Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. O que levar para o Enem 2021

O que levar para o Enem 2021

Documento de identidade com foto e caneta fabricada em material transparente e de tinta preta estão entre os itens obrigatórios das provas do Enem 2021.

Publicado por Érica Caetano
19/11/2021 07h00

Falta muito pouco para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terem início. Elas começam a ser aplicadas no neste domingo, 21 de novembro, e continuam no domingo seguinte, dia 28.

E a pergunta que todo mundo quer fazer: o que levar para o Enem 2021?

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o seu Cartão de Inscrição, na Página do Participante. O cartão informa o seu local de prova, a opção de língua estrangeira e o tipo de atendimento especializado, se for o seu caso. Se você não lembra sua senha, há como recuperá-la. 

Agora vamos falar especificamente dos itens obrigatórios para o dia das provas. Existem dois itens indispensáveis no Enem:

  • Documento de identidade
  • Caneta de tinta preta

Entre os documentos de identidade aceitos estão o RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outros. Veja no edital a relação dos documentos permitidos e também aqueles que não são aceitos. Não vai vacilar, heim!

Se você perdeu o seu documento ou foi roubado, faça um boletim de ocorrência o quanto antes, e leve-o nos dias das provas.

E a única caneta aceita no Enem é a de tinta preta e fabricada em material transparente. É importante levar mais de uma para não ficar na mão. Um dia antes do Enem, já separe o documento e as canetas. Não deixe para fazer isso quando for sair de casa.

Quando acessar o seu cartão, aproveite para imprimi-lo. Não é obrigatório levar o cartão nos dias do Enem, mas ele vai te ajudar a achar a sua sala de prova mais rápido. Então, fica a dica!

Covid-19

Pela segunda edição consecutiva, o Enem será realizado em meio a pandemia de Covid-19. Por isso, o uso de máscara será obrigatório desde a entrada no prédio de prova até sua saída. O ideal é que você leve mais de uma máscara para trocá-la durante as provas.

Você também pode levar:

  • Um pequeno frasco com álcool em gel
  • Luvas transparentes ou semitransparentes, se achar necessário.

Vale lembrar que esses dois itens são opcionais.

Se você participou do Enem 2020, o protocolo será o mesmo:

  1. Distanciamento
  2. Higienização das mãos
  3. Retirada da máscara apenas para o fiscal verificar o seu rosto com a foto da identidade

Para quem não fez o último Enem, o Inep divulgou uma cartilha com orientações de prevenção ao coronavírus. 

Ainda sobre as medidas de prevenção ao Covid-19, o Inep recomenda que cada participante leve a sua garrafinha de água. Pode ser qualquer uma, não precisa ser em material transparente como era exigido em anos anteriores. 

Você também pode levar um lanche, como biscoitos, frutas, chocolate, barra de cereal, entre outros. 

E o celular?

Você pode até levar o celular, mas tome muito cuidado para ele não tocar durante as provas. Assim que entrar no prédio ele deverá ser desligado e guardado no porta-objetos que o fiscal entregará.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale reforçar que não se deve colocar o aparelho no silencioso ou modo avião, pois, se o celular emitir qualquer barulhinho, o candidato será eliminado.

O que não pode levar?

Não é permitido o uso de nehum material escolar que não seja a caneta preta nas provas do Enem 2021. Lápis, lapiseira, régua, borracha, calculadora, livros, nada disso. Somente caneta preta.

Também não é permitido o uso de boné, chapéu, gorro e outros artigos de chapelaria, além de óculos escuros.

Horários

É importante se atentar ao horário de abertura e fechamento dos portões. Eles serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h, sempre no horário de Brasília. 

Para evitar aglomerações durante a pandemia do Coronavírus, o acesso aos prédios pode ser feito meia hora mais cedo, às 11h30. No primeiro dia, os exames seguem até as 19h e, no segundo, até as 18h30.

Veja regras para evitar aglomeração durante as provas do Enem

Vale lembrar que o trânsito costuma aumentar nos dias de provas, principalmente nas grandes cidades. Por isso, saia com antecedência! Outra dica é depois de ver onde fará sua prova, antes do dia das provas, é pesquisar o endereço e planejar o seu deslocamento.

Conhecer pessoalmente o seu local de prova dias antes do Enem fará você saber trajeto e o tempo que gastará para chegar até lá, sem contratempos.

Correção Mundo Educação

Depois que fizer as provas é só correr para o Mundo Educação. Nós vamos realizar, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), a correção comentada das provas do Enem 2021. O acesso às respostas será gratuito e em tempo real nesta página.

Além disso, em nosso canal no YouTube , professores irão comentar como foi cada um dos dias de provas. As lives devem começar por volta das 19h30. 

A estimativa é que pouco mais de 3 milhões de estudantes façam o exame educacional em todo o país. 

Resultado

Os gabaritos das provas do Enem 2021 devem ser divulgados no dia 1º de dezembro. A data do resultado ainda não foi informada.

Com as notas do Enem, pode-se participar de programas de acesso à educação superior, tais como Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Revise no Mundo Educação

Aqui no Mundo Educação você encontra tudo sobre o Enem! Você pode acessar dicas de estudo e revisar as matérias que quiser, como Biologia ou Matemática, por exemplo.

Você também pode aproveitar para fazer o nosso simulado específico do Enem e, ainda, resolver as provas anteriores e ver os comentários sobre as questões. Boa sorte e bons estudos!

Veja também

Humanitas (SP) aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Elas serão realizadas neste domingo, 05 de dezembro, das 14h às 19h, em São Paulo e São José dos Campos. 

Unipar realiza Vestibular 2022/1 de Medicina
Processo seletivo oferece 110 vagas. Curso é ministrado na cidade de Umuarama.

Vestibular de Verão 2022 da PUC-SP ocorre amanhã (5)
Interessados nas mais de 2,6 mil vagas devem fazer provas pela internet

É hoje o Vestibular 2022/1 de Medicina da Faculdade Anhembi Morumbi
Os candidatos passarão pela prova tradicional das 13h às 18h, nas cidades de São Paulo/SP, Piracicaba e São José dos Campos. 

UFpel (RS) realiza provas da 1ª e 2ª etapas do Pave 2020
Programa de Avaliação da Vida Escolar ocorrerá das 13h às 16h em Pelotas

Vestibular de Verão 2022 da PUCRS é realizado hoje (4)
Inscritos no curso de Medicina fazem provas presenciais. Candidatos dos demais cursos, provas pela internet.

Unimontes (MG) divulga local de prova do PAES 2020
Inscritos em todas as etapas farão as provas no dia 19 de dezembro e Belo Horizonte e outras 12 cidades do interior

Centro Universitário São Camilo solta resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
A segunda chamada será divulgada no dia 09 de dezembro, com  matrículas até o dia 12 do mesmo mês.

Provas do Vestibular 2022/1 de Medicina da Unisinos acontecem domingo
Será obrigatório o uso de máscara para ter acesso ao campus onde as provas serão aplicadas. Também será necessário manter distanciamento de, no mínimo, 2 metros.

Unifacs (BA): vestibular 2022/1 de Medicina ocorre neste sábado (4)
Candidatos concorrentes às 216 vagas farão provas à tarde, na capital Salvador

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022/1 da UECE começam domingo (05)
Os selecionados na primeira etapa continuam passando pelas provas até segunda-feira, dia 06. O resultado dos aprovados na 1ª etapa saiu hoje (02).

Locais de prova do Vestibular 2022 da Fuvest estão disponíveis
O Vestibular 2022 da Fuvest contará com duas fases. A primeira fase está marcada para o dia 12 de dezembro.