Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do Enem 2021 começam hoje (21)

Provas do Enem 2021 começam hoje (21)

Participantes passam pelas provas de redação, linguagens e humanas neste primeiro dia. No próximo domingo, 28 de novembro, elas continuam sendo aplicadas.

Publicado por Érica Caetano
21/11/2021 00h05
São esperados pouco mais de 3 milhões de participantes nas provas do Enem 2021
São esperados pouco mais de 3 milhões de participantes nas provas do Enem 2021

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começam ser aplicadas neste domingo, 21 de novembro. São esperados 3.109.762 participantes, sendo 3.040.871 para as provas impressas e 68.891 para as digitais. O cartão de confirmação de inscrição, onde consta os locais de prova, pode ser acessado pelo link abaixo. Confira:

Acesse local de prova Enem 2021

Para acessar a página do participante, é preciso inserir o número do seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Caso tenha esquecido a senha, você pode recuperá-la

Não é obrigatório levar o cartão do Enem para as provas, mas, ao tê-lo em mãos, você pode acessar o local mais rapidamente. No documento, devem constar o prédio e a sala onde serão aplicados os exames.

Provas

Hoje, os inscritos deverão confeccionar uma redação e responder 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e outras 45 questões de Ciências Humanas.

As provas vão começar às 13h30 e encerram às 19h.  A recomendação é chegar ao local de prova com antecedência para evitar aglomerações. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. 

Conforme o Edital, somente será possível sair da sala após duas horas do início da aplicação dos testes e, para levar o caderno de questões, é necessário esperar até meia hora antes do fim do horário dos exames.

O que levar ao Enem 2021?

É obrigatório apresentar o documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica transparente com tinta preta. Entre os documentos de identidade aceitos estão o RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros.

Preferencialmente deve-se transportar a própria garrafa d’água e algum lanche que possa conferir energia.

Organização do Enem somente aceita que participantes usem caneta na cor preta

Pode-se levar celular, mas, no momento de entrada à sala, deve-se desligar o aparelho e tirar a bateria. Em seguida, é preciso guardar o celular em uma embalagem que será fornecida pelo fiscal de sala. Caso o seu telefone toque, você pode ser eliminado das provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não é permitido usar gorro, bonés, óculos escuros etc. Também não se deve levar livros, apostilas, material eletrônico, iPads, entre outros. 

Veja também: o que levar para o Enem 2021?

Orientações biossegurança

Segundo este Manual de orientações gerais de prevenção à Covid-19 no Enem 2021, os estudantes devem adotar medidas para evitar a propagação do coronavírus. Confira abaixo as principais:

  • Uso de máscara de proteção facial obrigatório desde a entrada até a saída do local de prova. Pode-se levar mais de uma máscara;

  • Higienização das mãos com álcool gel;

  • Aferição da temperatura;

  • Distanciamento de 1,5 metro entre os participantes.

Confira todas as regras para evitar aglomeração durante o Enem

Próximo domingo

As provas do Enem 2021 continuam sendo aplicadas no próximo domingo, 28 de novembro. Neste dia, os participantes deverão responder 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e mais 45 questões objetivas de Matemática.

As provas também vão começar às 13h30 mas, encerram às 18h30. Assim como hoje, a recomendação é chegar ao local de prova com antecedência para evitar aglomerações. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. 

Correção comentada

O Mundo Educação divulgará logo ao fim das provas a correção comentada do Enem 2021. A resolução das questões será feita em tempo real pelos professores do nosso parceiro, o Curso e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP). O acesso às respostas será gratuito e em tempo real nesta página.

Além disso, em nosso canal no YouTube, professores irão comentar como foi cada um dos dias de provas. As lives devem começar por volta das 19h30. 

Gabaritos e resultado

Os gabaritos das provas do Enem 2021 devem ser divulgados no dia 1º de dezembro. A data do resultado ainda não foi informada.

Com as notas do Enem, pode-se participar de programas de acesso à educação superior, tais como Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

 

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Cursinho gratuito 2022 da UFSCar Sorocaba (SP) recebe inscrições
Pré-Enem oferece 70 vagas, sendo 40 para turmas durante a semana e 30 para o sábado

IFAC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/1 via Enem
Os candidatos serão avaliados via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Poderão ser utilizar as pontuações das edições de 2010 a 2021. 

Unesp libera resultado do Vestibular 2022
Selecionados para as mais de 7,6 mil vagas já podem fazer matrículas virtuais a partir de hoje

IFSudesteMG divulga resultado do Vestibular 2022/1 via Enem
Para participar do Vestibular foi preciso ter feito o Enem e não ter obtido nota zero em nenhum das provas do exame, incluindo a redação, para os cursos de graduação. 

IFRR solta local de prova do Vestibular 2022/1
Interessados nas 180 vagas em cursos superiores farão provas no dia 13 de fevereiro

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior