A Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma segunda chance para os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do programa.
O Super Vestibular destacou neste artigo as informações de como funciona a lista de espera do SiSU, qual a sua finalidade e critérios de participação.
Tópicos deste artigo
Como funciona a lista de espera do SiSU
Atualmente, o SiSU realiza apenas uma chamada. Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.
Após essa chamada regular, o SiSU disponibiliza às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, seja em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos.
Confira o que está por trás do resultado do SiSU
Entretanto, em primeiro lugar, é preciso ter em mente que somente os candidatos não selecionados na chamada regular podem participar dessa etapa. Em segundo, vale ressaltar que o estudante só poderá integrar a Lista de Espera em uma das opções escolhidas no momento da inscrição.
Até 2018, os aprovados em curso de segunda opção, mesmo efetuando matrícula, também poderiam participar, mas isso foi revisto em 2019.
Como participar da lista de espera do SiSU
Para participar, o processo é simples, mas não automático.
O estudante interessado deve acessar o sistema do SiSU durante o prazo especificado para a manisfestação de instesse na lista de espera no cronograma
Em seu boletim, o candidato deve clicar no botão que corresponde a confirmação de interesse na lista de espera.
Em seguida, uma mensagem de confirmação será emitida pelo sistema. Geralmente, o prazo para participar da lista de espera começa no dia em que o resultado da chamada regular é divulgado e segue por mais alguns dias.
Após o encerramento do prazo para adesão à Lista de Espera, uma lista com o nome dos interessados é repassada às instituições participantes, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes.
As chamadas serão feitas a partir da data informada no site do Sisu até que todas as vagas sejam preenchidas ou até as primeiras semanas de aula.
Resultado da lista de espera do SiSU
Vale destacar, ainda, que a classificação no SiSU não reflete a classificação do candidato da Lista de Espera.
Isso acontece porque a Lista é composta apenas por candidatos que optaram pela participação, o que pode favorecer determinados estudantes que decidiram pela nova tentativa.
Outro ponto que merece destaque é o acompanhamento das convocações, cuja responsabilidade é exclusiva do próprio estudante.
Para saber se seu nome está na Lista de Espera e se você foi convocado, basta entrar em contato diretamente com a universidade informada na primeira opção.
O candidato deve focar sua atenção nessa etapa do processo para não correr o risco de perder o prazo e, consequentemente, a oportunidade.
Os documentos necessários e os horários para matrícula variam por instituição, por isso, a atenção deve ser redobrada. A Lista é de Espera, mas você também precisa agir. Sem ação, não tem convocação.