Nesta semana, a Quacquarelli Symonds, empresa britânica especializada em rankings internacionais de educação, divulgou a listagem das melhores universidades do mundo em 2016. Entre as 916 instituições citadas no ranking, 22 são brasileiras.
A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição brasileira mais bem posicionada no ranking. Ela melhorou 23 posições em relação ao ranking do ano passado e agora ocupa a 120ª posição. No entanto, pelo segundo ano consecutivo, ficou na segunda posição no ranking da América Latina, perdendo para a Universidade de Buenos Aires.
A segunda melhor universidade brasileira é a de Campinas (Unicamp), que ocupa a posição 191 no ranking mundial. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a terceira (321ª no ranking mundial). Veja abaixo as 10 melhores universidades do Brasil em 2016:
1) Universidade de São Paulo (USP)
2) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
5) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
6) Universidade Estadual Paulista (Unesp)
7) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
8) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
9) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
10) Universidade de Brasília (UnB)
Outras 11 universidades foram listadas no ranking: Federal de São Carlos (UFSCar), PUC do Rio Grande do Sul (PUCRS), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Estadual de Londrina (UEL) e federais da Bahia (UFBA), Santa Catarina (UFSC), Santa Maria (UFSM), Viçosa (UFV), Ceará (UFC), Paraná (UFPR), Pernambuco (UFPE) e fluminense (UFF).
Mundial
Segundo o QS World University Ranking 2016/2017, a melhor instituição de ensino superior do mundo é o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), em Cambridge, nos Estados Unidos. A segunda é a Universidade de Stanford, seguida pela Universidade de Harvard, ambas dos Estados Unidos.
O ranking completo pode ser consultado nesta página.