A fonoaudiologia é uma área da saúde conhecida como o segmento especializado em resolver os problemas de desordem falada, auditiva e escrita. O profissional de fonoaudiologia é o fonoaudiólogo ou fonoaudióloga e entre as suas competências estão a prevenção, intervenção e reabilitação de alterações de linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial.
Chamada também como foniatria ou terapia da fala, a profissão estuda ainda causas e tratamentos de distúrbios advindos de pessoas de todas as faixas etárias, desde recém-nascido até idoso.
Para se tornar um fonoaudiólogo não é preciso fazer Medicina, mas um curso de bacharelado em Fonoaudiologia.
Público-alvo
O fonoaudiólogo precisa, primeiramente, ter facilidade em lidar com outras pessoas e ter aptidão verbal. É importante gostar de atuar nas áreas de educação, comunicação e saúde. Além disso, características como sensibilidade, observação, atenção, perseverança, interpretação, paciência, objetividade e criatividade também contribuem diretamente para o exercício da profissão.
Curso de Fonoaudiologia
A faculdade de Fonoaudiologia abrange conteúdo de diversas áreas, como Biológicas, Saúde, Psicologia, Pedagogia, Sociologia e Linguística. Além desses segmentos, são ministradas aulas sobre LIBRAS, ética, estatística, bioquímica, bioestatística, física acústica, dentre outras.
Nos primeiros períodos, os universitários terão aulas de Anatomia, Histologia e Fisiologia. Matérias específicas como Neurofisiopatologia, Audiologia, Ortodontia, Linguagem Oral, Processamento Auditivo, Saúde Coletiva, entre outras, também integram a grade curricular do curso.
No curso de Fonoaudiologia também há matérias relacionadas com Ciências Sociais e Humanas, abordando a relevância da comunicação em nossa sociedade.
Para se formar na faculdade, o estudante precisa passar por estágio, geralmente autorizado a partir do 5º período, passar pela fase de atendimentos ambulatoriais e entregar a monografia de conclusão de curso.
Duração média
Bacharelado - 8 a 10 semestres
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o fonoaudiólogo oferece uma variedade de oportunidades para os profissionais graduados na área. O setor público, atualmente, é um dos segmentos que mais avançam na demanda de fonoaudiólogos e com as melhores remunerações. Contudo, grande parte dos profissionais ainda se concentra no segmento autônomo, em serviços de fonoaudiologia clínica e atendimento domiciliar.
Estabelecimentos da área da Saúde e Educação também solicitam os serviços deste profissional cada vez mais para o tratamento de distúrbios de comunicação. Além disso, com a exigência da realização de exames audiológicos em trabalhadores expostos a ruídos, o segmento de Medicina do Trabalho também se destaca.
Outros profissionais que requisitam bastante o trabalho da Fonoaudiologia são cantores, jornalistas e palestrantes. O fonoaudiólogo cuida do que diz respeito ao tratamento, acompanhamento e auxílio destes com suas vozes e, respectivamente, respiração.
Para esses profissionais é necessário o acompanhamento do fonoaudiólogo a fim de evitar problemas e/ou quando estes já existem, o tratamento. Cuidados com as cordas vocais, exercícios para a reabilitação e aperfeiçoamento das mesmas estão entre as atividades realizadas.
Formas de Atuação
Além da área de Audiologia, os fonoaudiólogos também atuam, em equipes interprofissionais, em hospitais, postos e unidades básicas de saúde; como docentes em cursos de graduação e pós-graduação; com atendimento clínico, em consultórios particulares; e, ainda, responsáveis por programas de saúde auditiva no setor público, a exemplo do Teste da Orelhinha, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), dentre outros.
Campos de Atuação
Audiologia
(promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação da função auditiva e vestibular; realização de testes e elaboração de programas de redução de barulho em fábricas; seleção e adaptação de aparelhos para correção de problemas auditivos etc.)
Linguagem
(prevenção e tratamento de distúrbios da fala, comunicação suplementar ou alternativa; auxílio a crianças com dificuldade de aprendizado da linguagem e adultos vítimas de acidente ou doença grave que afetam a comunicação oral etc.)
Motricidade oral
(pesquisa, avaliação e tratamento de problemas relacionados com a sucção, deglutição, mastigação, respiração e fala; aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial etc.)
Saúde Coletiva
(promoção e apoio ao aleitamento materno; promoção da saúde da criança e do adolescente nos aspectos da fala, audição, linguagem oral e escrita, voz e motricidade orofacial; promoção e proteção à Saúde do Trabalhador, ao envelhecimento saudável etc.)
Voz
(aplicação de técnicas para aperfeiçoamento da articulação, respiração, entonação e pronúncia; avaliação, prevenção e tratamento de problemas como rouquidão, sequelas de tumor e alteração no tom da voz; aplicação de exercícios vocais e orientações para cantores, tenores, apresentadores, palestrantes etc)
Regulamentação da profissão
Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981
Decreto nº 87.218, de 31 de maio de 1982
Salário do fonoaudiólogo
Segundo o site da Catho, a média salarial de um profissional de fonoaudiologia em início de carreira é R$ 2.100.
Geralmente, no início da profissão o fonoaudiólogo provavelmente terá que atuar junto a outro profissional maior, seja por meio de clínica, hospitais etc, até que consiga obter experiência suficiente para a atuação autônoma.
A mesma coisa acontece com a questão salarial, que tende a crescer a medida que o profissional adquire maior experiência.
Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Fonoaudiologia;
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Fonoaudiologia.