A Fisioterapia é área da saúde que estuda os movimentos do corpo em todas as etapas da vida humana. O fisioterapeuta reabilita, de diversas formas, a saúde de pessoas que apresentam disfunções e sequelas ligadas aos movimentos do corpo.
Durante os cinco anos de curso, os alunos aprendem a prevenir, diagnosticar e tratar os pacientes com a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida motora.
Para isso, o profissional da Fisioterapia precisa ter força física e mental, empatia, perseverança, disciplina e muita habilidade manual.
Tópicos deste artigo
Público-alvo de Fisioterapia
Para se dar bem na carreira, o estudante precisa, acima de tudo, ter empatia. Gostar de pessoas e entender o sofrimento do outro são essenciais para o exercício da profissão. Além disso, o estudante de Fisioterapia precisa ser paciente, criativo, disciplinado, perseverante. Gostar de estudar a anatomia humana também é fundamental.
Uma outra habilidade que o estudante precisa ter para atuar na Fisioterapia é gostar de atividades manuais e motoras e, especialmente, ter habilidade para o toque terapêutico.
Curso de Fisioterapia
No ciclo básico do curso de Fisioterapia, os alunos veem disciplinas gerais de cursos da área de saúde, como Anatomia, Neuroanatomia, Fisiologia, Fisiologia do Exercício, Neurofisiologia, Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Biomecânica, entre outras.
A partir do quinto período, as aulas são voltadas às diversas especialidades da carreira, tais como:
• UTI
• Pneumologia
• Ortopedia
• Neurologia
• Traumatologia
• Neuropediatria
• Reumatologia
• Angiologia
• Dermatofuncional
• Esporte
O curso de Fisioterapia oferece atividades práticas desde o primeiro ano. Os estudantes realizam estágios supervisionados em clínicas-escolas, hospitais conveniados e clínicas de esporte.
Especialistas da área recomendam que, antes de escolher uma instituição de ensino que oferece Fisioterapia, o estudante observe a grade curricular, analise se as disciplinas mais específicas da área têm carga horária alta, confira se a universidade desenvolve pesquisas e, ainda, se a instituição tem estrutura hospitalar para fazer aulas práticas e estágios.
Duração média de Fisioterapia
Cinco anos ou dez semestres, em período integral.
Conheça também o curso de Terapia Ocupacional
Mercado de trabalho de Fisioterapia
O mercado de trabalho para fisioterapeutas é amplo, porém concorrido nas grandes cidades. O estudo e a participação em cursos de especialização e atualização devem ser constantes para uma boa colocação profissional. O mercado pede um fisioterapeuta clínico, que entende o funcionamento do corpo humano como um todo.
Normalmente, os profissionais trabalham em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, unidades básicas de saúde, centros de reabilitação e clínicas de esporte.
Outros locais onde podem atuar os graduados em Fisioterapia são asilos, spas, clínicas estéticas, clubes esportivos, empresas de vigilância sanitária, empresas que oferecem fisioterapia do trabalho e indústrias de aparelhos e equipamentos de uso fisioterapêutico.
Também é comum que os profissionais tenham consultório próprio. Alguns fisioterapeutas trabalham, ainda, com atendimento domiciliar a pacientes que não podem se locomover. Nesse caso, a consulta pode ser por meio de convênios médicos ou de forma particular.
Por fim, os formados em Fisioterapia podem seguir carreira acadêmica, ministrando aulas de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, ou desenvolvendo pesquisas.
Formas de atuação de Fisioterapia
Fisioterapeuta clínico
Realiza atendimentos e tratamentos em hospitais, clínicas, ambulatórios etc;
Fisioterapeuta autônomo
Trabalha em consultório próprio ou atendendo pacientes em domicílio;
Fisioterapeuta especializado
Atua em áreas específicas da carreira, tais como pneumologia, neurologia, traumatologia etc;
Consultor
Planeja, implementa e executa projetos e programas voltados à área de fisioterapia;
Fisioterapeuta do esporte
Avalia, realiza e coordena atividades para recuperação funcional de atletas das mais diversas modalidades;
Professor
Leciona, coordena e dirige cursos de graduação e pós-graduação de Fisioterapia e de outras áreas da saúde;
Pesquisador
Efetua planejamento, investigação e estudos para aprimoramento de atividades da área;
Fisioterapeuta do trabalho
Realiza ações preventivas para evitar incapacidade funcional laborativa bem como desenvolve programas coletivos para os colaboradores, tais como ginástica laboral e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
Analista de qualidade
Avalia a qualidade, a eficácia e os riscos à saúde de aparelhos e equipamentos para voltados à atuação na fisioterapia.
Regulamentação da profissão de Fisioterapia
Decreto nº 938, de 13 de outubro de 1969.
Salário (remuneração média) de Fisioterapia
De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2), o piso salarial é referente a 30 horas semanais e o valor é estipulado em cada estado brasileiro. No Rio de Janeiro, por exemplo, o salário para fisioterapeuta é de R$3.159.