Considerada uma das profissões mais promissoras, tanto no presente quanto no futuro, o ramo da biologia vem se destacando principalmente por conta da discussão acerca da manutenção dos recursos naturais e continuidade da vida da espécie humana. Com uma vasta possibilidade de atuação, a profissão se caracteriza pelo estudo de organismos vivos e suas interações com o ambiente.
Dentre as várias responsabilidades do biólogo, destaca-se o estudo, análise e classificação dos seres vivos e suas características; pesquisa sobre a aplicação dos organismos na indústria, medicina e fabricação de medicamentos; elaboração de laudos sobre impactos no meio ambiente, além de aulas, emissão de relatórios etc. No geral, o segmento de Biologia é considerado um dos mais aquecidos atualmente.
Público-alvo
Para atuar no segmento de biologia, é desejável que o estudante tenha capacidade de análise, concentração, observação, curiosidade e goste de matemática, ciências e pesquisa. Além disso, ter memória apurada, manter-se atualizado e com exatidão também são características que contribuem para o bom exercício da profissão. Profissionais com perfil generalista, crítico, ético e solidário costumam se destacar na área.
O curso
Normalmente, as graduações em Biologia são oferecidas em duas modalidades diferentes: licenciatura e bacharelado. Contudo, algumas instituições de ensino optam por oferecê-las em conjunto. Neste caso, os estudantes permanecem por mais seis meses no curso para receber os dois diplomas. No início da graduação, são ministradas aulas mescladas de química, física e matemática e de disciplinas específicas, a exemplo de ecologia, botânica, zoologia, anatomia, geologia, botânica etc. Além disso, aulas práticas também compõem a grade curricular da graduação.
Duração média
Bacharelado e Licenciatura – 8 a 10 semestres
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para biólogos está em alta e com perspectivas de crescimento, principalmente nos segmentos de biotecnologia, genética e sustentabilidade. Oportunidades no setor público ainda são escassas, por isso, o mercado privado concentra grande parte das vagas, por exemplo, em áreas de gestão ambiental, turismo ecológico, manejo do desenvolvimento sustentável e adequação à legislação.
Formas de Atuação
O profissional graduado em Biologia pode atuar em laboratórios de análises clínica e ambiental, escolas, hospitais, usinas de álcool, indústrias, parques, dentre outros. Além das atividades de pesquisa e de ensino, o biólogo também sai da graduação capacitado para trabalhar em empresas de consultoria de eventos e prevenção, conservação e melhoramento do meio ambiente. Dentre as principais especializações da Biologia, destacam-se a biomedicina, engenharia biomédica, engenharia genética, biotecnologia etc.
Campos de Atuação
Bioinformática
(Desenvolvimento de programas de computação para uso em pesquisas genéticas, etc.)
Biologia de organismos aquáticos
(Pesquisa do cultivo, reprodução e beneficiamento de animais, organismos no mar ou em água doce, etc.)
Controle de pragas e vetores
(Planejamento e aplicação técnica para controlar a transmissão de doenças entre animais, diminuir o impacto de pragas em lavouras, etc.)
Ensino
(Aulas no Ensino fundamental e Médio. Os bacharéis, em faculdades. Ambos podem, ainda, desenvolver ações educativas em museus e unidades de conservação.)
Genética e Biotecnologia
(Criação, manipulação, reprodução e estudo de organismos em laboratório; pesquisa de micro-organismos em medicamentos, exames de diagnóstico de DNA, etc.)
Gerenciamento costeiro
(Administração do uso do mar e do solo em regiões costeiras com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região, etc.)
Meio ambiente
(Promoção de programas de preservação de animais e vegetais, levantamento de populações de plantas e animais, elaboração de relatórios de impacto ambiental, recuperação de ambientes degradados, etc.)
Microbiologia
(Investigação de bactérias, fungos e vírus para a produção de alimentos e remédios, etc.)
Regulamentação da profissão
Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979
Quantidade média de profissionais
70 mil biólogos no Brasil em 2010
Remuneração média
R$ 3.732 (6 salários mínimos) para jornada de trabalho de 30 horas semanais
R$ 5.287 (8,5 salários mínimos) para jornada de trabalho de 40 horas semanais
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Biologia;
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Biologia.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como biólogo ou estudante da área. Conte-nos!