Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Nutrição

O nutricionista cuida da dieta de crianças, jovens, adultos e idosos, com diversos estilos de vida.

Publicado por Érica Caetano
Ter boa comunicação e ser atualizado são características que possuem destaque no profissional de Nutrição.
Ter boa comunicação e ser atualizado são características que possuem destaque no profissional de Nutrição.

O nutricionista é o profissional da saúde responsável por criar planos alimentares (dietas) com os mais diferentes propósitos, como ganho estético, tratamento e prevenção de doenças, ganho de energia e motivação, controle de ansiedade e depressão, entre outros.

Diferente que alguns podem pensar, o papel do profissional da Nutrição não se resume apenas a elaborar dietas. Os nutricionistas conseguem, por exemplo, diagnosticar a causa de alguma doença ou condição do paciente, seja por deficiência ou excesso de algum nutriente – vitaminas, minerais etc.
O nutricionista é quem estuda a relação dos nutrientes dos alimentos no corpo humano, tendo em vista as substâncias em deficiência ou em excesso no organismo. Depressão, cansaço excessivo e insônia podem estar diretamente ligados à falta ou excesso de vitaminas, por exemplo.

Outra curiosidade interessante é que este profissional trabalha diretamente com pacientes de todas as idades, com os mais variados estilos de vida. O nutricionista cuida de atletas de alta performance, de pessoas com doenças crônicas, com excesso de peso, de pessoas da terceira idade e até de crianças.

Público-alvo

O curso de Nutrição é voltado para quem gosta de interagir com outras pessoas, sabendo ouvi-las. Ter boa comunicação e ser atualizado também são características que possuem destaque neste segmento.

Saber um pouco sobre os alimentos também é algo interessante, mas não primordial. O importante é ter interesse em aprender sobre questões do corpo humano e seu funcionamento, bem como sua relação com os alimentos.

Mesmo tendo domínio das características dos alimentos, não é obrigatório que o nutricionista saiba cozinhar. Ele deve, acima de tudo, aliar alimentação saudável com sabor, equilíbrio e apresentação. 

Leia também: As opções de cursos em Ciências da Saúde

Curso

O curso de Nutrição é composto por disciplinas como biologia, anatomia humana, antropologia social, psicologia, bioquímica, fisiologia, biofísica, imunologia, dentre outras. Há também matérias específicas, como qualidade nutricional dos alimentos, educação e higiene alimentar, técnicas de preparo e conservação. 

A maioria das instituições possui estágio obrigatório nos últimos semestres. Algumas universidades também oferecem a disciplina de Libras. Vale lembrar que estas disciplinas podem mudar de uma faculdade para a outra.

Ao escolher uma faculdade de Nutrição, é importante verificar se são ministradas disciplinas que darão ao estudante oportunidades de aprender sobre o mercado de trabalho, de realizar estágios, pois a maioria do aprendizado será na prática, por meio destas experiências.

Grade curricular (algumas disciplinas comuns)

•    Anatomia Humana
•    Introdução à genética
•    Histologia e embriologia geral
•    Introdução à Prática Profissional 
•    Química Geral Teórica 
•    Química Orgânica Experimental 
•    Química Orgânica Teórica 
•    Bioquímica  
•    Estudo Experimental dos Alimentos 
•    Fisiologia Humana 
•    Metodologia da Pesquisa
•    Promoção da Saúde
•    Sociologia
•    Antropologia 
•    Imunologia Básica 
•    Microbiologia Geral e de Alimentos 
•    Técnica Dietética
•    Epidemiologia 
•    Bioestatística 
•    Avaliação Nutricional 
•    Psicologia Aplicada à Nutrição 
•    Planejamento de Unidades de Alimentação e Nutrição 
•    Marketing em Alimentação e Nutrição
•    Controle de Qualidade em Alimentos 
•    Nutrição Materno-Infantil e do Adolescente 
•    Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição 
•    Alimentação Escolar
•    Análise Sensorial de Alimentos 
•    Estágio de Nutrição Clínica 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração média 
Bacharelado – 8 a 10 semestres  (4 a 5 anos)

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para nutricionistas é amplo e vem crescendo consideravelmente, já que é uma profissão relativamente nova. 

A nutrição é vista como um mercado promissor e, atualmente, há um crescente interesse da população brasileira por um estilo de vida mais saudável, o que faz com que a procura por estes profissionais tenha aumentado. Contudo, há muitos profissionais formados. Por isso, para se destacar é preciso se especializar. 

Um bom nutricionista está sempre atualizado, fazendo cursos, congressos, lendo artigos científicos etc. A participação em redes sociais também tem sido importante para a divulgação do trabalho e captação de clientes.

Formas de Atuação 

É comum vermos o nutricionista trabalhando em clínicas, atuando como autônomos. Neste caso, ele pode trabalhar para o público em geral ou definir um segmento da Nutrição para atuar, como: ortomecular; esportiva; clínica; comportamental; materno-infantil; geriatria e gerontologia.

No entanto, também podem atuar em empresas e indústrias dos mais variados segmentos, mas principalmente do ramo alimentício, além de hospitais, clínicas de estética, spas, academias, escolas e restaurantes.

Os nutricionistas também podem optar por fazer concurso público e trabalharem na fiscalização de estabelecimentos do ramo alimentício. 

Campos de Atuação 

Administração
(supervisão, gerenciamento e fiscalização da produção de alimentos em indústrias alimentícias, refeições em cozinhas industriais, hospitais, restaurantes de empresas comerciais, creches, escolas, asilos, spas, hotéis, empresas de serviço de bufês e congelados etc.) 

Catering
(elaboração de cardápios para empresas diversas, como companhias aéreas e produtoras de cinema e TV ou de espetáculos teatrais) 

Controle nutricional
(criação de cardápios balanceados para todos os tipos de cliente)

Desenvolvimento de produto
(pesquisa e desenvolvimento de produtos para a indústria alimentícia, aplicação de testes culinários, degustação dos pratos e consultoria a empresas do setor de alimentos) 

Esportiva 
(acompanhamento nutricional de atletas de alto rendimento e consultoria em academias para não atletas)

Gastronomia
(controle da qualidade da cozinha e as condições de higiene de restaurantes, elaboração de cardápios etc.) 

Nutrição clínica
(prescrição de dietas a pacientes de hospitais, clínicas, instituições de longa permanência, ambulatórios e consultórios, adaptação de alimentação aos tratamentos clínicos, formulação de dietas de emagrecimento e para qualquer tipo de patologia, promoção da reeducação alimentar, gerenciamento de bancos de leite humano e lactários etc.)

Docência
(ministrando aulas e realizando pesquisas na área de alimentação e nutrição.)

Saúde coletiva 
(coordena atividades de alimentação e nutrição em programas institucionais, desde a atenção básica a vigilância sanitária.)

Setor hoteleiro
(estabelecendo, ajustando, alinhando ou até mesmo montando cardápios.)

Regulamentação da profissão 
Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991

Remuneração média (salário)

De acordo com o site Catho, a média salarial do profissional de Nutrição no Brasil é de R$ 2.450 – para profissionais recém-formados. O salário varia conforme o centro, a área de atuação e experiência.

Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Nutrição;
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Nutrição.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

PUCPR: provas on-line do Vestibular de Verão 2022 dos demais cursos são realizadas hoje (17)
As provas on-line ocorrem em dois blocos de duas horas e um intervalo de 10 minutos.

URCA (CE) aplica provas do seu Vestibular 2021/2 neste final de semana
O Cartão de Identificação, onde consta os locais de prova, deverá ser impresso, assinado e apresentado no local de aplicação das provas junto com o documento de identificação com foto.

Provas do Vestibular 2022 de Medicina da Emescam (ES) acontecem neste final de semana
É preciso que os candidatos utilizem máscaras que cubram nariz e boca durante todo o período de permanência nos locais de prova. Será permitido levar seu próprio álcool gel.

Faculdade Pitágoras Eunápolis (BA) inscreve para Vestibular 2022 de Medicina via Enem
Processo seletivo oferece seis bolsas de estudos a estudantes da rede pública de ensino que têm renda de até um salário mínimo

UEG solta resultado do Vestibular 2021/2
Candidatos às 390 vagas fizeram as provas no dia 19 de setembro em Goiânia e no interior de Goiás

UESB divulga concorrência do Vestibular Especial 2021/1
Direito, Odontologia e Enfermagem são os cursos mais procurados deste vestibular, o primeiro depois do surgimento do coronavírus

Abertas inscrições para Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP
Interessados nas mais de 2,6 mil vagas deverão fazer provas on-line no dia 5 de dezembro

Unipar recebe inscrições para Vestibular 2022/1 de Medicina
Processo seletivo oferece 110 vagas. Curso é ministrado na cidade paranaense de Umuarama.

Unifesp realiza Feira de Profissões 2021
As inscrições podem se feitas on-line e gratuitamente. Evento acontece na próxima semana.

UECE finaliza inscrições para Vestibular 2022
Provas da 1ª fase estão agendadas para 15 de novembro. Já segunda etapa ocorrerá em 5 e 6 de dezembro.

Inscrições do Vestibular de Verão 2022 da UCPel estão abertas
O prazo vai até 24 de novembro, com taxa de R$ 200, para os cursos de Medicina e Odontologia. Para os demais, o prazo vai até 30 de novembro.

Fuvest anuncia concorrência do Vestibular 2022
Medicina continua sendo carreira mais procurada. No entanto, houve queda na concorrência dos cursos em São Paulo e Ribeirão Preto.