro ponto que merece destaque é o acompanhamento das convocações, cuja responsabilidade é exclusiva do próprio estudante.

Para saber se seu nome está na Lista de Espera e se você foi convocado, basta entrar em contato diretamente com a universidade informada na primeira opção. O candidato deve focar sua atenção nessa etapa do processo para não correr o risco de perder o prazo e, consequentemente, a oportunidade. Os documentos necessários e os horários para matrícula variam por instituição, por isso, a atenção deve ser redobrada. A Lista é de Espera, mas você também precisa agir. Sem ação, não tem convocação. 

Veja também

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.

UPE adia SSA para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus
A ideia é que as inscrições sejam realizadas no próximo mês de julho ou agosto. Contudo, as provas só ocorrerão em 2021.

Enem 2020 registra mais de 6,1 milhões de inscrições
No entanto, número pode diminuir, pois também foram contabilizados estudantes que ainda não pagaram taxa. Prazo para pagamento encerra hoje.

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição do Enem 2020
Inscritos podem fazer o pagamento em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e internet banking

Inscrições do Enem 2020 são encerradas após prazo prorrogado
Inep informou que candidatos poderão se inscrever com outro documento, como o CPF, na ausência do RG.

Inep publica Manual de Correção da Redação do Enem
Material detalha, por exemplo, o que leva estudantes a tirarem nota zero e competências seguidas pelos avaliadores para corrigir o texto

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.