O curso de Produção Cultural busca formar profissionais capacitados, capazes de atuar no campo cultural de mareira consciente, entendendo a Cultura como uma construção coletiva. O Produtor Cultural é capaz de organizar e gerenciar eventos, mostras e apresentações em todos os âmbitos culturais, além de estar apto a delimitar investimentos para o setor, seja no segmento público ou privado.
A profissão do Produtor Cultural é antiga e sempre existiu, mas somente em 1995 foi criado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) o primeiro curso de graduação em Produção Cultural, o que foi capaz de trazer para a profissão embasamento crítico e teórico.
Público-alvo
Para atuar na área da Produção Cultural, o profissional precisa, acima de tudo, ser interessado pelo mundo das artes e da produção cultural em geral. Disposição, ousadia e sensibilidade são características essênciais para um bom profissional. É sempre bom lembrar que área de produção cultural é ampla, o que permite o profissional escolher o que melhor se encaixa com o seu perfil.
O curso
O Curso de Produção Cultural busca formar profissionais capacitados para lidar com todas as etapas que envolvam a produção, a organização e a promoção de eventos culturais. Para isso, a grade curricular é formada por matérias como Empreendedorismo, Historia da Arte, Geografia da Cultura, Ciência e Arte, Comunicação e Marketing, Semiótica e Introdução à Produção Musical.
Duração média
Bacharelado – 8 Semestres.
Mercado de Trabalho
A maior oferta de vagas para o produtor cultural é a Região Sudeste, por conta da maior concentração financeira e de eventos, mas os estados do Nordeste, com vocação turística, empregam muitos profissionais da área, principalmente na alta estação.
Outra vertente de trabalho para este profissional é a atuação junto às instituições e fundações culturais das empresas privadas. O marketing social e cultural está em alta e várias organizações mantêm programas de desenvolvimento cultural, absorvendo esses profissionais.
Formas de Atuação
A área de atuação do Produtor Cultural é ampla. O profissional formado é capacitado para: atuar em setores de marketing cultural, desenvolvendo estratégias de investimento em projetos culturais; na curadoria e organização de eventos, mostras e festivais em diversos campos artísticos; contribuindo para a preservação e revitalização do patrimônio cultural; exercer a gerência em instituições públicas e privadas, atuando em centros culturais, galerias de arte, museus, bibliotecas, cinemas e teatros.
Campos de Atuação
Campo Privado: Produtoras de áudio ou de vídeo; empresas que organizam festivais, mostras e shows.
Serviço Público: Secretarias de cultura, municipais e estatuais ou fundações.
Regulamentação da profissão
A resolução normativa CRA 374 do Conselho Federal de Administração, em sua alínea "r", cria o registro profissional do produtor cultural, regulamentando assim a profissão.
Remuneração média
R$ 1.800
Exigências para exercício da profissão
Diploma de Nível Superior – Bacharelado em Produção Cultural
Formação de Nível Superior - Tecnológico em Produção Cultural
Formação em cursos livres ou sequenciais.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Obstetriz ou estudante da área. Entre em contato conosco pelo e-mail contato@supervestibular.com.