Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Primeiro dia de provas do Enem 2021 registra abstenção de 26%

Primeiro dia de provas do Enem 2021 registra abstenção de 26%

Inep realizou coletiva logo ao fim das provas com o balanço do 1º dia.

Publicado por Érica Caetano
21/11/2021 20h57 , atualizado em 21/11/2021 22h06
Enem 2021
Enem 2021

Chegou ao fim, às 19h, o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Neste domingo, 21 de novembro, os candidatos tiveram que responder 45 questões objetivas de Linguangens e Códigos, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. 

Também foi aplicada a prova de Ciências Humanas, que contou com 45 perguntas. Essa área do conhecimento foi composta pelas matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Os portões dos locais de prova foram abertos às 12h e fechados às 13h. As primeiras provas do Enem 2021 começaram a ser aplicadas pontualmente às 13h30. 

Redação

Além das questões da prova de Linguagem e Códigos, os inscritos também tiveram que confeccionar uma redação que teve como tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.

A prova de redação do Enem é a que causa mais expectativa para a maioria dos estudantes. Alguns até a consideram como o teste mais difícil.

Leia mais sobre a redação do Enem 2021 aqui!

A redação será corrigida levando em conta as estas cinco competências abaixo:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Saiba como é feita a correção da redação do Enem

Conforme o Edital, somente foi possível sair da sala após duas horas do início da aplicação dos testes. Mas, quem quisesse levar o caderno de questões teve que esperar meia hora antes do encerramento, ou seja, às 18h30.

Abstenção

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, informaram no início da noite de hoje, por meio de coletiva de imprensa, que a abstenção do primeiro dia de provas do Enem 2021 foi de 26%.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ribeiro chegou a falar em 24% de ausentes. Logo depois, Dupas afirmou terem sido 74% de inscritos presentes e, logo, 26% de abstenção.

O ministro considerou o índice de faltosos baixo, considerando o fator pandemia. Na edição do ano passado, também no primeiro dia de provas houve 51,5% de ausentes. O número foi considerado recorde.

Também foi informado que o Exame não teve nenhuma intercorrência.  "Não houve vazamento de provas. A segurança foi muito bem conduzida", destacou o ministro.

As provas foram entregues a 1.747 municipios, por meio de 58 mil malotes em 10.600 escolas, através de 41 vôos e envolveu o trabalho de 4.500 funcionários.

Próximo domingo

As provas do Enem 2021 continuam sendo aplicadas no próximo domingo, 28 de novembro. Neste dia, os participantes deverão responder 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e mais 45 questões objetivas de Matemática.

As provas também vão começar às 13h30 mas, encerram às 18h30. Assim como hoje, a recomendação é chegar ao local de prova com antecedência para evitar aglomerações. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. 

Correção comentada

O Mundo Educação está divulgando a correção comentada do Enem 2021. A resolução das questões está endo feita em tempo real pelos professores do nosso parceiro, o Curso e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP). O acesso às respostas será gratuito e em tempo real nesta página.

Além disso, em nosso canal no YouTube, professores estão comentando como foi o primeiro dia de provas.

Gabaritos e resultado

Os gabaritos das provas do Enem 2021 devem ser divulgados no dia 1º de dezembro. A data do resultado ainda não foi informada.

Com as notas do Enem, pode-se participar de programas de acesso à educação superior, tais como Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Veja também

Provas do Vestibular 2022 da Univesp são aplicadas neste domingo (22)
Candidatos farão o vestibular das 13h às 18h. A prova contém 56 questões objetivas e uma redação.

Provas do PAES 2022 da UEMA são aplicadas
A seletiva acontece em São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda,  Balsas , Codó , Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim e São Bento.

Inscrições para o Vestibular 2022/2 do IFRS podem ser feitas até hoje (22)
A seleção para cursos superiores será por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e por provas tradicionais.

FGV-SP começa primeira fase do Vestibular 2022/2 de Administração amanhã (22)
Candidatos farão as provas pela internet em dois blocos, pela manhã e tarde. Segundo dia desta etapa acontece no domingo (29)

UECE realiza 2ª fase do Vestibular 2022/2 neste final de semana
Vestibular contará com quatro provas, uma de redação e três específicas do curso de escolha.

Inscrições para o Enem 2022 terminam hoje (21)
Provas acontecerão em versões digital e impressa nos dias 13 e 20 de novembro.

UERJ publica neste sábado (21) a 1ª reclassificação do Vestibular 2022
Matrículas deverão ser feitas presencialmente entre 24 e 26 de maio.

Resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2023 do ITA é liberado
As inscrições serão recebidas de 1º de junho a 15 de julho.

IFSudesteMG recebe inscrições do Vestibular 2022/2 via Enem
Instituição aceita inscrições até 20 de junho. São 77 vagas para quatro cursos de graduação.

Resultado do Pave 2021 da UFPel está disponível
A UFPel ofereceu 1.033 vagas no Pave 2021, das quais 90% das oportunidades foram para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Notas das 1ª e 2ª etapas do PAS 2021 da UEM são disponibilizadas
Os inscritos no PAS 2021 da UEM passaram pelas provas em 27 de março, das 13h50 às 19h.

Pedidos de redução e isenção do Vestibular 2022/2 das Fatecs já podem ser feitos
O prazo segue até as 15h do dia 24 de maio. O valor cheio da taxa custa R$ 91.