Termina nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, o prazo de inscrições no Vestibular 2018 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo. Além de preencher o fomulário disponível na internet, no link abaixo, os candidatos devem pagar uma taxa que custa R$ 165.
Candidatos oriundos da rede pública de educação e que têm renda familiar de até R$ 1,3 mil por pessoa puderam requerer isenção na taxa de inscrição. A lista de beneficiados com a gratuidade saiu no dia 28 de julho.
Alunos da rede pública de ensino podem participar do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS). Eles podem ganhar bônus na primeira e na segunda etapa do Vestibular 2018 da Unicamp. Também podem ser beneficiados candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Veja também: Unicamp deve adotar política de cotas a partir do Vestibular 2019
Provas
O Vestibular da Unicamp é composto por duas etapas, sendo a primeira com questões objetivas e a segunda composta por questões discursivas e uma redação. Confira abaixo o cronograma de divulgação dos locais de provas e aplicação do exame.
Na segunda fase as provas serão distribuídas da seguinte forma:
- Primeiro dia: Redação, Língua Portuguesa e Literatura
- Segundo dia: Matemática, Geografia e História
- Terceiro dia: Física, Ciências Biológicas e Química
Habilidades Específicas
Os estudantes inscritos para os cursos de Música devem passar por uma prova de habilidades específicas nos dias 15 e 6 de outubro. No caso dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas de habilidades devem ser aplicadas entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2018.
Resultado e vagas
Segundo o Manual do Candidato, o resultado final, com a lista de aprovados em 1ª chamada deve sair no dia 8 de fevereiro de 2018, com matrículas pela internet no dia 9 seguinte. A 2ª chamada deve ser liberada no dia 15 de fevereiro e as matrículas presenciais das duas primeiras convocações serão realizadas no dia 19 do mesmo mês.
Nesta edição, a Unicamp disponibilizou 3.340 vagas em 70 opções de cursos de graduação. O número de oportunidades é o mesmo que no ano passado. Para mais informações, acesse o Manual do Candidato ou o site da Comvest.