Logo Super Vestibular

Artes Visuais

A ampla área de atuação faz com o que o curso de Artes Visuais envolva técnicas de diversas modalidades artísticas.

Publicado por Rafael Batista
O profissional de Artes Visuais é o responsável por desenvolver e executar projetos artísticos em diversas áreas.
O profissional de Artes Visuais é o responsável por desenvolver e executar projetos artísticos em diversas áreas.

O curso de Artes Visuais contempla o estudo das várias possibilidades de expressão visual, como o desenho, pintura, gravura, fotografia e cinema. Outras artes, como escultura, arquitetura, moda, decoração e paisagismo, apesar de estudadas por outras áreas, também entram na lista de atividades do Artista Visual.

Há ainda algumas formas de artes visuais e também dramáticas que podem ser estudadas e desenvolvidas por este profissional, tais como teatro, novela, música, ópera, cinema, vídeo-arte, arte corporal e arte interativa. Além dessas, existem segmentos contemporâneos, como a novela e o web design, que são considerados Artes Visuais.

Basicamente, o que diferencia esta modalidade artística das Artes Plásticas é que esta última, num sentido mais restrito, envolve a utilização de materiais como a argila ou gesso e que podem ser moldados, geralmente em três dimensões. O termo Artes Visuais é usado para definir um contexto mais amplo, sobretudo para incluir as formas de artes mais recentes.

Público-alvo

Apesar do sentido definido pela expressão “arte”, para cursar a graduação em Artes Visuais não é necessário ser um artista nato, pois o mercado de trabalho para este profissional não se reduz apenas aos ateliês. No entanto, possuir sensibilidade artística pode ser um diferencial para quem deseja um espaço no mercado de trabalho.

É indispensável que aqueles que desejam cursar Artes Visuais sejam versáteis em suas habilidades, pois ao mesmo tempo que fará uso dos materiais artísticos tradicionais, como tinta, argila e gesso, também deve trabalhar com programas de computador e outras ferramentas tecnológicas. Disciplina, autenticidade e senso crítico são outras características importantes.

O curso

O curso de Artes Visuais conta com um projeto pedagógico que tende a desenvolver habilidades para que o estudante seja capaz de fazer uso dos diversos modos de linguagens para elaborar ou conduzir projetos artísticos. O currículo desta graduação possui relações teóricas e práticas com outros cursos, como o de Artes Plásticas e História da Arte, por exemplo.

Na grade de disciplinas há matérias bem gerais, como Cultura Popular, Teoria da Comunicação, Sociologia e Pensamento Filosófico, e também conteúdos específicos, como Arte e Educação, Produção Artística, Processos de Criação e Linguagem Corporal.

Há duas modalidades de curso dentro da graduação em Artes Visuais: Bacharelado e Licenciatura. A grade curricular das duas possibilidades é bem parecida, o que permite ao estudante complementar uma com a outra, ampliando ainda mais a possibilidade de atuação.

O curso de licenciatura tem como objetivo formar professores para elaborar e organizar práticas de ensino das artes visuais para os diferentes níveis da educação básica. No caso do bacharelado, a preparação é voltada para os estudantes que desejam atuar nos segmentos de artes já existentes, aprimorando técnicas ou desenvolvendo novas possibilidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em algumas instituições de ensino, ao optar pelo bacharelado, o estudante pode escolher uma das seguintes habilitações: Escultura, Gravura, Multimídia e Intermídia e Pintura.

Duração média

8 semestres – 4 anos

Mercado de Trabalho

Com a modernização das técnicas de produção artística e ampliação das possibilidades de atuação, o mercado de trabalho nesta área está sempre a procura de profissionais atualizados e polivalentes. Além do ensino da Arte, nos diversos níveis da educação, a produção de trabalhos midiáticos abre novas oportunidades para o egresso desse curso.

Alguns profissionais escolhem atuar de forma autônoma, montando seu próprio ateliê para desenvolver seus trabalhos. Neste caso, também há uma grande possibilidade de sucesso, com um mercado aquecido e em expansão.

Formas de Atuação

A demanda de profissionais é constante na área da educação, havendo oportunidades no ensino básico de escolas particulares e públicas, e em instituições de ensino superior, seja na docência ou em cursos livres e de extensão. Os processos modernos de produção de artes faz com que o Artista Visual encontre possibilidade de trabalho na produção de sites ou emissoras de televisão, por exemplo.

É possível atuar ainda no poder público, como curador de museus e exposições, ou em instituições privadas e do terceiro setor, organizando eventos artísticos e mostras culturais.

Campos de Atuação

Professor
- Ensino fundamental, médio e educação superior;

Ateliê próprio
- Criação de obras de artes para a venda;

Iniciativa privada
- Galerias e empresas de restauração de obras de artes;

Agências de propaganda e marketing
- Aplicação de técnicas artísticas em conteúdos multimídia e de comunicação;

Gestão de eventos e instituições
- Curadoria de museus e eventos artísticos, organização de exposições e mostras culturais.

Regulamentação da profissão

Apesar de ser reconhecida e registrada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a profissão de Artista Visual não é regulamentada por uma lei própria. Segundo o Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos (Sinap), que também representa os artistas visuais, há um processo para regulamentação em andamento, mas não há prazo para acontecer.

Remuneração média

Os salários dos profissionais desta área dependem do segmento e da região do país, mas um Artista Visual em início de carreira pode ter os rendimentos mensais variando entre R$ 900 a R$ 2 mil. 

Exigências para o exercício da profissão

Os profissionais que pretendem atuar como autônomos, em galerias ou na restauração de obras, a escolaridade não é requisito imprescindível. No entanto, há tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável a qualificação. No caso da docência, o profissional deve apresentar formação superior em Licenciatura.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como artista visual ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Provas do PAC 2020 da Unicentro (PR) são adiadas outra vez
A Unicentro solicita que os candidatos de todas as fases do PAC fiquem atentos ao site da instituição para caso hajam novas alterações nos calendários.

Resultado do SiSU 2021/1 é liberado
Inscrições para a lista de espera também começam nesta sexta-feira, 16 de abril.

IFGoiano divulga resultado preliminar do Vestibular 2021/1
Para participar foi inecessário que o estudante já tivesse terminado o ensino médio já que no momento das matrículas, será necessário apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

UFPR anuncia nova data das provas do Vestibular 2021
Processo seletivo ocorreria no final de março, mas foi adiado por causa do estado de emergência da pandemia do coronavírus

IFMG publica resultado final do Vestibular 2021
Também foi divulgado resultado do Vestibular Complementar 2021, que ofereceu vagas para os campi Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia

Minas Gerais: Uniube abre inscrições para Vestibular 2021/2 de Medicina
Processo seletivo oferece 36 vagas. Curso é ministrado em dois campi situados em Uberaba

UFPA solta listão do PS 2021
Foram selecionados 7.018 candidatos que preencherãoas 7.355 vagas oferecidas e distribuídas em 196 opções de cursos ministrados em 19 municípios do Pará.

Pré-vestibular Municipal de Belém recebe inscrições
As aulas terão início no dia 12 de maio, realizadas de forma remota, na modalidade de Educação à Distância (EAD), por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Lista de remanejáveis na 3ª etapa do SSA 2021 da UPE é publicada
A terceira etapa do SSA 2021 da UPE ofereceu 1.730 vagas em 54 cursos de graduação. Do total de chances, 20% são reservadas a candidatos cotistas.

SiSU 2021/1: inscrições terminam nesta quarta-feira (14)
Para disputar uma das 206.609 vagas em 109 instituições de ensino, é necessário ter feito o Enem 2020

Convocações da lista de espera do Fies 2021/1 serão feitas até hoje (14)
A próxima etapa prevista no calendário é que os pré-convocados nessa lista deverão complementar as informações prestadas no momento da inscrição no site do Fies.