Recente no Brasil, até pouco tempo o curso de Bioquímica era ligado às Ciências Biológicas e à Farmácia. Hoje, os interessados na carreira já têm opções de cursos específicos ministrados em universidades de Minas Gerais e do Paraná, por exemplo.
A Bioquímica é a carreira que estuda a química dos organismos vivos em diferentes áreas, como científica, industrial, clínica, analítica, ambiental, alimentícia e biotecnológica.
Considerada uma interface entre os cursos de Biologia e Química, a Bioquímica utiliza as ferramentas de ambos para a produção de novos conhecimentos, tecnologias, produtos e processos.
Quem faz graduação em Bioquímica aplica as leis da química para o entendimento e aplicação tecnológica dos organismos vivos, ou seja, de um modo geral, estuda processos químicos que ocorrem para a manutenção da vida e usa este conhecimento para benefícios em diversas áreas, como indústrias, saúde e meio ambiente.
O bioquímico pode atuar como consultor, desenvolvedor, produtor, gestor e, ainda, na carreira acadêmica.
Tópicos deste artigo
- 1 - Público-alvo
- 2 - O curso
- 3 - Duração média
- 4 - Mercado de trabalho
- 5 - Formas de atuação
- 6 - Regulamentação da profissão
- 7 - Remuneração média
Público-alvo
Para estudar o curso de Bioquímica, o jovem precisa ter interesse pelas disciplinas de Biologia e de Química. Também é interessante ter afinidade com a Matemática e a Física, pois ele trabalhará com estatísticas e cálculos.
Recomenda-se que o estudante tenha espírito investigativo e seja disciplinado, organizado, responsável e detalhista, uma vez que precisa ter capacidade de estimativa e análise de erro.
Durante o curso e na carreira, o bioquímico pode atuar de forma individual, mas também em equipe, então é importante ter empatia, ser colaborativo e pensar de forma integrada.
O profissional da Bioquímica trabalha em laboratórios ou locais fechados e com instrumentos técnicos e científicos; desse modo, deve ter interesse em manuseá-los.
É necessário, ainda, ter grande capacidade de planejamento, análise e interpretação das informações obtidas nos experimentos que fará.
Por fim, o bioquímico precisa gostar de desafios, de resolver problemas e, em especial, de tecnologia, pois o curso é moderno e exige técnicas inovadoras e apuradas.
O curso
A grade curricular de Bioquímica é composta por disciplinas ligadas às ciências químicas, bioquímicas, exatas e tecnológicas. Algumas matérias de destaque no curso são:
• Química orgânica
• Físico-química
• Bioquímica clínica e toxicológica
• Bioquímica de alimentos
• Bioquímica industrial e bioprocessos
• Processos fermentativos
• Fitoquímica
• Bioquímica ambiental
• Biotecnologia
• Biologia celular
• Fisiologia
• Imunologia e microbiologia.
Entre algumas universidades que têm faculdades de Bioquímica estão: Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ), em Minas Gerais, e Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná.
Duração média
O curso de Bioquímica dura de quatro a cinco anos, de acordo com a instituição de ensino.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o bioquímico é vasto. O profissional pode atuar em diversas áreas, como:
• Alimentação e bebidas: ele analisa produtos, formulações químicas, processos fermentativos, etc;
• Saúde humana e veterinária: o profissional pesquisa as bases bioquímicas das doenças, faz análises clínicas e toxicológicas e em diagnóstico molecular, produz ou faz o controle da qualidade de kits de diagnóstico, fármacos, biofármacos, vacinas, entre outros;
• Indústrias em geral: o bioquímico realiza e desenvolve análises de controle de qualidade físico-químico e microbiológico, busca novos ingredientes e formulações, conduz processos fermentativos e metabólicos industriais, etc;
• Meio ambiente: pesquisa a poluição e a contaminação do ar, da água e do solo, realiza análises ambientais e processos de recuperação e tratamento de solos, águas e esgotos, entre outras atividades;
• Forense: faz perícias e testes químicos e biológicos para a resolução de crimes.
Formas de atuação
O graduado em bioquímica pode trabalhar na área de pesquisa, produção, desenvolvimento, inovação e controle e gestão de qualidade.
Bioquímicos que têm domínio da área e tino comercial podem trabalhar na área de vendas e de marketing. Há ainda postos na área de gestão, como laboratorial, projetos e inovações.
Graduados em Bioquímica podem seguir carreira acadêmica, ministrando aulas em universidades, ou de pesquisa, ao fazer mestrado e doutorado.
Por fim, o profissional com experiência e situação financeira regular pode empreender, criando seu próprio negócio/indústria.
Regulamentação da profissão
A profissão de Bioquímica ainda não é regulamentada.
Remuneração média
De acordo com a Catho, a média salarial do bioquímico no Brasil é de R$ 2.709,15.
*Colaborou com esse texto o site Bioquímica Brasil