Logo Super Vestibular

Bioquímica

Bioquímicos estudam a química dos organismos vivos em diferentes áreas

Publicado por Silvia Tancredi
Laboratório é o ambiente de trabalho mais comum do bioquímico
Laboratório é o ambiente de trabalho mais comum do bioquímico

Recente no Brasil, até pouco tempo o curso de Bioquímica era ligado às Ciências Biológicas e à Farmácia. Hoje, os interessados na carreira já têm opções de cursos específicos ministrados em universidades de Minas Gerais e do Paraná, por exemplo.

A Bioquímica é a carreira que estuda a química dos organismos vivos em diferentes áreas, como científica, industrial, clínica, analítica, ambiental, alimentícia e biotecnológica.

Considerada uma interface entre os cursos de Biologia e Química, a Bioquímica utiliza as ferramentas de ambos para a produção de novos conhecimentos, tecnologias, produtos e processos.

Quem faz graduação em Bioquímica aplica as leis da química para o entendimento e aplicação tecnológica dos organismos vivos, ou seja, de um modo geral, estuda processos químicos que ocorrem para a manutenção da vida e usa este conhecimento para benefícios em diversas áreas, como indústrias, saúde e meio ambiente.

O bioquímico pode atuar como consultor, desenvolvedor, produtor, gestor e, ainda, na carreira acadêmica. 

Público-alvo

Para estudar o curso de Bioquímica, o jovem precisa ter interesse pelas disciplinas de Biologia e de Química. Também é interessante ter afinidade com a Matemática e a Física, pois ele trabalhará com estatísticas e cálculos.

Recomenda-se que o estudante tenha espírito investigativo e seja disciplinado, organizado, responsável e detalhista, uma vez que precisa ter capacidade de estimativa e análise de erro. 

Durante o curso e na carreira, o bioquímico pode atuar de forma individual, mas também em equipe, então é importante ter empatia, ser colaborativo e pensar de forma integrada. 

O profissional da Bioquímica trabalha em laboratórios ou locais fechados e com instrumentos técnicos e científicos; desse modo, deve ter interesse em manuseá-los. 

É necessário, ainda, ter grande capacidade de planejamento, análise e interpretação das informações obtidas nos experimentos que fará.

Por fim, o bioquímico precisa gostar de desafios, de resolver problemas e, em especial, de tecnologia, pois o curso é moderno e exige técnicas inovadoras e apuradas.

O curso

A grade curricular de Bioquímica é composta por disciplinas ligadas às ciências químicas, bioquímicas, exatas e tecnológicas. Algumas matérias de destaque no curso são:

    • Química orgânica 
    • Físico-química
    • Bioquímica clínica e toxicológica
    • Bioquímica de alimentos
    • Bioquímica industrial e bioprocessos
    • Processos fermentativos
    • Fitoquímica
    • Bioquímica ambiental
    • Biotecnologia
    • Biologia celular
    • Fisiologia
    • Imunologia e microbiologia. 

Entre algumas universidades que têm faculdades de Bioquímica estão: Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ), em Minas Gerais, e Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média

O curso de Bioquímica dura de quatro a cinco anos, de acordo com a instituição de ensino.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o bioquímico é vasto. O profissional pode atuar em diversas áreas, como: 

    • Alimentação e bebidas: ele analisa produtos, formulações químicas, processos fermentativos, etc;      
    • Saúde humana e veterinária: o profissional pesquisa as bases bioquímicas das doenças, faz análises clínicas e toxicológicas e em diagnóstico molecular, produz ou faz o controle da qualidade de kits de diagnóstico, fármacos, biofármacos, vacinas, entre outros;
    • Indústrias em geral: o bioquímico realiza e desenvolve análises de controle de qualidade físico-químico e microbiológico, busca novos ingredientes e formulações, conduz processos fermentativos e metabólicos industriais, etc;
    • Meio ambiente: pesquisa a poluição e a contaminação do ar, da água e do solo, realiza análises ambientais e processos de recuperação e tratamento de solos, águas e esgotos, entre outras atividades;      
    • Forense: faz perícias e testes químicos e biológicos para a resolução de crimes.

Formas de atuação

O graduado em bioquímica pode trabalhar na área de pesquisa, produção, desenvolvimento, inovação e controle e gestão de qualidade. 

Bioquímicos que têm domínio da área e tino comercial podem trabalhar na área de vendas e de marketing. Há ainda postos na área de gestão, como laboratorial, projetos e inovações. 

Graduados em Bioquímica podem seguir carreira acadêmica, ministrando aulas em universidades, ou de pesquisa, ao fazer mestrado e doutorado. 

Por fim, o profissional com experiência e situação financeira regular pode empreender, criando seu próprio negócio/indústria. 

Regulamentação da profissão 

A profissão de Bioquímica ainda não é regulamentada.

Remuneração média

De acordo com a Catho, a média salarial do bioquímico no Brasil é de R$ 2.709,15.

*Colaborou com esse texto o site Bioquímica Brasil

Veja também

Alagoas: Resultado do Vestibular 2021/1 de Medicina da CESMAC já pode ser acessado
Caso ainda restem vagas, mais duas chamadas do Vestibular de Medicina 2021/1 estão previstas para 21 e 25 de janeiro.

Unesp abre inscrições para Seleção 2021 de Olimpíadas Científicas
Processo seletivo oferece 195 vagas em 30 cursos de graduação, como Administração e mais de dez áreas da Engenharia

Ibmec recebe inscrições do Vestibular 2021/1
As oportunidades destinam-se aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais, Engenharia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo.

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.