Logo Super Vestibular

Fonoaudiologia

Saiba quais as disciplinas estudadas durante o curso de Fonoaudiologia e onde poderá atuar o profissional após a conclusão do curso.

Publicado por Érica Caetano
Profissional graduado em Fonoaudiologia pode atuar com pessoas de todas as faixas etárias
Profissional graduado em Fonoaudiologia pode atuar com pessoas de todas as faixas etárias

A fonoaudiologia é uma área da saúde conhecida como o segmento especializado em resolver os problemas de desordem falada, auditiva e escrita. O profissional de fonoaudiologia é o fonoaudiólogo ou fonoaudióloga e entre as suas competências estão a prevenção, intervenção e reabilitação de alterações de linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial. 

Chamada também como foniatria ou terapia da fala, a profissão estuda ainda causas e tratamentos de distúrbios advindos de pessoas de todas as faixas etárias, desde recém-nascido até idoso. 

Para se tornar um fonoaudiólogo não é preciso fazer Medicina, mas um curso de bacharelado em Fonoaudiologia.

Público-alvo

O fonoaudiólogo precisa, primeiramente, ter facilidade em lidar com outras pessoas e ter aptidão verbal. É importante gostar de atuar nas áreas de educação, comunicação e saúde. Além disso, características como sensibilidade, observação, atenção, perseverança, interpretação, paciência, objetividade e criatividade também contribuem diretamente para o exercício da profissão. 

Curso de Fonoaudiologia

A faculdade de Fonoaudiologia abrange conteúdo de diversas áreas, como Biológicas, Saúde, Psicologia, Pedagogia, Sociologia e Linguística. Além desses segmentos, são ministradas aulas sobre LIBRAS, ética, estatística, bioquímica, bioestatística, física acústica, dentre outras. 

Nos primeiros períodos, os universitários terão aulas de Anatomia, Histologia e Fisiologia. Matérias específicas como Neurofisiopatologia, Audiologia, Ortodontia, Linguagem Oral, Processamento Auditivo, Saúde Coletiva, entre outras, também integram a grade curricular do curso. 

No curso de Fonoaudiologia também há matérias relacionadas com Ciências Sociais e Humanas, abordando a relevância da comunicação em nossa sociedade.

Para se formar na faculdade, o estudante precisa passar por estágio, geralmente autorizado a partir do 5º período, passar pela fase de atendimentos ambulatoriais e entregar a monografia de conclusão de curso. 

Duração média 

Bacharelado - 8 a 10 semestres

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o fonoaudiólogo oferece uma variedade de oportunidades para os profissionais graduados na área. O setor público, atualmente, é um dos segmentos que mais avançam na demanda de fonoaudiólogos e com as melhores remunerações. Contudo, grande parte dos profissionais ainda se concentra no segmento autônomo, em serviços de fonoaudiologia clínica e atendimento domiciliar. 

Estabelecimentos da área da Saúde e Educação também solicitam os serviços deste profissional cada vez mais para o tratamento de distúrbios de comunicação. Além disso, com a exigência da realização de exames audiológicos em trabalhadores expostos a ruídos, o segmento de Medicina do Trabalho também se destaca.

Outros profissionais que requisitam bastante o trabalho da Fonoaudiologia são cantores, jornalistas e palestrantes. O fonoaudiólogo cuida do que diz respeito ao tratamento, acompanhamento e auxílio  destes com suas vozes e, respectivamente, respiração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para esses profissionais é necessário o acompanhamento do fonoaudiólogo a fim de evitar problemas e/ou quando estes já existem, o tratamento. Cuidados com as cordas vocais, exercícios para a reabilitação e aperfeiçoamento das mesmas estão entre as atividades realizadas. 

Formas de Atuação

Além da área de Audiologia, os fonoaudiólogos também atuam, em equipes interprofissionais, em hospitais, postos e unidades básicas de saúde; como docentes em cursos de graduação e pós-graduação; com atendimento clínico, em consultórios particulares; e, ainda, responsáveis por programas de saúde auditiva no setor público, a exemplo do Teste da Orelhinha, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), dentre outros. 

Campos de Atuação 

Audiologia

(promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação da função auditiva e vestibular; realização de testes e elaboração de programas de redução de barulho em fábricas; seleção e adaptação de aparelhos para correção de problemas auditivos etc.) 

Linguagem

(prevenção e tratamento de distúrbios da fala, comunicação suplementar ou alternativa; auxílio a crianças com dificuldade de aprendizado da linguagem e adultos vítimas de acidente ou doença grave que afetam a comunicação oral etc.) 

Motricidade oral

(pesquisa, avaliação e tratamento de problemas relacionados com a sucção, deglutição, mastigação, respiração e fala; aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial etc.) 

Saúde Coletiva

(promoção e apoio ao aleitamento materno; promoção da saúde da criança e do adolescente nos aspectos da fala, audição, linguagem oral e escrita, voz e motricidade orofacial; promoção e proteção à Saúde do Trabalhador, ao envelhecimento saudável etc.) 

Voz

(aplicação de técnicas para aperfeiçoamento da articulação, respiração, entonação e pronúncia; avaliação, prevenção e tratamento de problemas como rouquidão, sequelas de tumor e alteração no tom da voz; aplicação de exercícios vocais e orientações para cantores, tenores, apresentadores, palestrantes etc) 

Regulamentação da profissão 

Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981
Decreto nº 87.218, de 31 de maio de 1982

Salário do fonoaudiólogo

Segundo o site da Catho, a média salarial de um profissional de fonoaudiologia em início de carreira é R$ 2.100.

Geralmente, no início da profissão o fonoaudiólogo provavelmente terá que atuar junto a outro profissional maior, seja por meio de clínica, hospitais etc, até que consiga obter experiência suficiente para a atuação autônoma. 

A mesma coisa acontece com a questão salarial, que tende a crescer a medida que o profissional adquire maior experiência.

Exigências para exercício da profissão

Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Fonoaudiologia;
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Veja também

Resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ é divulgado
As solicitações foram recebidas no mês de março, quando o calendário da seletiva ainda não havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

ITA prorroga inscrições para Vestibular 2021
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Famerp (SP) dá início ao prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de novembro e a taxa custa R$ 165.  Oferta é de 160 vagas.

Após suspensão, Uece divulga novas datas para matrícula do Vestibular 2020/1
Cronograma do processo seletivo estava suspenso desde março. Matrículas serão feitas pela internet, ainda em setembro.

UFJF anuncia datas das provas do Pism 2021
Provas serão aplicadas em fevereiro e março, e universidade implantará medidas de prevenção ao coronavírus.

Unifesp altera data das inscrições do Vestibular Misto 2021
Inscrições poderão ser feitas agora de 13 de outubro a 4 de dezembro. Edital sairá dia 9 de outubro.

Unifesspa está com inscrições abertas para Vestibular 2020
Processo Seletivo Especial oferece 315 vagas em cursos ministrados em sete cidades paraenses

IFG recebe inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Processo seletivo oferece 465 vagas em 13 cursos de graduação ministrados em Goiânia e outras quatro cidades do interior

Abertas inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
Interessados nas 90 mil vagas devem fazer cadastro até dia 30 de setembro. É obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010.

UEL abre inscrições para Vestibular 2021
Concorrentes às mais de 2,5 mil vagas farão provas somente no ano que vem, no dia 14 de março

Unipar está com inscrições abertas para Vestibular 2021 de Medicina
Instituição paranaense oferece 110 vagas. Curso é ministrado no campus situado na cidade de Umuarama.

Abertas inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP)
Interessados nas 310 vagas farão provas on-line em 25 de outubro. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 30 seguinte.