Logo Super Vestibular

Bioquímica

Bioquímicos estudam a química dos organismos vivos em diferentes áreas

Publicado por Silvia Tancredi
Laboratório é o ambiente de trabalho mais comum do bioquímico
Laboratório é o ambiente de trabalho mais comum do bioquímico

Recente no Brasil, até pouco tempo o curso de Bioquímica era ligado às Ciências Biológicas e à Farmácia. Hoje, os interessados na carreira já têm opções de cursos específicos ministrados em universidades de Minas Gerais e do Paraná, por exemplo.

A Bioquímica é a carreira que estuda a química dos organismos vivos em diferentes áreas, como científica, industrial, clínica, analítica, ambiental, alimentícia e biotecnológica.

Considerada uma interface entre os cursos de Biologia e Química, a Bioquímica utiliza as ferramentas de ambos para a produção de novos conhecimentos, tecnologias, produtos e processos.

Quem faz graduação em Bioquímica aplica as leis da química para o entendimento e aplicação tecnológica dos organismos vivos, ou seja, de um modo geral, estuda processos químicos que ocorrem para a manutenção da vida e usa este conhecimento para benefícios em diversas áreas, como indústrias, saúde e meio ambiente.

O bioquímico pode atuar como consultor, desenvolvedor, produtor, gestor e, ainda, na carreira acadêmica. 

Público-alvo

Para estudar o curso de Bioquímica, o jovem precisa ter interesse pelas disciplinas de Biologia e de Química. Também é interessante ter afinidade com a Matemática e a Física, pois ele trabalhará com estatísticas e cálculos.

Recomenda-se que o estudante tenha espírito investigativo e seja disciplinado, organizado, responsável e detalhista, uma vez que precisa ter capacidade de estimativa e análise de erro. 

Durante o curso e na carreira, o bioquímico pode atuar de forma individual, mas também em equipe, então é importante ter empatia, ser colaborativo e pensar de forma integrada. 

O profissional da Bioquímica trabalha em laboratórios ou locais fechados e com instrumentos técnicos e científicos; desse modo, deve ter interesse em manuseá-los. 

É necessário, ainda, ter grande capacidade de planejamento, análise e interpretação das informações obtidas nos experimentos que fará.

Por fim, o bioquímico precisa gostar de desafios, de resolver problemas e, em especial, de tecnologia, pois o curso é moderno e exige técnicas inovadoras e apuradas.

O curso

A grade curricular de Bioquímica é composta por disciplinas ligadas às ciências químicas, bioquímicas, exatas e tecnológicas. Algumas matérias de destaque no curso são:

    • Química orgânica 
    • Físico-química
    • Bioquímica clínica e toxicológica
    • Bioquímica de alimentos
    • Bioquímica industrial e bioprocessos
    • Processos fermentativos
    • Fitoquímica
    • Bioquímica ambiental
    • Biotecnologia
    • Biologia celular
    • Fisiologia
    • Imunologia e microbiologia. 

Entre algumas universidades que têm faculdades de Bioquímica estão: Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ), em Minas Gerais, e Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média

O curso de Bioquímica dura de quatro a cinco anos, de acordo com a instituição de ensino.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o bioquímico é vasto. O profissional pode atuar em diversas áreas, como: 

    • Alimentação e bebidas: ele analisa produtos, formulações químicas, processos fermentativos, etc;      
    • Saúde humana e veterinária: o profissional pesquisa as bases bioquímicas das doenças, faz análises clínicas e toxicológicas e em diagnóstico molecular, produz ou faz o controle da qualidade de kits de diagnóstico, fármacos, biofármacos, vacinas, entre outros;
    • Indústrias em geral: o bioquímico realiza e desenvolve análises de controle de qualidade físico-químico e microbiológico, busca novos ingredientes e formulações, conduz processos fermentativos e metabólicos industriais, etc;
    • Meio ambiente: pesquisa a poluição e a contaminação do ar, da água e do solo, realiza análises ambientais e processos de recuperação e tratamento de solos, águas e esgotos, entre outras atividades;      
    • Forense: faz perícias e testes químicos e biológicos para a resolução de crimes.

Formas de atuação

O graduado em bioquímica pode trabalhar na área de pesquisa, produção, desenvolvimento, inovação e controle e gestão de qualidade. 

Bioquímicos que têm domínio da área e tino comercial podem trabalhar na área de vendas e de marketing. Há ainda postos na área de gestão, como laboratorial, projetos e inovações. 

Graduados em Bioquímica podem seguir carreira acadêmica, ministrando aulas em universidades, ou de pesquisa, ao fazer mestrado e doutorado. 

Por fim, o profissional com experiência e situação financeira regular pode empreender, criando seu próprio negócio/indústria. 

Regulamentação da profissão 

A profissão de Bioquímica ainda não é regulamentada.

Remuneração média

De acordo com a Catho, a média salarial do bioquímico no Brasil é de R$ 2.709,15.

*Colaborou com esse texto o site Bioquímica Brasil

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.