O curso de Artes Visuais contempla o estudo das várias possibilidades de expressão visual, como o desenho, pintura, gravura, fotografia e cinema. Outras artes, como escultura, arquitetura, moda, decoração e paisagismo, apesar de estudadas por outras áreas, também entram na lista de atividades do Artista Visual.
Há ainda algumas formas de artes visuais e também dramáticas que podem ser estudadas e desenvolvidas por este profissional, tais como teatro, novela, música, ópera, cinema, vídeo-arte, arte corporal e arte interativa. Além dessas, existem segmentos contemporâneos, como a novela e o web design, que são considerados Artes Visuais.
Basicamente, o que diferencia esta modalidade artística das Artes Plásticas é que esta última, num sentido mais restrito, envolve a utilização de materiais como a argila ou gesso e que podem ser moldados, geralmente em três dimensões. O termo Artes Visuais é usado para definir um contexto mais amplo, sobretudo para incluir as formas de artes mais recentes.
Tópicos deste artigo
- 1 - Público-alvo
- 2 - O curso
- 3 - Mercado de Trabalho
- 4 - Formas de Atuação
- 5 - Campos de Atuação
- 6 - Regulamentação da profissão
- 7 - Remuneração média
- 8 - Exigências para o exercício da profissão
- 9 - A opinião de quem entende
Público-alvo
Apesar do sentido definido pela expressão “arte”, para cursar a graduação em Artes Visuais não é necessário ser um artista nato, pois o mercado de trabalho para este profissional não se reduz apenas aos ateliês. No entanto, possuir sensibilidade artística pode ser um diferencial para quem deseja um espaço no mercado de trabalho.
É indispensável que aqueles que desejam cursar Artes Visuais sejam versáteis em suas habilidades, pois ao mesmo tempo que fará uso dos materiais artísticos tradicionais, como tinta, argila e gesso, também deve trabalhar com programas de computador e outras ferramentas tecnológicas. Disciplina, autenticidade e senso crítico são outras características importantes.
O curso
O curso de Artes Visuais conta com um projeto pedagógico que tende a desenvolver habilidades para que o estudante seja capaz de fazer uso dos diversos modos de linguagens para elaborar ou conduzir projetos artísticos. O currículo desta graduação possui relações teóricas e práticas com outros cursos, como o de Artes Plásticas e História da Arte, por exemplo.
Na grade de disciplinas há matérias bem gerais, como Cultura Popular, Teoria da Comunicação, Sociologia e Pensamento Filosófico, e também conteúdos específicos, como Arte e Educação, Produção Artística, Processos de Criação e Linguagem Corporal.
Há duas modalidades de curso dentro da graduação em Artes Visuais: Bacharelado e Licenciatura. A grade curricular das duas possibilidades é bem parecida, o que permite ao estudante complementar uma com a outra, ampliando ainda mais a possibilidade de atuação.
O curso de licenciatura tem como objetivo formar professores para elaborar e organizar práticas de ensino das artes visuais para os diferentes níveis da educação básica. No caso do bacharelado, a preparação é voltada para os estudantes que desejam atuar nos segmentos de artes já existentes, aprimorando técnicas ou desenvolvendo novas possibilidades.
Em algumas instituições de ensino, ao optar pelo bacharelado, o estudante pode escolher uma das seguintes habilitações: Escultura, Gravura, Multimídia e Intermídia e Pintura.
Duração média
8 semestres – 4 anos
Mercado de Trabalho
Com a modernização das técnicas de produção artística e ampliação das possibilidades de atuação, o mercado de trabalho nesta área está sempre a procura de profissionais atualizados e polivalentes. Além do ensino da Arte, nos diversos níveis da educação, a produção de trabalhos midiáticos abre novas oportunidades para o egresso desse curso.
Alguns profissionais escolhem atuar de forma autônoma, montando seu próprio ateliê para desenvolver seus trabalhos. Neste caso, também há uma grande possibilidade de sucesso, com um mercado aquecido e em expansão.
Formas de Atuação
A demanda de profissionais é constante na área da educação, havendo oportunidades no ensino básico de escolas particulares e públicas, e em instituições de ensino superior, seja na docência ou em cursos livres e de extensão. Os processos modernos de produção de artes faz com que o Artista Visual encontre possibilidade de trabalho na produção de sites ou emissoras de televisão, por exemplo.
É possível atuar ainda no poder público, como curador de museus e exposições, ou em instituições privadas e do terceiro setor, organizando eventos artísticos e mostras culturais.
Campos de Atuação
Professor
- Ensino fundamental, médio e educação superior;
Ateliê próprio
- Criação de obras de artes para a venda;
Iniciativa privada
- Galerias e empresas de restauração de obras de artes;
Agências de propaganda e marketing
- Aplicação de técnicas artísticas em conteúdos multimídia e de comunicação;
Gestão de eventos e instituições
- Curadoria de museus e eventos artísticos, organização de exposições e mostras culturais.
Regulamentação da profissão
Apesar de ser reconhecida e registrada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a profissão de Artista Visual não é regulamentada por uma lei própria. Segundo o Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos (Sinap), que também representa os artistas visuais, há um processo para regulamentação em andamento, mas não há prazo para acontecer.
Remuneração média
Os salários dos profissionais desta área dependem do segmento e da região do país, mas um Artista Visual em início de carreira pode ter os rendimentos mensais variando entre R$ 900 a R$ 2 mil.
Exigências para o exercício da profissão
Os profissionais que pretendem atuar como autônomos, em galerias ou na restauração de obras, a escolaridade não é requisito imprescindível. No entanto, há tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável a qualificação. No caso da docência, o profissional deve apresentar formação superior em Licenciatura.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como artista visual ou estudante da área. Conte-nos!